Pesquisa Afirma que Consumir Azeite Todo Dia Reduz em 15% Risco de Doenças Cardíacas

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Já sabemos há algum tempo que são incríveis e inúmeros os benefícios do azeite para a nossa saúde, mas uma recente pesquisa, publicada no periódico Circulation, mostrou que consumir meia colher de sopa ou mais de azeite por dia pode reduzir em 15% o risco de doenças cardiovasculares.

O estudo acompanhou mais de 99 mil pessoas durante 24 anos que estavam inicialmente livres de quaisquer doenças cardíacas e câncer – incluindo 63,867 mulheres do Nurses’ Health Study e 35.512 homens do Health Professionals Follow-up Study.

A dieta dos participantes foi avaliada usando questionários de frequência alimentar no início e depois a cada 4 anos.

Durante os 24 anos de estudo, foram documentados 10.240 casos de doenças cardiovasculares, incluindo 6.270 casos de doença coronariana e 3.970 casos de AVC.

Os participantes com maior ingestão de azeite (meia colher de sopa, ou 7 gramas, por dia ou mais) apresentaram 15% menos risco de doenças cardiovasculares e um risco 21% menor de doença coronariana, especificamente.

Para os pesquisadores, a substituição de margarina, manteiga, maionese e gordura de laticínios por azeite pode levar a um risco menor de doenças cardiovasculares. Entenda qual é mais saudável – margarina ou manteiga e aproveite para ver também qual é o melhor óleo para cozinhar.

Entretanto, nenhuma associação significativa foi observada quando o azeite foi comparado com outros óleos vegetais, como milho, cártamo, soja e canola. Veja se algum óleo vegetal faz mal à saúde e em que circunstâncias.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tem o costume de consumir azeite com frequência na sua dieta? Pretende aumentar ainda agora para aproveitar esses benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário