O que fazer numa crise renal?

Especialista da área:
atualizado em 18/01/2021

Quem sofre de pedras nos rins sabe sabe quão ruim é uma crise. Por isso, saiba o que fazer numa crise renal e não sofra tanto com os sintomas.

  Continua Depois da Publicidade  

A dor renal costuma ser muito forte e até debilitante para algumas pessoas. Uma crise renal pode causar sintomas como por exemplo:

  • Dor intensa e aguda;
  • Desconforto na bexiga;
  • Febre;
  • Náusea e vômito;
  • Dificuldade de micção;
  • Dor lombar;
  • Micção frequente;
  • Dor para urinar.

O cálculo renal é a principal causa da crise renal. Além de muita dor, uma pessoa com crise renal que não trata o problema pode ter complicações de saúde como a infecção urinária e até mesmo a obstrução do fluxo de urina.

Ainda que visitar um médico seja indispensável, é possível tomar algumas medidas que ajudam a aliviar a dor que acompanha uma crise renal e, então, buscar o tratamento adequado.

Aliás, veja nos vídeos a seguir a nossa nutricionista explicando sobre hábitos perigosos para os rins. E confira também os sinais de que seus rins estão pedindo socorro:

O que fazer numa crise renal

mulher com crise renal

Tomar remédios para aliviar a dor e o mal-estar

Durante uma crise renal, é possível usar analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor. Suas opções incluem remédios como:

  • Dipirona;
  • Paracetamol;
  • Diclofenaco;
  • Ibuprofeno;
  • Cetoprofeno;
  • Codeína;
  • Tramadol.

Se possível, dê preferência ao paracetamol ou ao ibuprofeno e evite a aspirina, pois ela pode piorar a sua crise renal.

Antiespasmódicos como o Buscopan também podem ajudar a reduzir os espasmos involuntários do corpo e assim diminuir a dor na bexiga.

No caso de mal-estar, também é possível usar antieméticos como o Dramin, por exemplo, a fim de aliviar a náusea e o vômito.

Tentar soluções caseiras

Usar compressa quente no local da dor e tomar chás com propriedades analgésicas e calmantes – como o chá de capim-limão, por exemplo – podem ajudar a aliviar a dor durante uma crise nos rins.

  Continua Depois da Publicidade  

De fato, aplicar a compressa quente por 20 minutos no local da dor alivia bastante o desconforto.

Ir ao médico

Se a sua dor não melhorar, vá até o pronto socorro mais próximo.

Além disso, ainda que você consiga aliviar a dor em casa, é essencial buscar atendimento médico. Uma crise renal é um quadro clínico sério que precisa ser avaliado por um médico e a automedicação a longo prazo nunca é indicada.

Por exemplo, se você também tiver uma infecção, é provável que você precise de antibióticos para tratá-la. Além disso, se a crise for muito intensa, pode ser necessária uma internação hospitalar a fim de tratar a crise renal. 

Por fim, apenas o médico é capaz de solicitar exames e indicar o melhor tratamento para a sua condição renal. Por isso, não deixe de ir ao médico!

O que não fazer numa crise renal

Evite beber muita água durante a crise. Apesar de a água ser essencial para prevenir problemas nos rins, beber muita água no momento da crise aumenta a produção de urina, que consequentemente eleva a pressão sobre o sistema urinário causando ainda mais dor.

A ideia não é ficar sem beber água, mas sim evitar o exagero, pois isso pode causar mais sofrimento na hora da crise.

O que fazer depois de uma crise renal

copo de água

Beber muita água fora da crise é essencial para prevenir novas crises e evitar a formação de pedras novas. Além de beber água, você pode aumentar a ingestão de líquidos tomando chás e ingerindo frutas ricas em água como a melancia.

  Continua Depois da Publicidade  

Na alimentação, é importante ingerir mais frutas cítricas que ajudam no tratamento e prevenção de pedras nos rins. Isso funciona porque frutas cítricas como a laranja e o limão, por exemplo, contêm citrato – substância que ajuda a evitar o depósito de pedras no órgão.

Além disso, é recomendado evitar alimentos ricos em sal e ficar longe de bebidas que aumentam o risco de desidratação como o café e o álcool, por exemplo.

Por fim, o acompanhamento médico é muito importante para te ajudar a melhorar a dieta e para prevenir problemas renais no futuro.

Fontes e Referências Adicionais

Você já teve uma crise renal em casa? O que funcionou para aliviar a dor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário