Pesquisa: Refrigerante Envelhece Nossas Células Tanto Quanto Cigarro

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Se você é daqueles que puxa a orelha de um amigo ou parente quando percebe que ele está fumando, mas não consegue dizer não a um copo de refrigerante, saiba que seu hábito pode ser tão ruim quanto o dele, ao menos no que se refere ao envelhecimento das células.

Um estudo feito por Elissa Epel, que é PhD e professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, São Francisco, e publicado no American Journal of Public Health (Jornal Americano de Saúde Pública, tradução livre) identificou que o consumo diário de refrigerante pode envelhecer as células imunes em pelo menos dois anos.

Com o intuito de analisar como funciona a relação entre o consumo de refrigerantes e doenças como diabetes, ataque cardíaco e diabetes, a pesquisadora e sua equipe estudaram dados de 5.309 adultos obtidos através do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES, Pesquisa Nacional de Exames de Saúde e Nutrição, tradução livre), dos Estados Unidos.

O foco de estudo da pesquisa foram os telómeros, estruturas que ficam nas pontas (parte terminal) dos cromossomos de todas as células dos glóbulos brancos no nosso organismo. Telómeros menores já foram relacionados a problemas de saúde como diabetes, câncer, doença cardiovascular, menor tempo de vida e aumento do estresse.

Foi identificado que as pessoas que bebiam mais refrigerantes ricos em açúcar tendiam a ter telómeros menores. Além disso, eles concluíram que consumir cerca de 240 ml de refrigerante por dia equivale a um envelhecimento de 1,9 anos e que tomar 600 ml de refrigerante diariamente corresponde a um envelhecimento de 4,6 anos.

De acordo com os pesquisadores, a ingestão de 600 ml causa o mesmo efeito verificado na relação entre o uso de cigarro e o tamanho do telómero.

Já segundo a publicação americana Time, isso foi verificado somente nos refrigerantes industrializados e ricos de açúcar, o que não inclui os refrigerantes diet. “A dose muito alta de açúcar que podemos colocar no nosso corpo em poucos segundos após tomarmos bebidas adoçadas é singularmente tóxico ao metabolismo”, explicou a pesquisadora Elissa Epel.

Você possui um desses dois terríveis vícios para o nosso organismo (cigarro ou refrigerante)? Acredita que conseguiria largar o refrigerante sabendo deste perigo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário