Palmito Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 27/05/2020

O palmito é um tipo de vegetal retirado de várias espécies de palmeiras. Os centros comestíveis das palmeiras são firmes e macios, e seu sabor lembra o sabor de uma alcachofra. Sua textura crocante faz dele uma adição ideal à saladas e refogados. Palmitos também contêm nutrientes benéficos e contribuem para uma dieta saudável. Mas o palmito engorda ou emagrece? Vamos explorar um pouco mais.

Calorias

Cada 100 gramas de palmito cru contêm 28 calorias. Um palmito em conserva (39 g) contém 11 calorias. Se você está preparando uma salada com palmito, note que o palmito engorda somente se forem adicionados muitos molhos de salada, que contêm óleos ricos em calorias. Uma salada de palmito coberta com molho se torna um prato altamente calórico. Além de ter poucas calorias e ser livre de gordura, ele tem 2 gramas de proteína por 100 gramas.

Carboidratos

A maioria das calorias do palmito vêm de carboidratos, e é por isso que algumas pessoas acreditam que o palmito engorda. Uma porção (39 gramas) contém 3 gramas de carboidratos totais, incluindo carboidratos complexos e açúcares naturais. Você também tem 1 grama de fibras, o que não é muito, mas já que a maioria das pessoas mal consome metade de sua quantidade diária recomendada de fibras, cada pouquinho ajuda. Fibras são essenciais para baixar o colesterol e prevenir picos nos níveis de açúcar no sangue que podem levar a ganho de peso e diabetes tipo 2.

Como o Palmito Emagrece

A contribuição das fibras do palmito faz dele um alimento que oferece uma importante sensação de saciedade, promove trânsito intestinal e ajuda a manter os níveis corretos de colesterol. Isso, junto com seu baixo valor calórico, faz dele especialmente recomendado para pessoas obesas e que sofrem de prisão de ventre, principalmente.

Benefícios

Esse vegetal tropical é rico em potássio, com uma porção de 30 gramas oferecendo 10% da sua recomendação diária. O potássio é essencial para manter e alcançar níveis mais baixos de pressão sanguínea e regular os batimentos cardíacos. Ele também tem um papel importante no funcionamento de todas as células do seu corpo.

Palmito contém vitamina C, que é um conhecido ajudante do sistema imune, te ajudando a afastar aqueles terríveis resfriados e gripes, assim como outras infecções mais sérias.

Ele também oferece zinco ao seu corpo, que pode acelerar seu tempo de cicatrização. Quando seus cortes e arranhões se curam mais rápido, eles são menos propensos a desenvolverem infecções. Adicionalmente, o zinco ajuda seu corpo a digerir proteínas.

Outro benefício do palmito é a vitamina B6, que tem muitos papéis diferentes, incluindo ajudar o corpo a produzir hemoglobina. Vitamina B6 também é crucial para regular seu ciclo de sono, humor e metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos simples e complexos.

Com uma quantidade substancial de fibras (14% da sua necessidade diária em uma porção de 30 gramas), o palmito é benéfico para a saúde digestiva. Ele também tem riboflavina, que é importante para a produção de células vermelhas do sangue, e cálcio, fósforo e cobre, que ajudam a manter seus ossos e o sistema muscoesquelético saudável e forte. O fósforo também é um mineral importante para a saúde neurológica.

Enquanto o uso mais comum de palmito é em saladas, ele é versátil e pode ser preparado de várias formas. Ele pode ser batido para fazer molhos, grelhado, refogado, assado com seus queijos favoritos, etc.

Uma forma de comer o palmito como um lanche simples e delicioso é picá-lo com abacate e tomates cereja, colocar um pouco de azeite de oliva extra virgem e aproveitar!

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é ou conhece alguma pessoa que acredite que o palmito engorda? Você já deixou de consumi-lo por isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Palmito Engorda ou Emagrece?”

  1. Além de consumir muito palmito de pupunha e açaí, costumo consume sempre palmito de broto de bambu, que eu mesmo faço!
    O broto de bambu, como poucos sabem tem até 25 calorias por 150 gramas. É laxativo violento.
    Não existe para a venda.
    Quase ninguém conhece!
    Faço só para meu consumo!
    Quem estiver interessado passo a forma como colher e como preparar!