oleo de cartamo

Óleo de Cártamo Emagrece Mesmo? Saiba a Verdade

O óleo de cártamo é usado como um alimento e como um suplemento, enquanto sua flor tem um papel tradicional na medicina chinesa para condições envolvendo sangue e menstruação. O óleo de cártamo é um típico substituto de óleos com mais gordura saturada.

O óleo é feito das sementes do cártamo, uma planta que floresce anualmente. O cártamo pode ser cultivado em vários climas, então o óleo de cártamo é um ingrediente comum em muitos produtos e pode ser usado em saladas e alimentos. O óleo de cártamo é calórico, mas supostamente possui benefícios para a perda de peso devido aos ácidos graxos que ele contém.

Calorias

O óleo de cártamo, assim como outros óleos vegetais, é rico em calorias. Uma colher de sopa de óleo de cártamo contém 120 calorias, o que representa 6 por cento de uma dieta de 2000 calorias. A densidade calórica do óleo de cártamo pode fazê-lo inapropriado para perda de peso; colocar 2 colheres de sopa de óleo de cártamo em uma salada oferece 240 calorias, mas a mesma quantidade de molho light oferece apenas 30.

Vantagens

Óleo de cártamo tem a vantagem de ser sem cor, sem sabor, e uma boa fonte de ômega 6, explica um estudo publicado em setembro de 2009 no “American Journal of Clinical Nutrition”. Óleo de cártamo também é facilmente achado e não é caro.

Ácido Linoleico Conjugado (CLA)

Óleo de cártamo pode ser uma fonte de ácido linoleico conjugado, um tipo de ácido graxo que supostamente aumenta a perda de peso. Um estudo publicado em setembro de 2009 no “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que suplementação com óleo de cártamo pode ajudar na redução de peso, mas não perda de gordura. Entretanto, os resultados não foram tão significantes quanto a melhora na composição corporal produzida por suplementos de ácido linoleico conjugado.

Efeitos

Foi feita uma comparação entre os efeitos do óleo de cártamo e ácido linoleico conjugado, ou CLA, no peso, gordura e massa muscular magra em mulheres obesas com diabetes tipo 2. Alguns óleo de cártamo de CLA são derivados de óleo de cártamo, mas a substância é quimicamente diferente. Um total de 35 mulheres completou o estudo de 3 anos. Óleo de cártamo diminuiu a massa de gordura, aumentou a massa magra e reduziu níveis de açúcar no sangue em jejum. Óleo de cártamo não afetou o peso do corpo ou a massa de gordura total. As mulheres não modificaram sua ingestão de calorias ou de gordura, ou seu nível de atividade física durante o estudo.

Considerações

No estudo, o óleo de cártamo não estava relacionado a perda de peso, mas o ácido linoleico conjugado teve um efeito significante na redução do peso assim como na massa total de gordura. Tomar uma combinação dos dois pode ser eficaz para obter mais benefícios.

Potencial

Em contraste com o estudo, a especialista em nutrição Ann Louise Gittleman diz que óleo de cártamo ajudou seus clientes a perderem peso, como ela explica em seu livro de 1999, “Eat Fat, Lose Weight” (Coma Gordura, Perca Peso, sem tradução no Brasil). Duas mulheres que tinham dificuldade para perder os últimos 2 quilos em sua dieta tiveram sucesso ao consumir 2 colheres de sopa de óleo de cártamo por dia. As duas perderam o excesso de peso em três semanas sem fazerem outras mudanças em suas rotinas. Além disso, as mulheres tiveram uma melhora nos cabelos, pele e unhas, assim como níveis melhores de energia.

