Por Que Trocar a Sua Xícara de Café Matinal por Matcha

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Se você é uma daquelas pessoas que precisa de três xícaras de café ou mais para passar o seu dia acordado, você pode querer considerar mudar para o matcha. Embora a bebida tenha recentemente chegado à moda nos últimos anos, ela já é um marco nas cerimônias do chá japonesas há séculos.

Além de ter um sabor encorpado e gramíneo, este pó fino tem mais cafeína e 10 vezes o valor nutricional do chá verde regular. Uma colher de chá é tudo o que é necessário para preparar uma xícara. Mas os benefícios não param por aí – o matcha é repleto de antioxidantes e oferece uma dose de cafeína mais estável do que o café. Vamos conferir em detalhes abaixo.

1. Matcha tem mais antioxidantes do que outros superalimentos

Mirtilos, açaí e espinafre não chegam nem perto da quantidade de antioxidantes encontrada em matcha. Estudos mostram que, com base no teste ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio), o matcha está em 1.573 unidades por grama, enquanto os mirtilos possuem uma classificação de apenas 93 unidades.

Além de ser cultivado e colhido de forma diferente do que o chá verde normal, o matcha é muito mais concentrado do que o chá de folhas soltas, permitindo-lhe desfrutar dos seus nutrientes na sua totalidade. O matcha contém 137 vezes mais antioxidantes do que o chá verde normal.

2. Ele não traz os efeitos colaterais do café

Nosso corpo absorve a cafeína do matcha de maneira diferente do que do café. O café aumenta o fluxo sanguíneo e, portanto, oxigênio no cérebro e nos tecidos, o que resulta no estado de alerta. Mas a aceleração dos nossos sistemas também vem com os efeitos colaterais da cafeína.

No entanto, o matcha contém um aminoácido chamado L-teanina (conhecido por reduzir a ansiedade e a pressão alta), que combate esses efeitos colaterais e ainda permite que o matcha forneça um foco estável e duradouro. E, ao contrário do café, o matcha é ao mesmo tempo calmante e energizante.

3. Ajuda na perda de peso

O chá verde contém o potente antioxidante EGCG (epigalocatequina galato), que tem demonstrado promover a perda de peso e estimular o metabolismo. Um pequeno estudo também sugeriu que o EGCG do matcha pode aumentar nossa capacidade de queimar gordura durante o exercício.

Embora sejam necessárias mais pesquisas em seres humanos, o chá matcha fornece um sabor rico e sutilmente doce sem a adição de açúcar como fazemos no café. Além disso, contém muito poucas calorias, tornando-se uma opção saudável em geral.

O matcha também oferece benefícios como combater doenças e desintoxicar, mas a qualidade do seu matcha pode fazer toda a diferença.

Você já tinha ouvido falar ou já experimentou o matcha alguma vez? Trocaria o seu café matinal por matcha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média: 3,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

3 comentários em “Por Que Trocar a Sua Xícara de Café Matinal por Matcha”

    • Não custa caro, é um produto natural que você encontra em lojas de produtos naturais e até em alguns mercados!