Por que ficamos cansados ao comer muito doce? Essa é uma dúvida comum, em especial porque sempre associamos o consumo de açúcar ao aumento da energia.
Mas saiba que o corpo pode reagir ao consumo de doces de várias formas, e o cansaço, para algumas pessoas, é uma delas.
Por isso, a seguir vamos entender porque comer doce pode causar cansaço, além de conhecer outras formas pelas quais o excesso de açúcar pode afetar a saúde e o bem estar.
Veja também: 5 sintomas da insulina alterada e tratamento
Os açúcares, ou carboidratos, são a principal fonte de energia do corpo, e são necessários para o bom funcionamento do metabolismo.
Isso se deve ao fato de as nossas células utilizarem a glicose como combustível e na produção de ATP, uma forma de energia química usada nas reações do corpo.
Mas isso não quer dizer que são a única e nem mesmo a melhor fonte de energia que temos disponível.
Assim, outras macromoléculas, como proteínas e gorduras, podem ser usadas como fonte de energia pelo corpo, com efeitos diferentes no metabolismo.
Como vimos, é errônea a ideia de que o consumo de açúcares é a única forma de fornecer energia para o organismo.
Além disso, ingerir grandes quantidades de carboidratos leva o corpo a produzir mais insulina, para evitar o excesso de açúcar no sangue.
Por isso, apesar de aumentar a energia no curto prazo, o excesso de açúcar pode causar cansaço, uma vez que os níveis de glicose caem rapidamente decorrente da ação da insulina, que leva a glicose do sangue para dentro das células.
O excesso de açúcar, principalmente no longo prazo, pode causar alguns sinais no corpo de que algo não vai bem. Os principais são:
Essa é uma das principais consequências de uma alimentação rica em açúcar, e pode desencadear muitos problemas de saúde, direta e indiretamente, como:
Além disso, a obesidade é um ciclo, pois os problemas hormonais e metabólicos causados por ela levam a um maior desejo de comer doces, o que, por sua vez, aumenta o ganho de peso.
Quando você comer muito doce, os níveis de açúcar no sangue vão se elevar e, para manter o equilíbrio do organismo, o pâncreas vai liberar insulina.
Quando isso ocorre de forma pontual, ou seja, de vez em quando, não costuma causar problemas.
Mas se for algo frequente, o pâncreas pode passar a trabalhar de forma excessiva, aumentando os níveis de insulina no sangue constantemente, gerando os conhecidos picos de insulina.
Outra consequência do consumo de açúcares em excesso é a resistência à insulina, causada pela liberação constante do hormônio pelo pâncreas.
Isso ocorre porque as células do organismo ficam constantemente expostas ao hormônio, e acabam ficando resistentes a ele, o que faz com que seja necessário uma quantidade cada vez maior de insulina para manter os níveis de açúcar no sangue.
Assim, dois problemas podem ocorrer:
Em 2010, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, foi feita uma pesquisa que demonstrou a associação entre a pressão arterial alta e o alto consumo de açúcar.
Assim, pessoas que sofrem com hipertensão devem reduzir o consumo de açúcar, preferencialmente com o auxílio de uma nutricionista.
Veja também: Açúcar é pior que sal para pressão alta, indica estudo.
Por sim, de acordo com alguns relatos, outros problemas podem ser causados pelo consumo excessivo de açúcar, como:
Entretanto, o muitos desses sintomas estão ainda sendo estudados, e por isso não podemos afirmar com certeza que são decorrentes do consumo de açúcar em grande quantidade.