A pele da região da virilha pode escurecer por diversos motivos, como o atrito entre as pernas, o uso de roupas muito apertadas e a utilização de lâminas para a depilação.
A boa notícia é que existem diversas opções caseiras para clarear a virilha de forma natural, como esfoliantes e cremes com ingredientes naturais. Conheça 3 delas:
1. Hidratante de argila branca e camomila
Este hidratante é uma das melhores opções para clarear a virilha naturalmente. Afinal, a argila branca mantém a qualidade da pele, clareia regiões escurecidas e tem ação cicatrizante. Além disso, ela acalma as inflamações e facilita a respiração da região.
Já a camomila possui um efeito calmante e hidratante para a pele em geral. Ela suaviza inchaços, vermelhidão e manchas causadas pelo sol. O seu efeito clareador, tanto da pele quanto do cabelo é bastante conhecido.
Assim, em conjunto, a argila branca e a camomila proporcionam uma hidratação profunda e o clareamento da virilha.
Como fazer
É bem simples preparar o hidratante:
- Comece separando 3 colheres de argila branca e 1 xícara de chá de camomila gelado.
- Em seguida, mexa bem, até resultar numa mistura homogênea.
- Então, aplique o creme diretamente na região da virilha e deixe que ele agir por 20 minutos.
Ao contrário da maioria dos hidratantes, ele precisa de enxágue. Portanto, retire-o com água fria, enquanto realiza uma massagem na região. Repita o processo 1 vez por semana.
2. Máscara de amido de milho
Esta talvez seja a forma de clarear a virilha mais simples de preparar, pois a receita pede ingredientes que costumam estar disponíveis na cozinha. Você precisará apenas de 1 colher de sopa de amido de milho, ½ xícara de leite e 1 colher de mel.
Além dos benefícios do leite em termos de nutrição, o alimento também tem a sua utilidade ao ser aplicado na pele e nos cabelos. Por exemplo, ele pode auxiliar na hidratação e manutenção da pele, proporcionando uma estética mais jovem para a região da virilha. Sem contar as suas propriedades de limpeza intensa. Acredita-se que o leite pode ajudar a clarear a pele e os fios de cabelo.
O mel é outro alimento que contribui com a saúde e estética da pele. Ele é um antibacteriano natural e, por isso, realiza uma limpeza profunda. O ingrediente hidrata a pele, auxilia a reduzir os sinais do envelhecimento precoce e possui ação cicatrizante.
Mas, o principal item da máscara é o amido de milho, que não deixa a desejar. Ele melhora a saúde da pele, combate irritações, possui efeito clareador e ajuda a aliviar queimaduras causadas pelo sol, assaduras e picadas de inseto.
Como fazer
Siga os passos abaixo para fazer sua máscara de amido de milho:
- Para preparar a máscara, misture todos os ingredientes em um recipiente.
- Em seguida, aqueça-os na panela até atingir o ponto de um mingau.
- Então, espere a máscara esfriar, e aplique diretamente na região da virilha.
- Por fim, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna. Após retirar, aplique um creme hidratante na região para potencializar ainda mais o resultado.
A recomendação é aplicar a mistura na virilha 2 vezes por semana.
3. Esfoliante de aveia e óleo de coco
O esfoliante limpa a pele profundamente e elimina as células mortas acumuladas, que também podem ser a causa do escurecimento da virilha. Além disso, ele estimula a renovação celular, o que traz uma aparência mais jovem para a região.
Ele também hidrata profundamente a pele, protegendo-a de fatores externos. Dessa forma, você ajuda a prevenir o retorno do problema.
Os benefícios do óleo de coco para a pele e cabelos não são novidade. O ingrediente mantém a hidratação natural da derme e possui ação antioxidante para combater os radicais livres.
Isso significa que ele ajuda a manter a região da virilha muito mais protegida, além de prevenir o seu envelhecimento precoce, preservando sua textura macia por muito mais tempo.
Como fazer
Para preparar o esfoliante, você precisará de 2 colheres de sopa de aveia em flocos e 1 colher de sopa de óleo de coco. Mexa os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
Aplique diretamente na virilha. Não é necessário deixar a mistura fazendo efeito na pele por muito tempo, afinal, é um esfoliante.
Então, retire a mistura, de preferência com água morna, enquanto realiza uma massagem na região. Seque com uma toalha limpa, pois a umidade na região pode facilitar a proliferação de fungos. Repita o processo 3 vezes por semana.
Como evitar o escurecimento da virilha?
Para prevenir o escurecimento da virilha, evite roupas muito justas, pois elas podem irritar a região e gerar mais atrito entre as pernas. Sendo assim, escolha roupas mais leves e abertas, como saias e vestidos. A calça jeans não deve ser usada todos os dias porque a região íntima precisa de uma boa ventilação para manter a sua saúde.
No lugar das lâminas de depilação, prefira a depilação a laser ou outros métodos menos prejudiciais. Saiba mais sobre os diferentes tipos de depilação e fique atento às suas vantagens e desvantagens.
Ao mesmo tempo, é essencial manter uma alimentação saudável, pois os alimentos consumidos também podem afetar diretamente o escurecimento da virilha. Por último, mas não menos importante, realize consultas frequentes com o seu dermatologista.
Fontes e referências adicionais
- Postinflammatory hyperpigmentation: A comprehensive overview: Treatment options and prevention, Journal of the American Academy of Dermatology.
- Postinflammatory hyperpigmentation: etiologic and therapeutic considerations, American Journal of Clinical Dermatology.
Fontes e referências adicionais
- Postinflammatory hyperpigmentation: A comprehensive overview: Treatment options and prevention, Journal of the American Academy of Dermatology.
- Postinflammatory hyperpigmentation: etiologic and therapeutic considerations, American Journal of Clinical Dermatology.