Dicas Para Emagrecer

Por que ficamos cansados ao comer muito doce?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Por que ficamos cansados ao comer muito doce? Essa é uma dúvida comum, em especial porque sempre associamos o consumo de açúcar ao aumento da energia.

Mas saiba que o corpo pode reagir ao consumo de doces de várias formas, e o cansaço, para algumas pessoas, é uma delas. 

Por isso, a seguir vamos entender porque comer doce pode causar cansaço, além de conhecer outras formas pelas quais o excesso de açúcar pode afetar a saúde e o bem estar.

Veja também: 5 sintomas da insulina alterada e tratamento

O açúcar dá energia?

Os açúcares, ou carboidratos, são a principal fonte de energia do corpo, e são necessários para o bom funcionamento do metabolismo.

Isso se deve ao fato de as nossas células utilizarem a glicose como combustível e na produção de ATP, uma forma de energia química usada nas reações do corpo.

Mas isso não quer dizer que são a única e nem mesmo a melhor fonte de energia que temos disponível.

Assim, outras macromoléculas, como proteínas e gorduras, podem ser usadas como fonte de energia pelo corpo, com efeitos diferentes no metabolismo.

Por que comer muito doce pode te deixar cansado?

Há uma explicação para o cansaço que sentimos após comer muito doce

Como vimos, é errônea a ideia de que o consumo de açúcares é a única forma de fornecer energia para o organismo. 

Além disso, ingerir grandes quantidades de carboidratos leva o corpo a produzir mais insulina, para evitar o excesso de açúcar no sangue.

Por isso, apesar de aumentar a energia no curto prazo, o excesso de açúcar pode causar cansaço, uma vez que os níveis de glicose caem rapidamente decorrente da ação da insulina, que leva a glicose do sangue para dentro das células.

Sinais do corpo

O excesso de açúcar, principalmente no longo prazo, pode causar alguns sinais no corpo de que algo não vai bem. Os principais são:

1. Obesidade

Essa é uma das principais consequências de uma alimentação rica em açúcar, e pode desencadear muitos problemas de saúde, direta e indiretamente, como:

  • Problemas articulares, por conta do excesso de peso sobre as articulações
  • Diabetes tipo 2, pois leva a problemas na metabolização de carboidratos
  • Doenças cardiovasculares, uma vez que a obesidade pode causar o acúmulo de placas gordurosas nas paredes dos vasos sanguíneos
  • Problemas hormonais, devido ao papel das células de gordura na produção de uma série de hormônios.

Além disso, a obesidade é um ciclo, pois os problemas hormonais e metabólicos causados por ela levam a um maior desejo de comer doces, o que, por sua vez, aumenta o ganho de peso.

2. Desequilíbrio da insulina

Quando você comer muito doce, os níveis de açúcar no sangue vão se elevar e, para manter o equilíbrio do organismo, o pâncreas vai liberar insulina. 

Quando isso ocorre de forma pontual, ou seja, de vez em quando, não costuma causar problemas.

Mas se for algo frequente, o pâncreas pode passar a trabalhar de forma excessiva, aumentando os níveis de insulina no sangue constantemente, gerando os conhecidos picos de insulina.

3. Resistência à insulina

Outra consequência do consumo de açúcares em excesso é a resistência à insulina, causada pela liberação constante do hormônio pelo pâncreas.

Isso ocorre porque as células do organismo ficam constantemente expostas ao hormônio, e acabam ficando resistentes a ele, o que faz com que seja necessário uma quantidade cada vez maior de insulina para manter os níveis de açúcar no sangue.

Assim, dois problemas podem ocorrer:

  • Pré-diabetes, que é um estágio onde os níveis de açúcar não são tão altos, mas já estão acima do normal.
  • Diabetes tipo 2, quando o corpo já não consegue controlar a glicemia. Nesse caso são necessários medicamentos para que a insulina funcione adequadamente.

4. Pressão arterial alta

O consumo de açúcar também tem relação com o aumento da pressão arterial

Em 2010, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, foi feita uma pesquisa que demonstrou a associação entre a pressão arterial alta e o alto consumo de açúcar. 

Assim, pessoas que sofrem com hipertensão devem reduzir o consumo de açúcar, preferencialmente com o auxílio de uma nutricionista.

Veja também: Açúcar é pior que sal para pressão alta, indica estudo.

Outros sintomas

Por sim, de acordo com alguns relatos, outros problemas podem ser causados pelo consumo excessivo de açúcar, como:

  • Resfriados constantes
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Problemas de pele
  • Dificuldade de concentração
  • Agitação
  • Irritabilidade
  • Problemas gástricos

Entretanto, o muitos desses sintomas estão ainda sendo estudados, e por isso não podemos afirmar com certeza que são decorrentes do consumo de açúcar em grande quantidade. 

Fontes e referências adicionais

Você sente os sintomas listados acima depois de comer muito doce? Costuma evitar ter esse hábito para cuidar de sua saúde? Comente abaixo!

4.7 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Publicado por
Dra. Patricia Leite