Pipoca

Pipoca Engorda ou Emagrece? Análise Completa

A maioria das pessoas certamente acredita que a pipoca engorda, pois quando fazem listas de alimentos saudáveis que eles podem adicionar a suas dietas para perder peso, a pipoca geralmente não está nelas. Mas quando preparada corretamente e ingerida na quantidade adequada, a pipoca é um lanche saudável. Ela é uma excelente fonte de fibras que pode te deixar se sentindo satisfeito por horas, o que pode te ajudar se você está tentando perder peso. A pipoca emagrece quando usada como substituta para outros lanches calóricos e escolher a pipoca estourada com ar quente com ervas e temperos em vez de manteiga ou óleo.

Um dos principais problemas com muitas dietas é que as pessoas geralmente sentem fome entre as refeições ou depois de consumirem suas calorias diárias. Comer um lanche pequeno entre refeições que consiste de um alimento com poucas calorias torna mais fácil continuar com sua dieta e alcançar suas metas.

Lanche com Poucas Calorias e Pouca Gordura

A única forma de perder peso é comer menos calorias do que você queima por dia. Comer alimentos com poucas gorduras e calorias é uma das melhores formas de fazer isso. Uma xícara de pipoca estourada com ar quente oferece apenas 31 calorias e cerca de 0,4 gramas de gordura, fazendo dela um lanche com poucas calorias e gordura. Pipoca de microondas com sabor de manteiga tem um pouco mais de calorias e gordura, com 42 calorias e 2,4 gramas de gordura. Você pode economizar na gordura e calorias e continuar com a conveniência se você estourar pipoca normal no microondas em um saco de papel com a boca dobrada e lacrada.

Substitutos para Lanches Calóricos

Comer pipoca como um lanche não apenas te ajuda a perder peso porque é reativamente rica em fibras, mas também porque ela pode substituir outros lanches mais calóricos. Oito xícaras de pipoca contêm apenas 244 calorias, e requer um bom tempo para comer. Coma apenas 17 batatas fritas e você consumirá a mesma quantidade de calorias e terminará em pouco tempo, tornando mais possível que você coma mais batatas fritas ou outro lanche.

Comparações caloria a caloria favorecem ainda mais a pipoca estourada com ar quente, se você considerar outros lanches que você pode substituir. Uma xícara de sorvete, 6 biscoitos de chocolate caseiros e até um sanduíche de geleia têm quase o dobro das calorias das 8 xícaras da pipoca corretamente produzidas.

Alimento Saciante

Um estudo publicado no “Nutrition Journal” em 2012 descobriu que as pessoas ficavam mais satisfeitas e comiam menos calorias em lanches e refeições principais quando comiam pipoca como lanche do que quando comiam batatas fritas. A pipoca emagrece por ser um alimento saudável integral que te oferece fibras, muito saciante mesmo que não tenha muitas calorias. Alimentos que têm pouca densidade calórica, ou calorias por grama – como a pipoca – são ótimos lanches em uma dieta já que você pode comer mais sem consumir muitas calorias. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, é a quantidade de alimentos que você come, e não a quantidade de calorias, que te faz se sentir saciada.

Estourar um quarto de xícara de milho de pipoca dá cerca de 8 xícaras – suficiente para uma noite inteira assistindo filmes – e contém 9,6 gramas de fibras, cerca de um terço da quantidade diária recomendada. Pipocas de microondas contêm praticamente a mesma quantidade de fibras por xícara, mas aquelas que usam manteiga e óleo contêm mais gordura saturada e calorias, diminuindo os benefícios das fibras.

Lanche Satisfatório

Quando está fazendo uma dieta de perda de peso, o que você come como lanche pode fazer uma grande diferença na quantidade de calorias que você ingere por dia. Pipoca pode ser um lanche satisfatório que não vai perturbar sua dieta. Um estudo apresentado no Encontro Científico Anual da Sociedade de Obesidade em 2010 descobriu que pessoas em uma dieta que comiam 100 de pipoca por dia como lanche estavam satisfeitas com o lanche e sentiam que ele os ajudava a controlar a fome.

Pipoca de Microondas e Sódio

Embora as muitas versões com pouca gordura das pipocas de microondas contenham quase a mesma quantidade de fibras e calorias que as estouradas com ar quente, elas contém muito mais sódio. A porção sugerida dessas pipocas contém 270 miligramas de sódio, enquanto a mesma quantidade de pipoca estourada com ar quente contém 2 miligramas. Limitar o sódio reduz o peso de líquidos, tornando mais fácil a perda de peso.

