Farinha de mandioca engorda ou emagrece?

Especialista da área:
atualizado em 26/11/2021

Diferente da farinha de tapioca, que é feita do gomo, a farinha de mandioca vem da raiz e é feita cozinhando, secando e triturando a mandioca, até virar um pó consistente.

Naturalmente sem glúten, essa farinha é processada em instalações que também não tem glúten. É ótima para pães e outras guloseimas assadas, apropriada para dietas dos celíacos. Mas será que a farinha de mandioca engorda ou emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

A farinha de mandioca emagrece?

A farinha de mandioca é uma substituta da farinha de trigo, mas isso não quer dizer que ela emagreça. Muito pelo contrário. Essa farinha é rica em carboidratos, e como possui poucas fibras não gera saciedade durante a refeição, podendo contribuir para o aumento de peso.

Em contrapartida, ela é um alimento pouco processado que possui em sua composição nutricional minerais como ferro, potássio, cálcio e magnésio que ajudam a equilibrar as refeições.  

A farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come como farofa ou acompanhada de alimentos ricos em gorduras, como o bacon, ou outros carboidratos simples, como o arroz e macarrão.

A farofa industrializada não é recomendada porque contém muito sódio

Calorias e carboidratos

Uma porção de 100 gramas de farinha de mandioca contém 357 calorias e a maior parte delas, 94%, vem dos carboidratos, 4% da gordura e 2% da proteína.

  Continua Depois da Publicidade  

A farinha de mandioca contém alto teor de carboidratos, servindo como excelente fonte de energia e providenciando o “gás” necessário para manter seu corpo e seu cérebro funcionando corretamente.

Macronutrientes

Para os que defendem que a farinha de mandioca emagrece, saiba que ela também tem proteína e pouca gordura. Cada porção de 100 g tem 1,26 g de proteína.

Entretanto, mesmo que essa quantidade ajude de alguma forma com as suas necessidades diárias de consumo deste nutriente, é preciso enriquecer a sua dieta com ingredientes repletos de proteína para atingir a meta sugerida de 46 a 56 gramas por dia.

Embora em pequena quantidade, as fibras contidas na farinha de mandioca fazem com que ela seja uma boa opção para a saúde intestinal. Uma porção de 100 g contém 1,5 gramas de fibra.

Além disso, a fibra dietética pode diminuir o risco de várias doenças, inclusive a diabetes, a diverticulite e a constipação.

Incluir doses adequadas de fibras em sua dieta, também pode te ajudar a limitar o consumo de calorias, pois elas ocupam espaço no estômago, proporcionando saciedade por mais tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Sódio

Uma porção de 100 g farinha de mandioca contém 1 mg de sódio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que você limite o consumo desse mineral em até 2 gramas por dia.

O nosso corpo precisa de pouco sódio para funcionar, mas segundo a OMS, a população brasileira consome duas vezes a mais que o limite sugerido.

O consumo elevado de sódio pode provocar o aumento da pressão arterial, bem como o risco de infarto e derrame.

Vídeo

E você, o que pensa sobre isso? Acha que a farinha de mandioca engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (69 votos, média 4,13)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

6 comentários em “Farinha de mandioca engorda ou emagrece?”

  1. Não entendi, a mandioca se faz farinha , o aipim se come cozido, frito, etc.nao tem nada haver com a mandioca que só faz a farinha de mandioca.

    Responder
  2. Sou vegetariana há muitos anos, depois que passei a saborear farinha de mandioca com arroz, feijão e legumes, o grau de satisfação aumentou e passei a fazer somente 3 refeições ao dia.

    Responder
  3. A titulo de contribuiçao, sugiro se informar melhor sobre a mandioca e seus derivados. Nos primeiros paragrafos tem algums informaçoes equivocadas. Sobre os diversos tipos de farinha, a tapioca e o polvilho, todos sao feitos da raiz da mandioca.
    No restante, ok. Eu precisava saber sobre os nutrientes, e nisso as informaçoes me atenderam.
    Att

    Responder