Benefícios do Leite – Para que serve, nutrientes e tipos

Especialista da área:
atualizado em 02/12/2020

Auxilia no crescimento, ajuda a cuidar da pele e protege a saúde óssea: confira todos os benefícios do leite e para que serve.

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O leite de vaca é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, seja por crianças ou por adultos.

Entre alguns dos benefícios do leite para a saúde, podemos citar o aumento da resistência óssea, o fortalecimento do sistema imunológico e dos dentes, entre muitos outros.

Vamos então conhecer as propriedades e os benefícios do leite, sua composição e ver como incluí-lo em sua dieta.

Benefícios do leite

Garrafas de leite de vaca

Os benefícios do leite são muitos, e se devem a sua composição rica em nutrientes. Os principais são:

1. Auxilia na manutenção da saúde de ossos e dentes

Leite e produtos lácteos são ótimas fontes de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas, que são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes.

Por esta razão, sabe-se que ingerir leite pode prevenir a deficiência de cálcio e ajudar a prevenir e tratar doenças como a osteoporose.

2. Regeneração, crescimento e fortalecimento muscular

O leite é fonte riquíssima de proteínas de alta qualidade, que contêm todos os aminoácidos essenciais para o desenvolvimento muscular.

Além disso é uma fonte de gordura saturada que, quando consumida em quantidades moderadas, ajuda na regeneração dos músculos.

3. Pode ajudar no controle de peso

Ao contrário do que muitos pensam, o consumo leite não engorda. E pesquisas recentes mostram que as pessoas que consomem leite e alimentos lácteos tendem a ser mais magras do que aquelas que não os consomem.

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4. Uma boa fonte de nutrientes para quem tem diabetes tipo 2

Por muito tempo pensou-se que o consumo de leite não era recomendado para pessoas com diabetes. Mas pesquisas recentes já mostram que o leite não faz mal à saúde dessas pessoas.

Além disso, novos estudos estão sendo realizados para avaliar os benefícios do leite para quem sofre com diabetes ou resistência à insulina.

5. Pode diminuir os sintomas da TPM

Outro benefício do leite é sua ação na redução dos sintomas da TPM. Esse efeito já foi demonstrado em estudos, e se deve principalmente ao seu conteúdo de cálcio.

6. Benefícios para a saúde cardiovascular

O leite e seus derivados auxiliam no controle da pressão arterial, desde que inseridos em uma alimentação saudável e equilibrada.

Esse efeito foi mostrado em uma revisão holandesa, e os pesquisadores descobriram, no entanto, que esse efeito estava associado apenas ao consumo de leite e produtos lácteos pobres em gorduras.

7. Pode agir como remédio contra a azia

O consumo de leite pode aliviar alguns sintomas do refluxo gastroesofágico, como a azia. Isso ocorre principalmente por causa da quantidade de cálcio no leite, que ajuda a neutralizar o ácido secretado pelo estômago.

Mas, o leite não pode ser considerado um tratamento para refluxo, ou mesmo para azia. Para esses casos, o recomendado é procurar um médico, para um diagnóstico e tratamentos adequados.

8. Ajuda a cuidar da pele

Além de ter diversos benefícios quando consumido na alimentação, o leite também pode ser usado em uma série de preparações cosméticas, pois é rico em vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde da nossa pele.

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Leite integral, semidesnatado ou desnatado?

O leite desnatado é produzido através da separação e remoção do conteúdo de gordura do leite integral, e, em seguida, fortalecido com algumas vitaminas.

O teor de gordura de leite integral é de cerca de 3%, enquanto o leite desnatado contém menos do que 0,2% de gorduras totais. Isto significa que o leite desnatado tem menos calorias e menos colesterol em comparação com leite integral.

E ainda existe o leite semidesnatado, que tem uma porcentagem de gordura que pode variar de 0,6 a 2,9%, dependendo da marca.

Então, quem quer perder peso e ainda assim manter o consumo de leite, pode se beneficiar das versões com redução de gorduras.

Alergias e intolerâncias

Algumas pessoas podem ter intolerância à lactose, um açúcar natural encontrado no leite de vaca. Os sintomas desta intolerância incluem:

  • Dor e distensão abdominal;
  • Gases;
  • Diarreia.

