Pata de Vaca para Diabetes Ajuda Mesmo?

Especialista:
atualizado em 26/12/2019

A diabetes é uma doença crônica, caracterizada pela não produção ou pela utilização inadequada do hormônio insulina por parte do organismo. O hormônio atua no controle da quantidade de glicose no sangue e é necessário ao corpo para que ele possa utilizar a glicose obtida por meio da alimentação como fonte de energia.

Na condição, o que ocorre é que a glicose não é usada apropriadamente e o seu nível fica alto, provocando a chamada hiperglicemia. Os sintomas da doença incluem: muitas idas ao banheiro, principalmente no período noturno, sensação de muita sede, maior cansaço do que o habitual, perda de peso sem tentar, coceira ou candidíase genital, cortes e feridas que demoram mais tempo para serem curados e visão borrada.

Quem tem esses sinais precisa procurar o médico para descobrir se é diabético ou não e dar início rapidamente ao tratamento adequado. Até porque a doença pode provocar uma série de complicações quando não é tratada.

A permanência do quadro de hiperglicemia por longos períodos pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos do organismo. A diabetes ainda pode trazer outras complicações como doença renal, danos nos nervos, má circulação, formigamento, dor, fraqueza e perda de sensibilidade nos pés e membros inferiores, pele seca, aparecimento de calos e problemas nos olhos.

A doença também pode gerar a pressão arterial alta, o aumento das chances de ter um acidente vascular cerebral (AVC), a síndrome hiperosmolar não cetótica (SHNC, caracterizada por hiperglicemia, extrema desidratação e alteração no nível de consciência) e gastroparesia (demora no esvaziamento do estômago).

Com tantos riscos, é essencial seguir corretamente o tratamento prescrito pelo médico, não é mesmo? As informações são da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), da Associação Americana de Diabetes e da Diabetes UK, instituição beneficente do Reino Unido voltada para pessoas afetadas pela diabetes.

A pata de vaca para diabetes

Além do tratamento indicado pelo médico, muitos procuram maneiras alternativas como o uso de plantas para auxiliar o tratamento da doença. Entretanto, antes de aderir a esses remédios naturais para diabetes é fundamental estar certo de que eles realmente podem ajudar e que não podem fazer mal para a saúde.

Uma das maneiras alternativas de lidar com a diabetes é o uso do chá de pata de vaca. Mas será que a pata de vaca para diabetes realmente é um bom negócio?

De acordo com o médico e doutor em endocrinologia, Rodrigo Moreira, a pata de vaca é uma planta de nome científico Bauhinia variegata, que é originária da China e da Índia, cujo gênero ocorre no Brasil do Piauí ao Rido Grande do Sul, e é bastante utilizada no paisagismo.

Moreira ficou inspirado a escrever a respeito do chá de pata de vaca para diabetes depois de ouvir um de seus pacientes dizer que os níveis de glicose no sangue tinham diminuído bastante depois de ter começado a tomar o chá.

“Tenho certeza que quase todos os endocrinologistas (ou até mesmo clínicos) já se depararam com um paciente que diz estar realizando o tratamento da sua diabetes com este chá (ou mesmo com cápsulas desta planta)”, escreveu o médico.

O doutor em endocrinologia chamou a atenção para o fato de que a literatura científica não é rica em pesquisas que comprovam a eficiência da pata de vaca para diabetes. Segundo ele, não existem estudos clínicos que avaliem os efeitos do chá de pata de vaca em humanos, somente pesquisas conduzidas em ratos (pelo menos até a data da elaboração de seu artigo).

“Esta total ausência de estudos me deixou bem surpreso e, ao mesmo tempo, preocupado, principalmente no que se refere a segurança desta planta. Embora ela possa realmente ter algumas propriedades que ajudem a baixar os níveis de glicose (demonstradas apenas em ratos), não temos a menor ideia de quais efeitos colaterais podem estar associados ao seu uso. Não temos ideia de qual a dose mínima e máxima, qual sua possível interação com outros medicamentos para a diabetes e quais outros efeitos ela teria no corpo humano”, alertou Moreira.

Ainda assim, o médico citou uma pesquisa que julgou interessante, realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que identificou a presença de uma proteína parecida estruturalmente com a insulina bovina nas folhas de pata de vaca.

Para Moreira, isso pode indicar que a tal molécula do chá funcione como a insulina do corpo humano, porém, os resultados não podem ser considerados definitivos. O doutor em endocrinologia alertou que tem muito a ser estudado antes de começar a utilizar a pata de vaca para diabetes.

O médico enfatizou que não se conhece a potência da molécula, sua dosagem ideal, o risco de hipoglicemia (baixa nos níveis de glicose no sangue) associado ao seu uso, como ela é metabolizada e que efeitos ela pode provocar no corpo humano.

Moreira alertou que não existem indicativos de que a pata de vaca deva ser utilizada para o tratamento da diabetes, seja sozinha, seja em associação a outros medicamentos.

“A literatura científica sugere que esta planta pode ter outros efeitos além dos efeitos na glicose e, portanto, muita pesquisa ainda é necessária antes de indicarmos seu uso para a diabetes ou qualquer outra doença”, ressaltou o doutor em endocrinologia.

Ou seja

Não existe segurança em relação ao uso da pata de vaca para diabetes. Como se não bastasse toda a explicação do médico no artigo da SBD, que destacamos acima, o efeito colateral da planta é aumentar o efeito dos medicamentos antidiabéticos e ela é contraindicada para pessoas com crise de hiperglicemia, que é uma característica da diabetes.

Portanto, antes de testar qualquer tratamento alternativo ou natural com plantas medicinais para a diabetes ou qualquer tipo de doença, consulte o médico para saber se ele realmente é adequado e seguro para você. E não abandone nenhum tratamento pelo simples uso de um chá porque isso pode ser bastante perigoso para a sua saúde.

Contraindicações da pata de vaca

A planta não pode ser utilizada por mulheres que estejam grávidas e por mulheres que se encontrem na fase de amamentação dos seus bebês.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar no uso de pata de vaca para diabetes? Já provou esse chá e tem curiosidade de usá-lo para controlar a condição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

4 comentários em “Pata de Vaca para Diabetes Ajuda Mesmo?”

  1. E boa sim faz diferença porém tem que ter cuidado com a quantidade ingerida junto com medicação eu tive uma hipogricemia tive que tomar um copo de coca cola

  2. Estou tomando a 1 mês e meio, estava 170 caiu para 130, estou muito feliz com o resultado, estou tomando na faixa de 3 xícaras de chá por dia