O Que Acontece se Você Comer Acidentalmente um Pão Mofado?

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Escolher um pão integral e saudável como aqueles cheios de grãos é sempre uma boa ideia. Eles são carregados com ingredientes bons para você, podem aumentar a sua ingestão diária de proteína e ajudam a reduzir o açúcar. O único problema? Uma vez que eles contêm menos conservantes, eles não duram muito. Dar uma grande mordida num sanduíche com pão mofado acidentalmente pode acontecer com todos nós.

Não se preocupe, porém: isso provavelmente não vai prejudicar seu corpo – especialmente se você tiver um sistema imunológico saudável.

No entanto, como o mofo é um tipo de fungo, algumas pessoas podem ser alérgicas a ele. Essas alergias não costumam ser graves, mas já houve casos em que comer alimentos infestados de mofo foi mortal. Além da questão da alergia, o outro problema com a ingestão de mofo são as micotoxinas que ele contém, produtos químicos que são tóxicos para os seres humanos e outros animais. Se você consome um pouco uma ou duas vezes, provavelmente ficará bem. Mas em doses maiores, ou por longos períodos de tempo, elas podem se tornar um problema.

Então, qual é a melhor maneira de lidar com comida mofada? Depende do tipo. Como é mais fácil para o mofo se espalhar em alimentos mais macios devido à maneira como ele cresce, seja pão, queijo, carne ou molhos, ele deve ser descartado o quanto antes. Com alimentos mais duros, como cenouras ou queijos duros, ele não se espalha tão facilmente, então provavelmente apenas as áreas que você pode ver estão mofadas. Por causa disso, você pode cortar os pontos mofados e aproveitar o resto se quiser – mas, no geral, é melhor não se arriscar.

Se você vê mofo na comida, há uma boa chance de que ele também esteja carregado de bactérias. É melhor optar pela segurança e recorrer a outro lanche.

No geral, se você descobrir que está mastigando mofo, não surte: provavelmente você está bem. Basta olhar mais de perto da próxima vez.

Você já comeu acidentalmente uma fatia de pão mofado? Sentiu alguma coisa diferente ou realmente não teve sintomas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média: 4,05 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

32 comentários em “O Que Acontece se Você Comer Acidentalmente um Pão Mofado?”

  1. Comi 3 pães de queijo no escuro pois estava assistindo tv e nao notei q estavam mofados…só fui descobrir mais tarde quando meu irmao foi pegar um do msm saquinho q eu peguei e viu q tds estavam mofados… estou com medo agr, mais ainda pq dei alguns pedacinhos pros meus cachorros…estou com medo agr…

  2. Eu comi 2 fatias de pão de forma mofado. Já estou no terceiro dia de febre. Com calafrios e paladar e olfato alterados