Farinha de Mandioca Engorda ou Emagrece?

Farinha de Mandioca é feita cozinhando, secando e triturando a mandioca, até virar um pó consistente. Diferente da farinha de tapioca, que é feita do gomo, a farinha de mandioca vem da raiz. Naturalmente sem glúten, essa farinha é processada em instalações que também não tem glúten. É ótima para pães e outras guloseimas assadas, apropriada para dietas sem glúten. A farinha de mandioca é uma boa substituta para a de trigo. Mas será que a farinha de mandioca engorda?

Pessoas com intolerância ao glúten devem evitar diversas refeições, desde coisas assadas até massa. Qualquer coisa que tenha farinha feita de trigo pode causar diarreia, inchaço abdominal e gases, vômitos e perda de peso. Se você tem intolerância ao glúten, considere substituir a farinha de trigo pela de mandioca. Esse tipo de farinha, feita da raiz mandioca, não contém glúten. Ainda que esse tipo de farinha seja um pouco diferente, foram desenvolvidos processos para a farinha de mandioca imitar a textura da de trigo, sem o acréscimo de glúten.

A farinha de mandioca emagrece?

O fato de ser uma boa substituição não significa que a farinha de mandioca emagrece. Um dia sem glúten é apropriado para pessoas que são intolerantes a ele. Esta intolerância também é chamada de doença celíaca. Existem diversos sintomas para a intolerância ao glúten e pessoas diferentes podem ter sintomas completamente diferentes. Por exemplo, um indivíduo pode ter dor nas juntas, inflamação e ganhar peso. Para ele, cortar o glúten vai levar a uma perda de peso saudável – para isso, recomendamos também essas dicas para fazer um pão sem glúten delicioso.

Outro pode ter de ir ao banheiro a cada meia hora, e ter sérios problemas para ganhar peso. Este precisa engordar e uma dieta sem glúten pode ajudá-lo a ganhar o peso que precisa para ter saúde. A maior parte das pessoas que têm a intolerância, ou doença celíaca, tem um histórico de problemas intestinais antes do diagnóstico, levando a uma deficiência na absorção de nutrientes. Como resultado, algumas dessas pessoas realmente precisam ganhar peso, então para elas, aumentá-lo é uma parte importante de sua recuperação.

Se você está preocupado que talvez tenha a intolerância, fale com o seu médico. Ele pode prescrever um exame de sangue que vai determinar se o seu corpo está reagindo negativamente ao glúten. O problema é o seguinte: Você tem de estar em uma dieta rica em glúten para que o exame dê uma resposta precisa. O exame vai procurar por um anticorpo que só é produzido se a) você estiver consumindo glúten e b) seu corpo o rejeita. Glúten é uma proteína encontrada em todos os produtos que contém trigo.

Se você estiver cortando pão branco e amidos processados, substituindo-os por grãos como arroz integral, milho-miúdo e quinoa, ótimo! Você pode conseguir perder peso. Mas a menos que seja intolerante ao glúten, cortá-los de sua dieta não é o que vai te ajudar a emagrecer. É o corte de farinhas brancas e processadas. E é sempre uma boa ideia tirá-las de sua dieta e substituir por grãos integrais!

Se você tem comido massa branca, pão branco e afins, pode ter sorte ao substitui-los por porções menores de grãos integrais e com mais fibra.

Calorias e Carboidratos

Uma porção de 100 gramas de farinha de mandioca, contém 340 calorias. A maior parte destas, 94 por cento, vem dos carboidratos Aproximadamente 4 por cento das calorias vem da gordura, e 2 por cento das calorias vem da proteína. Farinha de mandioca contém alto teor de carboidrato, servindo como excelente fonte de energia e providenciando o gás para manter seu cérebro funcionando normalmente. Cada porção de farinha tem 79,8 gramas de carboidratos, ou 61 por cento dos 130 gramas diários recomentados pelo Instituto de Medicina Americano. Em outras palavras, já deu para perceber que a farinha de mandioca engorda se você comer demais.

Macronutrientes

Para os que defendem que a farinha de mandioca emagrece, saiba que ela também tem proteína e pouca gordura. Cada porção tem 1,6 g de proteína. Mesmo que essa quantidade ajude com as suas necessidades, enriqueça a dieta com ingredientes repletos de proteína para atingir a meta sugerida de 46 a 56 gramas por dia. Essa proteína nutre seus tecidos e te ajuda para os seus músculos parecerem maiores – além de mantê-los saudáveis. Uma porção de farinha de mandioca também tem 1,6 gramas de gordura. Se você está tentando limitar seu consumo de gordura, a farinha de mandioca é um bom complemento para uma dieta de baixa caloria.

A fibra contida na farinha de mandioca faz com que seja uma boa opção para a saúde intestinal. Uma porção contém 11,9 gramas de fibra. O equivalente a 46 por cento da porção diária recomendada para as mulheres, 31 por cento para os homens, de acordo com as recomendações do Instituto de Medicina Americano. A fibra dietética pode diminuir o risco de várias doenças e condições, inclusive câncer, diabetes, diverculite e constipação Também, incluir doses adequadas de fibra em sua dieta pode te ajudar a limitar o consumo de calorias – esse nutriente ocupa espaço em seu estômago, fazendo com que se sinta satisfeito por mais tempo.

Sódio

Uma porção de farinha de mandioca contém 417 miligramas de sódio. A Associação Americana do Coração recomenda que você se limite a consumir 1500 mg por dia, para evitar o aumento da pressão sanguínea e diminuir o risco de infarto e derrame, e uma única porção de mandioca tem quase um terço desse limite. O seu corpo precisa de pouco sódio para funcionar, mas os americanos consomem duas vezes a mais que o limite sugerido, de acordo com o Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Imponha limites para o tamanho de suas porções quando for usar farinha de mandioca, evitando consumir muito sódio.

Vídeo:

Gostou das dicas?

E você, o que pensa sobre isso? Acha que a farinha de mandioca engorda? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (64 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...

6 comentários em “Farinha de Mandioca Engorda ou Emagrece?”

  1. Não entendi, a mandioca se faz farinha , o aipim se come cozido, frito, etc.nao tem nada haver com a mandioca que só faz a farinha de mandioca.

  2. Sou vegetariana há muitos anos, depois que passei a saborear farinha de mandioca com arroz, feijão e legumes, o grau de satisfação aumentou e passei a fazer somente 3 refeições ao dia.

  3. A titulo de contribuiçao, sugiro se informar melhor sobre a mandioca e seus derivados. Nos primeiros paragrafos tem algums informaçoes equivocadas. Sobre os diversos tipos de farinha, a tapioca e o polvilho, todos sao feitos da raiz da mandioca.
    No restante, ok. Eu precisava saber sobre os nutrientes, e nisso as informaçoes me atenderam.
    Att

Deixe um comentário