O Que Sua Urina Pode Revelar Sobre Sua Saúde? 7 Sinais Para Ficar de Olho

Especialista:
atualizado em 17/06/2020

Com todos os seus sistemas, tecidos e órgãos, o corpo humano é incrível de muitas maneiras. Porém, uma das coisas mais impressionantes acerca do organismo é o fato dele emitir sinais quando algo está errado. Por exemplo, você sabia que os olhos dão sinais sobre a saúde que não se limitam aos indicativos de problemas visuais?

Assim como as unhas podem mostrar muito sobre sua saúde, eles não são os únicos que podem emitir sintomas de que algo não está muito bem no corpo – a urina também pode fazer isso! Vamos conhecer o que a urina pode contar a respeito da saúde de uma pessoa por meio dos seguintes sintomas:

1. Urina alaranjada

Uma urina de cor alaranjada pode aparecer após o uso de determinado medicamento, como um anti-inflamatório ou antibiótico que seja composto por algum agente capaz de pigmentar a urina. O mesmo pode ser observado quando a pessoa consome alimentos com corante alimentar artificial laranja.

Além disso, a urina pode sair na cor alaranjada quando ficou muito tempo concentrada, ou seja, quando a pessoa ficou bastante tempo segurando-a e consumiu pouco líquido. Consequentemente, a coloração laranja na urina também pode ser um dos sintomas da desidratação.

2. Urina verde

Ela é mais rara e também pode estar associada ao consumo de determinados corantes alimentares artificiais e ao uso de certos medicamentos. Entretanto, eliminar urina na cor verde também pode ser sintoma de infecção pelas bactérias pseudomonas, um tipo de micro-organismo bastante perigoso para a saúde.

Portanto, quando alguém que não está tomando remédios diferentes e não consumiu alimentos com corantes verdes perceber a coloração verde na urina, essa pessoa deverá procurar a ajuda médica com urgência para verificar se não foi infectado pelas pseudomonas.

3. Urina marrom

É a chamada “urina com cor de Coca-Cola”. Ela é outra que pode estar relacionada a uma desidratação extrema e a uma grande concentração de urina, entretanto, na maioria dos casos o sintoma está associado a problemas no fígado.

As pessoas que sofrem com problemas hepáticos geralmente apresentam a urina escura de Coca-Cola e as fezes claras meio amareladas. Assim, quem já percebeu esses dois sinais em suas fezes e urina ou notou que a coloração da urina ficou marrom repentinamente deve consultar o médico rapidamente.

4. Urina com espuma

Antes de tudo, é importante esclarecer que certos produtos colocados no vaso sanitário para dar um aroma agradável e limpar o vaso a cada descarga podem gerar espuma. A urina com espuma também pode ser observada no caso dos homens, que urinam em pé.

No entanto, a presença de muita espuma na urina nem sempre vem por conta do uso desses produtos ou do ato de urinar em pé e pode estar relacionada a uma quantidade elevada de proteínas na urina ou a problemas renais. É importante verificar se a urina continua a espumar já no vasco ou mictório.

5. Urina transparente

Beber água ao longo de todo o dia é muito importante para a saúde do organismo, mas existem casos em que o consumo do líquido passa da conta. A urina transparente pode ser observada justamente quando uma pessoa está bebendo muito água.

Portanto, perceber que a sua urina está bem transparente, parecida com a água do vaso sanitário, pode ser um sinal de que talvez você não precise consumir tanta água assim. Logicamente não estamos falando para você não beber água ou para beber pouca água, mas para consumí-la de modo suficiente e equilibrado.

É importante tomar cuidado para não tomar água em excesso porque isso pode sobrecarregar os rins. É possível ingerir água em excesso especialmente para quem sofre com problemas de saúde como doença na tireoide, doença renal, doença hepática ou problemas no coração e para aqueles que usam medicamentos que provocam retenção de água como anti-inflamatórios não esteroides, remédios opiáceos para dor e alguns medicamentos para depressão.

A ingestão diária ideal de água varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como altura, nível de atividade física e clima do local onde mora. A regra para pessoas saudáveis geralmente é tomar entre quatro a seis copos por dia.

De acordo com o especialista em rins e professor associado de medicina da Escola Médica de Harvard, Julian Seifter, a ingestão de água deve ser individualizada e cada pessoa deve conferir com o seu médico a quantidade de água que deve consumir por dia caso tenha dúvidas sobre quanto do líquido tomar diariamente.

No entanto, a urina transparente pode ser observada mesmo quando a ingestão de água ao longo do dia está dentro do normal, mas o volume do consumo de água é maior em determinados períodos. Por exemplo, isso pode ocorrer quando a pessoa toma muita água de manhã, mas bem pouco ou quase nada no período da tarde. O ideal é distribuir de maneira equilibrada o consumo de uma quantidade boa e suficiente de água ao longo de todo o dia.

6. Urina avermelhada ou cor-de-rosa

Obviamente, isso pode ser experimentado por algumas mulheres ao longo do período menstrual. Entretanto, a urina avermelhada fora do período menstrual ou nos homens pode estar relacionada a algum tipo de sangramento no aparelho excretor.

Pode ser, por exemplo, uma pedra nos rins que desceu e arranhou a uretra ou um sangramento em algum lugar dos rins. É importante ressaltar que a presença de sangue na urina – com exceção da menstruação, é claro – sempre exige a busca rápida pelo auxílio médico.

Atenção

Este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico dado por um médico. Portanto, se você perceber um ou mais dos sintomas descritos acima na sua urina, não julgue automaticamente que se trata de um problema de saúde.

Antes, consulte o médico e relate os sintomas ao profissional de saúde para verificar se realmente pode ser uma doença, fazer os exames necessários e iniciar o tratamento, caso algum problema seja realmente confirmado.

Problemas na urina jamais devem ser ignorados e o médico sempre deve ser avisado a respeito deles porque existe a chance de que sejam sintomas de infecção urinária, que é uma condição bastante perigosa. Com informações da Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, tradução livre).

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais:

Você já percebeu algum dos sinais acima diferentes em sua urina? Chegou a consultar um médico para diagnosticar algum problema? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário