Batata-doce é boa para diabetes?

Especialista:
atualizado em 25/09/2020

Veja se é verdade que a batata-doce é boa para diabetes, em que quantidades de porções e como usar na sua dieta essa fonte de carboidrato.

Ser diagnosticado com diabetes muitas vezes significa eliminar ou limitar muitos de seus alimentos favoritos.

Alimentos com alto teor de carboidratos, como muitas sobremesas, grandes quantidades de massas, pães, e refrigerantes, por exemplo, podem fazer com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente em poucos minutos após a ingestão.

Com o tempo, isso pode danificar os vasos sanguíneos e levar a algumas complicações. Pessoas diabéticas podem incluir na dieta uma variedade de carboidratos de digestão lenta, como os encontrados em frutas frescas, nozes e batatas-doces, por exemplo.

Portanto, sim, a batata-doce é boa para diabetes por ser rica fonte de fibras e ter um baixo índice glicêmico. Os alimentos com baixo índice glicêmico oferecem um impacto menor aos níveis de glicose no sangue e, portanto, podem ajudar a controlar o açúcar no sangue de diabéticos.

Por que a batata-doce é boa para diabetes?

Veja um resumo explicando por que a batata-doce é boa para diabetes e aproveite esse alimento em sua dieta caso você seja portador da condição.

Índice glicêmico

A batata-doce tem um índice glicêmico de 44. Alimentos considerados de baixo índice glicêmico são aqueles de 55 para baixo.

Já a batata inglesa, seja como purê, cozida, assada ou como batatas fritas, tem um alto índice glicêmico. Isso significa que os carboidratos se transformam em açúcar rapidamente. Isso eleva seus níveis de açúcar no sangue após a refeição.

O índice glicêmico da batata-doce é muito menor do que a inglesa, tornando-a ideal para o controle da diabetes. Portanto, ingerir batatas-doces em quantidades moderadas irá ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, mesmo em pessoas diabéticas.

Teor de carboidratos e porções

Meia xícara de batata-doce crua contém 26 gramas de carboidratos, dos quais 3,8 gramas são fibras dietéticas, enquanto que uma xícara de purê de batata-doce tem 58 gramas de carboidratos e 8,2 gramas de fibra.

Uma batata-doce assada no forno tem 3,8 gramas de fibra a menos do que a crua e 22,2 gramas de carboidratos por porção disponíveis. O purê de batata doce tem 8,2 gramas de fibra a menos do que a crua e 49,8 gramas de carboidratos disponíveis por xícara.

A Associação Americana de Diabetes recomenda que você consuma de 45 a 60 gramas de carboidratos por refeição. Portanto, você pode facilmente incluir a batata-doce como parte da sua dieta para diabetes.

Por exemplo, você pode ingerir meia batata-doce, proporcionando 22,2 gramas de carboidratos, junto com outros alimentos sem o nutriente, como frango ou salmão, brócolis e manteiga.

Pesquisas

Um extrato de uma variedade branca de batata-doce cultivada no Japão e chamada de caiapo é vendida como um tratamento para a diabetes em alguns países.

De acordo com um estudo de 2004 conduzido por Universidade de Viena, o professor Dr. Berhhard Ludvik tratou pacientes com diabetes do tipo 2 com caiapo.

Os pesquisadores concluíram que o extrato da batata-doce é bom para diabetes porque percebeu-se diminuições significativas nos níveis de glicose no sangue em jejum e melhora global no controle das taxas de glicose.

Sugestões de refeição

Batata-doce frita

Você pode preparar as batatas-doces assadas no forno de forma e servir com um pouco de creme de leite ou iogurte natural.

Além disso, você pode preparar também versões de batatas-doces fritas, porém assadas ao forno, com a batata cortada em fatias finas e salpicadas com sal e orégano.

Por fim, o purê de batata doce também compõe um prato saboroso e não aumenta seus níveis de açúcar no sangue se consumido em quantidade controlada.

Você pode até mesmo reduzir o teor de carboidratos do seu purê de batata doce misturando-o com quantidades iguais de couve-flor.

Você já sabia que a batata-doce é boa para diabetes? Possui essa condição e pretende comer mais essa batata na sua dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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