Pipoca engorda ou emagrece? Análise completa

Especialista:
atualizado em 30/09/2020

A maioria das pessoas certamente acredita que a pipoca engorda, pois quando fazem listas de alimentos saudáveis que eles podem adicionar a suas dietas para perder peso, a pipoca geralmente não está nelas.

Mas quando preparada corretamente e ingerida na quantidade adequada, a pipoca é um lanche saudável. A seguir, você conhecerá as calorias da pipoca, diferenças entre a pipoca de panela e a de microondas, se a pipoca engorda ou emagrece e, por fim, os riscos da pipoca de cinema.

Pipoca engorda?
Pipoca estourada

Aprenda a fazer essas e mais outras deliciosas receitas de lanches rápidos e light.

Propriedades e tabela nutricional

A pipoca pode te deixar satisfeito por horas, pois é uma excelente fonte de fibras que, o que é útil se você está tentando perder peso.

Confira os valores nutricionais de uma porção de 100g sem adição de gordura, para descobrir se a pipoca engorda ou emagrece.

ComponentesQuantidade
(em 100 g de pipoca)
Quantidade
(em 15 g de pipoca)*
Calorias354 kcal53 kcal
Carboidrato76,4 g11,5 g
Proteína10 g1,51 g
Gorduras3,47 g0,52 g
Fibra alimentar11,2 g1,68 g
Colesterol0 mg0 mg
Gorduras saturadas0,49 g0,07 g
Gorduras monoinsaturadas0,92 g0,14 g
Gorduras poliinsaturadas1,59 g0,24 g
Gorduras trans0 gNA
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) *equivalente a uma colher de sopa

Lanche com poucas calorias e pouca gordura

Um dos principais problemas com muitas dietas é que as pessoas geralmente sentem fome entre as refeições ou depois de consumir suas calorias diárias.

Nesses casos, comer um lanche pequeno, com poucas calorias, entre as refeições torna mais fácil continuar com sua dieta e assim alcançar suas metas.

Alimentos que têm pouca densidade calórica, ou calorias por grama – como a pipoca – são ótimos lanches em uma dieta, já que você pode comer mais sem com isso consumir muitas calorias.

Estourar apenas um quarto de xícara de milho de pipoca rende o suficiente para uma noite inteira assistindo filmes e contém menos calorias que a maioria dos petiscos industrializados. Então é possível consumir um alimento gostoso e aproveitar o momento sem sair da dieta.

Sensação prolongada de saciedade

Um estudo publicado no Nutrition Journal em 2012 descobriu que as pessoas ficavam mais satisfeitas e comiam menos calorias nas refeições principais quando comiam pipoca como lanche do que quando comiam batatas fritas.

A pipoca emagrece por ser um alimento saudável e integral que te oferece fibras, e é muito saciante, mesmo que não tenha muitas calorias. Além disso, as fibras também melhoram o funcionamento intestinal e ajudam na perda de peso.

Pipoca substitui petiscos calóricos

Comer pipoca como um lanche ajuda a perder peso porque, como foi mencionado acima, é relativamente rica em fibras, e também porque ela pode substituir outros lanches mais calóricos.

Oito xícaras de pipoca contêm apenas 244 calorias, e leva um bom tempo para comê-las. Já apenas 17 batatas fritas representam a mesma quantidade de calorias e serão digeridas muito rapidamente, o que aumenta a probabilidade que não sejam suficientes para saciar a fome.

Pipoca de microondas engorda?

As pipocas de microondas que usam manteiga e óleo contêm mais gordura saturada e calorias, e com isso acabam engordando se consumidas em excesso.

Outro ponto importante é que apesar de muitas versões das pipocas de micro ondas conter quase a mesma quantidade de fibras e calorias que as estouradas com ar quente, elas contêm muito mais sódio.

Uma porção dessas pipocas contém 270 mg de sódio, enquanto que a mesma quantidade de pipoca estourada com ar quente contém apenas 2 mg. Limitar o sódio nas dietas é essencial, pois reduz o acumulo de líquidos, tornando mais fácil a perda de peso.

Como a pipoca engorda?

Apesar da pipoca conter poucas calorias e gordura, você ainda pode ganhar peso se não controlar a quantidade que come ou se cobri-la de manteiga.

Isso porque cada colher de sopa de manteiga que você coloca na sua pipoca adiciona 100 calorias e 11,4 g de gordura.

Em vez disso, misture uma quantidade pequena dos seus temperos favoritos e jogue sobra a sua pipoca para melhorar o sabor. Tente canela, curry em pó, temperos indianos ou chili em pó.

Se você quer adicionar um pouco de gordura, adicione uma ou duas espirradas de um óleo em spray para apenas cobrir levemente a pipoca e ajudar os temperos a grudarem sem aumentar muito as calorias do seu lanche.

Pipoca de cinema engorda?

Assistir filmes no cinema e comer pipoca é um dos melhores passatempos, mas para quem quer perder peso essa não é a melhor combinação.

