O que é a glândula de Bartholin

Especialista da área:
atualizado em 09/04/2021

Você sabe o que é a glândula de Bartholin? Veja então qual é a função dessa glândula presente nas mulheres e o que acontece quando ela inflama. 

  Continua Depois da Publicidade  

O sistema reprodutivo feminino é bastante complexo. Qualquer inflamação pode causar muita dor e causar outros problemas. É o caso da infecção urinária, por exemplo, que é muito comum nas mulheres e que pode ser um problema recorrente.

A glândula de Bartholin faz parte do órgão sexual feminino. Às vezes, ela pode inflamar e causar um cisto – chamado de cisto de Bartholin.

Entenda então qual é a função da glândula de Bartholin e o que você pode fazer ao observar um cisto no local.

O que é a glândula de Bartholin

Ela é uma glândula redonda e pequena que fica na vulva, em ambos os lados da abertura da vagina.

A saber, a principal função da glândula de Bartholin é de lubrificar o local e de ajudar a fornecer a lubrificação necessária durante a relação sexual.

No entanto, se houver um bloqueio na glândula, ela para de liberar essa secreção. Como resultado, ela se enche de muco e aumenta de tamanho – formando um cisto.

  Continua Depois da Publicidade  

Em alguns casos, o cisto pode infeccionar. Mas geralmente o que acontece é uma inflamação chamada também de bartolinite.

Causas e sintomas

As causas desse cisto são desconhecidas, mas alguns fatores que podem influenciar no seu desenvolvimento são:

  • Acúmulo de líquido lubrificante dentro da própria glândula;
  • Relações sexuais desprotegidas;
  • Transmissão de bactérias como Escherichia coli, Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis – que causam inflamação e infecção;
  • Má higiene íntima em que as bactérias intestinais têm contato com a vagina e com a glândula.

De acordo com o estudo de 2003 publicado na revista American Family Physician, um cisto de Bartholin pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum nos anos reprodutivos – principalmente entre os 20 e os 29 anos.

Um cisto de Bartholin é normalmente indolor. Mas, quando crescem muito, podem causar desconforto para sentar, caminhar ou ter relações sexuais.

Além disso, é possível observar alguns sinais como:

  • Pus;
  • Caroço sensível e dolorido ao toque;
  • Região avermelhada;
  • Inchaço;
  • Febre.

Como tratar um cisto de Bartholin

saúde feminina

O tratamento quase nunca é necessário, pois a inflamação melhora sozinha.

  Continua Depois da Publicidade  

Consultar o seu ginecologista é importante se o cisto persistir e causar um desconforto. Nesse caso, é o médico que vai definir o tratamento, que pode contar com remédios, como por exemplo:

  • Analgésicos;
  • Anti-inflamatórios;
  • Antibióticos. 

Outras formas de aliviar a inflamação são:

  • Usando uma compressa de água morna;
  • Fazendo banho de assento.

Em poucos casos, o cisto infecciona. Nessa situação, podem surgir vários cistos de pus rodeados de tecido inflamado – formando um abscesso. Se necessário, o abscesso pode ser drenado através de um procedimento cirúrgico. 

Mas, na maioria dos casos, um cisto na glândula de Bartholin não traz graves consequências e se resolve sozinho dentro de 2 ou 3 dias.

Certamente, é preciso que você faça a sua parte e mantenha o local bem higienizado e sempre seco e mantenha relações sexuais seguras com o uso de preservativo para prevenir uma infecção.

  Continua Depois da Publicidade  

Na dúvida, não hesite em marcar uma consulta com o seu ginecologista.

Vídeo

Embora não seja uma DST, a candidíase pode favorecer o crescimento de um cisto de Bartholin. Por isso, veja as dicas da nossa nutricionista sobre como acabar e prevenir a candidíase:

Fontes e Referências Adicionais

Você já teve um cisto de Bartholin? Precisou de tratamento? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário