Por Que Você Não Deve Usar a Pegada Alternada ao Fazer Levantamento Terra

É muito comum ver pessoas na academia utilizando a pegada alternada – na qual uma mão usa a pegada supinada, e a outra a pegada pronada – enquanto pratica o deadlift (ou levantamento terra). Se você sempre utiliza esta pegada para fazer este exercício, pode acabar se lesionando. É melhor evitar fazer isso, pelo menos não durante todo o treino.

pronada-supinada

Acima, a pegada pronada, e abaixo a pegada supinada.

A pegada alternada pode ser mais forte e segura do que uma pegada normal, por evitar que a barra role em suas mãos e abra os seus dedos. No entanto, esse tipo de pegada pode promover alguns sérios riscos de desequilíbrio.

Ao puxar o peso desta forma, você sempre terá uma tendência a torcer o corpo ligeiramente quando se levanta no movimento do deadlift. O lado da mão com pegada supinada tenderá a girar para a frente, enquanto o lado da mão com pegada pronada girará para trás.

Isso pode não ser um problema se você usar a pegada alternada apenas de vez em quando, mas você corre o risco de desenvolver um desequilíbrio que pode acarretar algumas lesões se você fizer todos os seus levantamentos terra desta forma.

Em vez disso, faça o seu levantamento terra com a pegada pronada. Ela é uma pegada naturalmente mais fraca do que a alternada, o que não será necessariamente uma coisa ruim, uma vez que você vai reforçar a pegada com o tempo, treinando desta forma. Se você continuar tendo dificuldades para segurar a barra, aprenda a chamada pegada “hook”.

hook

A pegada hook trata-se de prender seu polegar entre a barra e seus primeiros 2-3 dedos. Pode ser um pouco doloroso nas primeiras vezes que você tentar. Mas uma vez que você tiver dominado a prática, verá que é muito mais forte e segura do que uma pegada normal e tão forte quanto a pegada mista ou alternada, se não for mais.

Você costuma praticar o levantamento terra em seus treinos de perna? Como faz a pegada, geralmente? Pretende mudá-la agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. o que fazer primeiro no treino de pernas ? EU SOU HELIO MOTA ….E SIGO O MUNDO BOA FORMA ! GOSTO MUITO DAS DICAS DE VCS.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*