Comer alimentos salgados aumenta os níveis de sódio no seu corpo, o que seu corpo remedia aumentando a sede e diminuindo a produção de urina. Se você diminui sua sede bebendo uma bebida adoçada com açúcar, perder peso se torna ainda mais difícil.

Como a Pipoca Engorda

Apesar da pipoca conter poucas calorias e gordura, você ainda pode ganhar peso se não controlar a quantidade que come ou se cobri-la de manteiga. Cada colher de sopa de manteiga que você coloca na sua pipoca adiciona 100 calorias e 11,4 gramas de gordura.

Em vez disso, misture uma quantidade pequena dos seus temperos favoritos e jogue na sua pipoca para melhorar o sabor. Tente canela, curry em pó, temperos italianos ou chili em pó. Se você quer adicionar um pouco de gordura, adicione uma ou duas espirradas de um óleo em spray para apenas cobrir levemente a pipoca e ajudar os temperos a grudarem sem aumentar muito as calorias do seu lanche.

O Risco das Pipocas de Cinema

Assistir filmes e comer pipoca é a melhor coisa a se fazer com o namorado ou namorada, mas perder peso e comer pipoca de cinema, não é a melhor combinação. Uma porção grande dessa pipoca engorda bastante, pois pode conter 540 calorias de gordura saturada e um total de 1200 calorias, aproximadamente as calorias de três refeições na dieta de uma mulher. Fazer sua própria pipoca em casa, sim, é uma alternativa mais saudável que pode te ajudar a perder peso.

Vídeo:

E ai, gostou das dicas?

Do jeito que você gosta de comer, e da quantidade que você está acostumado, você acha que a pipoca engorda ou emagrece? Qual efeito ela tem no seu apetite? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (58 votos, média: 3,97 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

13 comentários

  1. Não imaginava isso. Legal saber que é uma boa opção. Gostei das dicas.

  2. Parabens pelo blog!!! Estou fazendo nao uma dieta e sim uma reedeucação alimentar e a pipoca esta me ajudando muito!!!! Pessoal ao inves de fazer no saco de papel fação em um refratario coberto com platico PVC (faça 03 furos com uma faca para o vapor sair) eu uso 06 colheres de sopa de milho e 06 colheres de agua e um pouquinho de sal!!! Fica top demais

    • Nos finais de semana também consumo pipoca light, mas diferente do colega acima Eduardo, eu coloco a pipoca num refratário de vidro e tampo com um prato tmb de vidro, coloco por cerca de 8 a 10 m no microondas, fica sequinha e bem mais saudável que a convencional

    • Minha receita:

      1/4 de xícara de milho para pipoca comum
      1 colher de sopa de água
      sal a gosto (ou sem sal nenhum, se preferir).
      Misture bem tudo isso e coloque num refratário tipo “panela de arroz”, com aberturas para saída de vapor, tipo este: http://plasticossantana.com.br/site/fotos/Panela%20de%20Arroz%20Ref.22.jpg
      Coloque no micro-ondas e deixe por 4 minutos, em temperatura alta. (Em todo caso, fique de olho: quando os estouros pararem ou ficarem numa frequência menor do que 1 segundo por estouro, desligue);

      Fazendo nestas medidas não queima nem o milho nem o refratário, estoura tudo e dá um refratário cheio.

  3. ADOROOOO PIPOCAS POR ISSO SOU MAGRA, MINHA MARIMITA É POUCA CALORIAS E SÓ JANTO PIPOCA SEM SABER , COLOQUEI NO GOOGLE A PERGUNTA SE PIPOCA ENGORDA E TAL FOI MUNHA SURPRESA !!
    INFORMAÔES MUITO IMPORTANTE PARA MINHA PESSOA AMEIIII

  4. Eu faço a pipoca no potinho sorvete gente, é muito simples e nem precisa colocar água. Você coloca o milho no pote, tampa e coloca no microondas por 2 minutinhos. Fica incrivel!

  5. GENTEEEE.. AMEI! TO JANTOANDO PIPOCA DIA SIM E OUTRO NAO, PQ TRABALHO ANOITE! JA EMAGRECI 1KG EM 15DIAS, SEM ESFORCO ALGUM… COMPREI ATE UMA PIPOQUEIRA

  6. Nossa! Adorei as informações e amo comer pipocas, só não sei o que é Estourar pipocas no ar quente, como se faz isso?

  7. Luzineide Silva Sousa

    Adorei as dicas obrigada

  8. Gabriela Itamara Martins de Souza

    Eu amo pipoca, mas fazê-la do método tradicional, qual é o pior com manteiga ou óleo de soja? Obs, para quem está de dieta…
    Adorei a dica de fazer no pote de sorvete, vou fazer…

  9. Eu faço a minha pipoca na pipoqueira elétrica da Polishop

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*