Fitosteróis

De acordo com MayoClinic.com, uma quantidade excessiva de gordura visceral, que é o tipo de gordura que se acumula no abdômen e entre os espaços dos órgãos, pode levar a complicações como doença cardíaca, diabetes tipo II, hipertensão, derrame, câncer de mama e câncer colorretal. Óleo de cártamo contém um composto conhecido como fitosteróis que pode reduzir o risco de certas doenças cardiovasculares, como doença coronariana e ataque cardíaco. Um estudo publicado em junho de 2002 no “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que fitosteróis diminuem significantemente a quantidade de colesterol que humanos absorvem, assim controlando o risco de doença cardiovascular.

Ômega 6

Óleo de cártamo contém ômega 6, uma gordura poli-insaturada, Embora essa gordura seja similar a gorduras saturadas em termos de valor calórico, seu impacto na saúde é bem diferente, já que ela contém propriedades essenciais para baixar os níveis de colesterol. Além disso, gorduras poli-insaturadas reduzem a resistência a insulina, que é associada a gordura abdominal. Pesquisadores do Norel-Nature Nutricion em Barcelona, Espanha, conduziram um estudo que testou os efeitos de vários tipos de ácidos graxos em frangos. Foi descoberto que frangos que foram alimentados com gorduras poli-insaturadas exibiam níveis menores de insulina e colesterol.

Uso

Suplementos de Óleo de cártamo são disponíveis em cápsulas com várias doses. Um uso típico é uma cápsula seis vezes ao dia com alimentos ou um copo de água. Você também pode incluir óleo de cártamo na sua dieta adicionando-o a saladas e o usando para cozinhar. Além de seus benefícios potenciais para o corpo, o óleo de cártamo é uma excelente fonte de vitamina B6.

Considerações Finais

A forma mais natural de perder peso é com uma combinação de dieta e exercícios. Mas essa definitivamente não é a forma mais fácil ou mais divertida de perder peso. Pode ser mais fácil perder peso adicionando alguns suplementos naturais para perda de peso à sua rotina.

O caminho em direção ao peso ideal é provavelmente tempestuoso e cheio de obstáculos. Essa é uma razão pela qual tantas pessoas escolhem um auxiliar para a dieta. O óleo de cártamo, supostamente, te dá o empurrão que você precisa para ver uma melhora maior nos seus resultados de perda de peso.

Pesquisas mostram que ele pode não ter um impacto tão grande na perda de peso como certas companhias gostariam que você pensasse. Ele é uma gordura saudável, mas não é provável que ele reduza seu peso de forma significante.

Você já tomou oléo de cártamo? Já utilizou-o como Suplemento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (115 votos, média: 3,61 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

7 comentários

  1. Ja estou tendo resultados incríveis com oleo.Emagrece mesmo, pois em um mês que estou tomando já emagreci 4kl,mas tem que ter disciplina alimentar se não adianta nada.Sempre compro nesse site pois e barato e confiável http://www.casacariri.com.br/?a_aid=7053
    Espero ter ajudado.Beijos

    • O comentario da senhora Sandra eh claramente uma propaganda do site que ela indica. Enfim, uns amigos, todos com o desejo de emagrecer, fizemos uma mudanca alimentar, passamos a caminhar pela manha e a noite, cerca de 45minutas cada caminhada, alterando em passos rapidos, normais, mais lentos.. Sendo que 3 de nos, somos 8, alem de todo o processo acima, tomaram essas capsulas de cartamo. Ou final de 2 meses, esses 3 tiveram cerca de 1.5kg de peso a menos que a media dos outros 5. Dessa forma, acredito, como diz o texto acima, que o cartamo ajuda, mas, nao eh milagroso como uns e outros dizem. O principal, eh vc fazer uma reeducacao alimentar e fazer exercicios diariamente, ou , o efeito sanfona…

  2. Bom dia minha endócrina passou o uso do oleo de cartamo para a perda de peso, começo o processo do uso do cartamo hoje e ai vou contando minha experiencia com o uso

  3. Olá! Gostaria de saber se posso tomar outras coisas como o slim power por exemplo, sendo que já estou consumindo diariamente a linhaça

  4. Tou tomando mas engorda viu

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*