E existem ainda casos em que a pessoa pode ter alergia a proteínas do leite de vaca. Esses casos são considerados mais graves, mas são menos comuns do que a intolerância a lactose. Os principais sintomas são:

  • Coceira;
  • Inchaços na pele;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia, as vezes com sangue;
  • Refluxo;
  • Dor abdominal.

Mas hoje em dia já temos opções de leites vegetais, de cabra e leite sem lactose, que podem substituir o uso do leite de vaca, tanto para consumo quanto em receitas.

Informações nutricionais

Veja a seguir as propriedades nutricionais por cada tipo de leite, integral, semi-desnatado e desnatado, no formato de caixinha (UHT) que normalmente encontramos nos supermercados.

Caixa de leite integral UHT líquido (1 litro)
Caixa de leite integral UHT líquido (1 litro)

1. Leite de vaca integral UHT líquido (100 ml):

ComponenteValor por 100 ml
Energia64 kcal
Carboidrato 5,92 g
Proteína2,93 g
Gorduras3,23 g
Gorduras saturadas2,01 g
Gorduras monoinsaturadas0,93 g
Gorduras poli-insaturadas0,12 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar0
Colesterol12,4 mg
Cálcio107 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

2. Leite de vaca semi-desnatado UHT líquido (100 ml):

ComponenteValor por 100 ml
Energia55 kcal
Carboidrato 6,51 g
Proteína3,23 g
Gorduras1,81 g
Gorduras saturadas1,15 g
Gorduras monoinsaturadas0,05 g
Gorduras poli-insaturadas0,07 g
Gorduras trans0,08 g
Fibra alimentar0
Colesterol7,31 mg
Cálcio103 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

3. Leite de vaca desnatado UHT líquido (100 ml):

ComponenteValor por 100 ml
Energia38 kcal
Carboidrato 5,95 g
Proteína2,98 g
Gorduras0,36 g
Gorduras saturadas0 g
Gorduras monoinsaturadas0 g
Gorduras poli-insaturadas0 g
Gorduras transNA
Fibra alimentar0
Colesterol3,75 mg
Cálcio134 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA)

O que você achou dos benefícios do leite? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu dia a dia? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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15 comentários em “Benefícios do Leite – Para que serve, nutrientes e tipos”

  1. Meu sobrinho não gosta de leite.Seus pais estão incluindo na sua alimentação o brócolis.Acho
    importante,mas o leite e um alimento completo.

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  2. fiquei simplesmente”surpreso”com tantos beneficios,pena que a maioria(talves)nao tenha conhecimento de quanto e”importantissimo” o consumo deste que e o primeiro alimento que consumimos ao nascer!!!

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  3. Tomei e tomo leite de vaca desde que parei de tomar leite materno. Porém não o indústrializado. Minha sobrinha toma desde os 3 meses de vida e é a criança de 2 anos mais esperta que conheço. Leite é vida.

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  4. Deveriam haver mais debates entre os prós e contras desse produto cuja polêmica confunde o consumidor q fica sem saber no q acreditar

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  5. Hoje li e assisti bastante material, dizendo que o leite é totalmente prejudicial, não só pelo fatos dos vários produtos químicos inserido na sua industrialização, como pelo fato das vacas tomarem muito hormônios para aumentar a produção de leite, e assim transferindo tais hormônios par anós…

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    • Concordo com vc, desde que esteja falando do leite industrial…… Agora o leite puro da vaca sem ração para aumentar o leite e etc, só trás beneficios…..

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      • Leite de vaca foi feito para bezerro e não para o ser humano, criança tem que tomar leite materno, depois outros alimentos, não sou eu quem estou dizendo são os artigos científicos, que pode ser encontrado no Google Acadêmico.

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        • Não acredito que o leite seja um alimento prejudicial a saudê?
          minha mãe a vida toda tomou e toma leite tem uma saudê de ferro,eu tbm adoro leite,só de vaca
          aquele integral eu não gosto, e graças a deus nunca tive TPM E NÃO tenho sintomas da menopausa.
          acredito SIM que o leite ainda é um alimento muito saudável ….

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        • Aula bem dada e, bem percebida.
          Gostei de ter adquirido aquilo que faltava de saber aos benefícios de consumo do leite.

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