Uma porção grande de pipoca de cinema engorda bastante, pois tem algo em torno de 1.200 calorias, sendo que 540 delas são provenientes só da gordura saturada. Isso representa aproximadamente as calorias de três refeições na dieta de uma mulher.

Por isso fazer sua própria pipoca em casa é uma alternativa muito mais saudável.

Pipoca engorda ou emagrece? Confira a seguir o que a nossa nutricionista tem a dizer.

E ai, gostou das dicas?

Do jeito que você gosta de comer, e da quantidade que você está acostumado, você acha que a pipoca engorda ou emagrece? Qual efeito ela tem no seu apetite? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 3,83 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

23 comentários em “Pipoca engorda ou emagrece? Análise completa”

  1. Faço aqui em casa com banha de porco e uso sal Rosa me ajuda a tarde antes de fechar janela do jejum Intermitente Amo Pipoca 🥰❤️

  2. coloque o milho dentro de um saco de pão (papel) e coloque no microondas por cerca de 2:30 a 3 min dependendo da temperatura de seu microondas.

  3. Adoro Pipoca. Sabendo destas informações agora tenho mais tranquilidade para comer. Sempre de olho na quantidade. Claro!

  4. A light é uma boa opção, mas a de cinema, manteiga, bacon…não! E é claro tudo em pouca quantidade.

    Lílian
    Enfermeira

  5. Eu fico em dúvida sobre a pipoca é que eu adoro pipoca e eu não sei se eu posso comer todos os dias e a pipoca é saldavel eu fico em dúvida e daí a pipoca é saldavel ou não

  6. Eu amo pipoca! Estou comendo todos os dias … e todas as noite também …
    Gente! Tenho uma super receita pra passar:
    Coloca a pipoca numa panela, uma colher de sopa de água filtrada e sal a gosto. Deixe tudo isso fervendo por 20 minutos em fogo baixo. E pronto temos um alimento super gostoso e saudável . Se quiserem podem colocar pimenta também … fica dos deuses ….

  7. Eu amo pipoca, mas fazê-la do método tradicional, qual é o pior com manteiga ou óleo de soja? Obs, para quem está de dieta…
    Adorei a dica de fazer no pote de sorvete, vou fazer…

  8. Nossa! Adorei as informações e amo comer pipocas, só não sei o que é Estourar pipocas no ar quente, como se faz isso?

  9. GENTEEEE.. AMEI! TO JANTOANDO PIPOCA DIA SIM E OUTRO NAO, PQ TRABALHO ANOITE! JA EMAGRECI 1KG EM 15DIAS, SEM ESFORCO ALGUM… COMPREI ATE UMA PIPOQUEIRA

  10. Eu faço a pipoca no potinho sorvete gente, é muito simples e nem precisa colocar água. Você coloca o milho no pote, tampa e coloca no microondas por 2 minutinhos. Fica incrivel!

    • Cuidado, pote plástico de sorvete não pode ir ao microondas, coloque em recipiente de vidro, ou se for de plástico que seja o que não libera dioxina, próprio para microondas.

  11. ADOROOOO PIPOCAS POR ISSO SOU MAGRA, MINHA MARIMITA É POUCA CALORIAS E SÓ JANTO PIPOCA SEM SABER , COLOQUEI NO GOOGLE A PERGUNTA SE PIPOCA ENGORDA E TAL FOI MUNHA SURPRESA !!
    INFORMAÔES MUITO IMPORTANTE PARA MINHA PESSOA AMEIIII

  12. Parabens pelo blog!!! Estou fazendo nao uma dieta e sim uma reedeucação alimentar e a pipoca esta me ajudando muito!!!! Pessoal ao inves de fazer no saco de papel fação em um refratario coberto com platico PVC (faça 03 furos com uma faca para o vapor sair) eu uso 06 colheres de sopa de milho e 06 colheres de agua e um pouquinho de sal!!! Fica top demais

    • Nos finais de semana também consumo pipoca light, mas diferente do colega acima Eduardo, eu coloco a pipoca num refratário de vidro e tampo com um prato tmb de vidro, coloco por cerca de 8 a 10 m no microondas, fica sequinha e bem mais saudável que a convencional

    • Minha receita:

      1/4 de xícara de milho para pipoca comum
      1 colher de sopa de água
      sal a gosto (ou sem sal nenhum, se preferir).
      Misture bem tudo isso e coloque num refratário tipo “panela de arroz”, com aberturas para saída de vapor, tipo este: http://plasticossantana.com.br/site/fotos/Panela%20de%20Arroz%20Ref.22.jpg
      Coloque no micro-ondas e deixe por 4 minutos, em temperatura alta. (Em todo caso, fique de olho: quando os estouros pararem ou ficarem numa frequência menor do que 1 segundo por estouro, desligue);

      Fazendo nestas medidas não queima nem o milho nem o refratário, estoura tudo e dá um refratário cheio.