Batata-doce é boa para diabetes?

Especialista da área:
atualizado em 25/02/2021

Veja se é verdade que a batata-doce é boa para diabetes, qual a quantidade ideal para consumo e como usar na sua dieta essa ótima fonte de carboidratos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ser diagnosticado com diabetes muitas vezes significa eliminar ou limitar muitos de seus alimentos favoritos.

Alimentos com alto teor de carboidratos, como muitas sobremesas, grandes quantidades de massas, pães, e refrigerantes, por exemplo, podem fazer com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente poucos minutos após a ingestão.

Com o tempo, isso pode comprometer o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos e levar a algumas complicações.

Dessa forma, pessoas diabéticas podem incluir na dieta uma variedade de carboidratos de digestão lenta, como os encontrados em frutas frescas, nozes e batatas-doces, por exemplo. São os carboidratos chamados de complexos.

Portanto, sim, a batata-doce é boa para diabetes por ser rica fonte de fibras e ter um baixo índice glicêmico. Os alimentos com baixo índice glicêmico oferecem um impacto menor aos níveis de glicose no sangue e, portanto, podem ajudar as pessoas que tem diabetes.

Por que a batata-doce é boa para diabetes?

batata doce

Saiba por que a batata-doce é boa para diabetes e aproveite esse alimento em sua dieta caso você seja portador da condição. Mas antes, veja abaixo as informações nutricionais da batata-doce e compare ela com a inglesa.

  Continua Depois da Publicidade  

Porção de 100 g de batata-doce cozida sem casca:

ComponentesPor 100 g
Calorias91 kcal
Carboidratos23,1 g
Proteína0,85 g
Gorduras0,18 g
Fibra alimentar2,74 g
Potássio186 mg
Índice glicêmico54
Informações nutricionais da batata doce

Porção de 100 g de batata inglesa cozida sem casca:

ComponentesPor 100 g
Calorias51 kcal
Carboidratos12,3 g
Proteína1,33 g
Gorduras0,05 g
Fibra alimentar1,47 g
Potássio232 mg
Índice glicêmico104
Informações nutricionais da batata inglesa

Índice glicêmico

Quando a velocidade de absorção de açúcar pelo organismo é muito rápida, ocorrem picos de insulina e o acúmulo de gorduras, especialmente na região abdominal.

Nesse sentido, a batata-doce tem um índice glicêmico de 54. Alimentos considerados de baixo índice glicêmico são aqueles de 55 para baixo.

Já a batata inglesa, seja como purê, cozida, assada ou como batatas fritas, tem um alto índice glicêmico. Isso significa que os carboidratos se transformam em açúcar rapidamente.

Como o índice glicêmico da batata-doce é muito menor do que a inglesa, ela é ideal para o controle da diabetes. Portanto, ingerir batatas-doces em quantidades moderadas irá ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, mesmo em pessoas diabéticas.

Teor de carboidratos e porções

Como vimos na tabela acima, 100 gramas de batata-doce cozida contém 23,1 gramas de carboidratos, dos quais 2,74 gramas são fibras alimentares. Mas existem outras formas de consumir a batata-doce, como por exemplo em purês.

Veja a seguir a comparação entre o purê de batata-doce e o de batata inglesa.

  Continua Depois da Publicidade  

Porção de 100 g de purê de batata-doce com margarina, leite e sem sal:

ComponentesPor 100 g
Calorias123 kcal
Carboidratos20,2 g
Proteína1,04 g
Gorduras4,77 g
Fibra alimentar2,33 g
Potássio172 mg
Informações nutricionais da batata doce c/ margarina, leite, s/ sal

Porção de 100 g de purê de batata inglesa com margarina, leite e sem sal:

ComponentesPor 100 g
Calorias68 kcal
Carboidratos11,6 g
Proteína1,67 g
Gorduras1,97 g
Fibra alimentar1,27 g
Potássio223 mg
Informações nutricionais da batata inglesa c/ margarina, leite, s/ sal

Percebe-se que o purê de batata-doce tem mais calorias do que a batata-doce cozida. Isso ocorre por conta dos ingredientes adicionados, especialmente a margarina.

Além disso, apesar de ter mais carboidratos do que o purê de batata inglesa, o purê de batata-doce é mais adequado aos diabéticos por conta do tipo de carboidrato presente nela.

A Associação Americana de Diabetes recomenda que você consuma de 45 a 60 gramas de carboidratos por refeição. Portanto, você pode facilmente incluir a batata-doce como parte da sua dieta para diabetes.

Pesquisas

Um extrato de uma variedade branca de batata-doce cultivada no Japão e chamada de caiapo é vendida como um tratamento para a diabetes em alguns países.

De acordo com um estudo de 2004 conduzido por Universidade de Viena, o professor Dr. Berhhard Ludvik tratou pacientes com diabetes do tipo 2 com caiapo.

  Continua Depois da Publicidade  

Os pesquisadores concluíram que o extrato da batata-doce é bom para diabetes porque percebeu-se diminuições significativas nos níveis de glicose no sangue em jejum e melhora global no controle das taxas de glicose.

Sugestões de refeição

Batata-doce frita

Você pode preparar as batatas-doces assadas no forno de forma e servir com um pouco de creme de leite ou iogurte natural.

Além disso, você pode preparar também chips de batatas-doces assados ao forno, com a batata cortada em fatias finas e salpicadas com sal e orégano.

Por fim, o purê de batata doce light também compõe um prato saboroso e não aumenta seus níveis de açúcar no sangue se consumido em quantidade controlada.

Você pode até mesmo reduzir o teor de carboidratos do seu purê de batata doce misturando-o com quantidades iguais de couve-flor.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já sabia que a batata-doce é boa para diabetes? Possui essa condição e pretende comer mais essa batata na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário