Por que ficamos cansados ao comer muito doce?

Especialista da área:
atualizado em 28/04/2022

Por que ficamos cansados ao comer muito doce? Essa é uma dúvida comum, em especial porque sempre associamos o consumo de açúcar ao aumento da energia.

Mas saiba que o corpo pode reagir ao consumo de doces de várias formas, e o cansaço, para algumas pessoas, é uma delas. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, a seguir vamos entender porque comer doce pode causar cansaço, além de conhecer outras formas pelas quais o excesso de açúcar pode afetar a saúde e o bem estar.

Veja também: 5 sintomas da insulina alterada e tratamento

O açúcar dá energia?

Os açúcares, ou carboidratos, são a principal fonte de energia do corpo, e são necessários para o bom funcionamento do metabolismo.

Isso se deve ao fato de as nossas células utilizarem a glicose como combustível e na produção de ATP, uma forma de energia química usada nas reações do corpo.

Mas isso não quer dizer que são a única e nem mesmo a melhor fonte de energia que temos disponível.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, outras macromoléculas, como proteínas e gorduras, podem ser usadas como fonte de energia pelo corpo, com efeitos diferentes no metabolismo.

Por que comer muito doce pode te deixar cansado?

Cansada
Há uma explicação para o cansaço que sentimos após comer muito doce

Como vimos, é errônea a ideia de que o consumo de açúcares é a única forma de fornecer energia para o organismo. 

Além disso, ingerir grandes quantidades de carboidratos leva o corpo a produzir mais insulina, para evitar o excesso de açúcar no sangue.

Por isso, apesar de aumentar a energia no curto prazo, o excesso de açúcar pode causar cansaço, uma vez que os níveis de glicose caem rapidamente decorrente da ação da insulina, que leva a glicose do sangue para dentro das células.

Sinais do corpo

O excesso de açúcar, principalmente no longo prazo, pode causar alguns sinais no corpo de que algo não vai bem. Os principais são:

1. Obesidade

Essa é uma das principais consequências de uma alimentação rica em açúcar, e pode desencadear muitos problemas de saúde, direta e indiretamente, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Problemas articulares, por conta do excesso de peso sobre as articulações
  • Diabetes tipo 2, pois leva a problemas na metabolização de carboidratos
  • Doenças cardiovasculares, uma vez que a obesidade pode causar o acúmulo de placas gordurosas nas paredes dos vasos sanguíneos
  • Problemas hormonais, devido ao papel das células de gordura na produção de uma série de hormônios.

Além disso, a obesidade é um ciclo, pois os problemas hormonais e metabólicos causados por ela levam a um maior desejo de comer doces, o que, por sua vez, aumenta o ganho de peso.

2. Desequilíbrio da insulina

Quando você comer muito doce, os níveis de açúcar no sangue vão se elevar e, para manter o equilíbrio do organismo, o pâncreas vai liberar insulina. 

Quando isso ocorre de forma pontual, ou seja, de vez em quando, não costuma causar problemas.

Mas se for algo frequente, o pâncreas pode passar a trabalhar de forma excessiva, aumentando os níveis de insulina no sangue constantemente, gerando os conhecidos picos de insulina.

3. Resistência à insulina

Outra consequência do consumo de açúcares em excesso é a resistência à insulina, causada pela liberação constante do hormônio pelo pâncreas.

Isso ocorre porque as células do organismo ficam constantemente expostas ao hormônio, e acabam ficando resistentes a ele, o que faz com que seja necessário uma quantidade cada vez maior de insulina para manter os níveis de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, dois problemas podem ocorrer:

  • Pré-diabetes, que é um estágio onde os níveis de açúcar não são tão altos, mas já estão acima do normal.
  • Diabetes tipo 2, quando o corpo já não consegue controlar a glicemia. Nesse caso são necessários medicamentos para que a insulina funcione adequadamente. 

4. Pressão arterial alta

Pressão alta
O consumo de açúcar também tem relação com o aumento da pressão arterial

Em 2010, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, foi feita uma pesquisa que demonstrou a associação entre a pressão arterial alta e o alto consumo de açúcar. 

Assim, pessoas que sofrem com hipertensão devem reduzir o consumo de açúcar, preferencialmente com o auxílio de uma nutricionista.

Veja também: Açúcar é pior que sal para pressão alta, indica estudo.

Outros sintomas

Por sim, de acordo com alguns relatos, outros problemas podem ser causados pelo consumo excessivo de açúcar, como:

  • Resfriados constantes
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Problemas de pele
  • Dificuldade de concentração
  • Agitação
  • Irritabilidade
  • Problemas gástricos

Entretanto, o muitos desses sintomas estão ainda sendo estudados, e por isso não podemos afirmar com certeza que são decorrentes do consumo de açúcar em grande quantidade. 

Fontes e referências adicionais

Você sente os sintomas listados acima depois de comer muito doce? Costuma evitar ter esse hábito para cuidar de sua saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média 4,67)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

5 comentários em “Por que ficamos cansados ao comer muito doce?”

  1. Meus níveis de açúcar são normais, porém sinto muitos sintomas desagradáveis, cansaço, sono, fraqueza e indisposição,principalmente após come doces,e os médicos nunca souberam me explicar isso. Me preocupei depois que tive uma tontura após comer algodão doce.

    Responder
  2. Quando consumo doces, além do cansaço, sinto um tremor no corpo todo por dentro. olhando pelas mãos é quase imperceptível, mas por dentro é uma sensação bem ruim. Isso pode ter alguma ligação com o excesso de açucar? ( sou pré diabetica)

    Responder
  3. Não sou diabética e quase não consumo doces, porém quando faço ingestão de alimentos doces sinto muito sono e cansaço e nenhum médico soube me dizer porque já que todos os exames que fiz estão dentro da normalidade. Depois que a nutricionista eliminou o açúcar da minha dieta e emagreci 13 quilos voltei a sentir muito bem mas é só comer alguns poucos doces e o sono e o cansaço aparecem mais ou menos meia hora depois da ingestão.

    Responder
    • Acontece a mesma coisa comigo, não só com doces, após o almoço tem acontecido, é sempre 20 a 30 minutos depois de me alimentar. Não sou diabético, amanhã farei curva glicêmica.

      Responder