Pera Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 22/01/2019

A pera engorda ou emagrece? Não há nada absoluto na perda de peso – uma dieta que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para você. Embora carboidratos sejam algumas vezes considerados prejudiciais para dietas, certos alimentos ricos em carboidratos, como a pera, podem te ajudar a perder peso.

Entretanto, nenhum alimento sozinho pode produzir perda de peso se sua dieta e programa de exercícios não são bons.

Conteúdo Calórico

A pera pode ajudar a emagrecer porque contém poucas calorias. Uma pera que pesa 148 gramas contém apenas 96 calorias, que é menos de 5 por cento de uma dieta de 2000 calorias. Ou seja, a pera engorda apenas se você comê-la em grande quantidade.

Uma pera contém muito menos calorias que muitos outros tipos de lanches, como doces, que oferecem cerca de 257 calorias, dependendo da marca. Se você comer uma pera ao invés de um doce, você economiza 1127 calorias em uma semana, o equivalente a mais de seis donuts. Perda de peso se resume a calorias que entram versus calorias que saem.

Durante o dia, você precisa consumir menos calorias do que você queima para perder peso. Isso é conhecido como déficit de calorias. Se uma pera se encaixa na sua necessidade calórica, você pode comer uma sem medo de ganhar peso – quer você a coma à noite ou a qualquer outro momento. Se ela fizer parte do seu plano alimentar saudável na verdade a pera emagrece.

Fibras

Outro componente benéfico da pera que ajuda no emagrecimento é a fibra. Fibras são nutrientes que ajudam a adicionar volume aos alimentos que você come, o que aumenta a sensação de saciedade. Por te manter cheia, a fibra pode te ajudar a controlar o apetite e perder peso. Uma pera oferece 5 gramas de fibras, que é 20 por cento da sua ingestão diária recomendada.

Índice Glicêmico Baixo

Outro benefício para emagrecer da pera é que ela tem um índice glicêmico baixo. O índice glicêmico dá notas para os alimentos baseadas em quanto eles afetam seus níveis de açúcar no sangue.

Mudanças rápidas nos níveis de açúcar no sangue podem te fazer sentir cansaço e fome, então alimentos com índice glicêmico baixo são bons para perda de peso. A pera tem um índice glicêmico de 41, que é considerado baixo, e por isso também é que especialistas consideram que ela emagrece.

Vitaminas

Vitaminas e minerais podem beneficiar a saúde geral, e certas vitaminas podem promover perda de peso. Uma pera oferece 12 por cento da quantidade diária recomendada de vitamina C, que pesquisas sugerem que pode te ajudar a manter uma baixa porcentagem de gordura no corpo.

Um estudo de março de 2008 no “International Journal for Vitamin and Nutrition Research” (Revista Internacional de Pesquisas Sobre Vitamina e Nutrição) indica que consumir Vitamina C pode ajudar a reduzir o peso e os depósitos de gordura.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acha que, ainda assim, a pera engorda? Você gosta de comê-la em alguma receita especial? Já considerou que a pera emagrece se fizer parte de um plano adequado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário