Pirão Engorda? Calorias e Dicas

Especialista da área:
atualizado em 27/12/2019

O Brasil tem uma série de pratos que podem ser considerados típicos do país como a feijoada ou a tapioca, por exemplo. Outra receita que pode entrar nessa lista de comidas típicas da culinária brasileira é o pirão, um prato de origem indígena.

Ele é apresentando como um creme, que pode ser preparado a partir da mistura entre a farinha de mandioca e o caldo da carne, da ave ou do peixe que irá lhe servir de companhia ou simplesmente através da mistura de água, farinha e sal.

  Continua Depois da Publicidade  

O pirão pode ser feito escaldado – em que uma porção do caldo é derramado sobre a farinha de mandioca – e cozido ou mexido, em que a farinha vai sendo derramada no caldo quente até que o cozinheiro obtenha a consistência de sua preferência.

Mas será que o pirão engorda?

Para quem curte saborear o pirão, mas se preocupa com a boa forma e deseja e/ou necessita emagrecer ou pelo menos não engordar, é importante saber se o pirão engorda ou não.

Vamos procurar descobrir isso começando a nossa análise conhecendo a quantidade de calorias que pode ser encontrada no alimento.

Pois bem, o pirão de peixe genérico apresenta 35 calorias em uma porção correspondente a uma colher de sopa, 107 calorias em uma porção de 100 g e 249 calorias em uma porção correspondente a uma xícara.

A diversidade dos números nos mostra que, a partir de um ponto de vista calórico, o pirão engorda ou não conforme a quantidade e a maneira pela qual o alimento é consumido.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, se a pessoa utilizar uma colher de sopa de pirão com suas 35 calorias para acompanhar um prato com um peixe magro, uma salada e uma fonte de carboidrato complexo, não dá para esperar que essa refeição provoque o aumento de peso.

Por outro lado, se a pessoa utilizar 100 g ou 1 xícara de pirão para acompanhar um churrasco gorduroso, acompanhado de muito refrigerante ou cerveja, por exemplo, é bem provável que essa refeição estimule a elevação do peso corporal.

Portanto, para quem tem o objetivo de emagrecer ou não quer ou não pode engordar, o jeito é consumir quantidades moderadas de pirão dentro de uma refeição equilibrada, controlada e nutritiva.

A farinha de mandioca

Já vimos acima que um dos ingredientes para a preparação do pirão é a farinha de mandioca. Então, nutricionistas alertam que esse ingrediente pode favorecer o aumento de peso.

Isso acontece porque a farinha de mandioca é rica em carboidratos, ao mesmo tempo em que não conta com fibras em sua composição, o que faz com essa farinha não traga saciedade na refeição.

Com isso, fica mais fácil consumir uma quantidade mais elevada de calorias sem perceber.

  Continua Depois da Publicidade  

Quando consumida diariamente e em grande quantidade, a farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come a farofa do churrasco ou opta pela farofa industrializada, afirmam os nutricionistas.

Para quem gosta da farinha de mandioca, mas quer ficar longe do aumento de peso, a dica é limitar o consumo do ingrediente a uma colher de farinha de mandioca diariamente e evitar consumir o ingrediente na forma de farofa, uma receita que apresenta uma quantidade mais elevada de calorias e gorduras.

A refeição que conta com a presença da farinha de mandioca precisa ser acompanhada de carnes e saladas, que proporcionam uma maior saciedade ao organismo, o que é bom para ajudar a se controlar e não ingerir muitas calorias a mais do que o necessário.

Outro cuidado é evitar o seu consumo (da farinha de mandioca) juntamente com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, e outros tipos de carboidrato simples, como arroz branco, macarrão não integral, batata inglesa, sucos com açúcar ou de caixinha e molhos que levam farinha de trigo ou maisena na sua preparação.

Saber consumir a farinha de mandioca – e preparações feitas com ela, como o pirão – com moderação é algo vantajoso porque essa farinha não é completamente ruim.

A farinha de mandioca é um alimento pouco processado, que é composto por nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem também alguns benefícios que já foram associados à farinha de mandioca pouco processada: o fornecimento de energia, por ser rica em carboidratos; a prevenção de cãibras e o favorecimento da contração muscular, graças ao seu teor de potássio; o auxílio à prevenção da anemia; por ser composta por ferro e a ajuda ao relaxamento e controle da pressão arterial, por possuir magnésio.

No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo de farinha de mandioca simples ou na forma de farofa caseira, feita com pouca gordura. A farofa industrializada não é recomendada, pois esta contém muito sal e gorduras ruins adicionadas.

Dieta como um todo

Não podemos nos esquecer que não é a ingestão de um único alimento que determina a elevação, a manutenção ou a diminuição do peso – é toda uma dieta que tem grande influência neste sentido.

Até porque mesmo se uma pessoa controlar o seu consumo de pirão e não cometer exageros, mas na refeição seguinte se empanturrar de guloseimas, frituras e comidas fast-food cheias de calorias e açúcares, certamente engordará de qualquer maneira.

Portanto, se o seu objetivo é não engordar, procure ter toda uma alimentação controlada, saudável, equilibrada e nutritiva. Contar com o acompanhamento de um nutricionista auxilia bastante neste sentido, já que o profissional é apto para indicar uma dieta que te ajude a alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Atenção

Vale lembrar que o teor final de calorias e nutrientes de um pirão pode variar de acordo com os ingredientes, as marcas e as porções desses ingredientes utilizados em cada receita do prato.

Você já imaginava que o consumo de pirão engorda quando em excesso? Depois das nossas dicas vai consumir menos ou mais? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

3 comentários em “Pirão Engorda? Calorias e Dicas”

  1. “Isso acontece porque a farinha de mandioca é rica em carboidratos, ao mesmo tempo em que não conta com fibras em sua composição, o que faz com essa farinha não traga saciedade na refeição”
    Essa parte do texto, pra mim é de alguém que desconhece o processo de fabricação da farinha.
    O que tem poucas fibras é o polivilho, que se faz a tapioca.

    Responder