Será que a regra dos três segundos vale para a realeza? Estamos falando daquela regrinha que diz que não tem problema comer um alimento dentro de poucos segundos após ele cair no chão.
Isso porque a princesa Charlotte, filha do príncipe William e da princesa de Gales, Kate Middleton, foi flagrada pegando um pedaço de sobremesa que caiu no chão e colocando a comida na boca logo em seguida. Na ocasião, ela estava na companhia da mãe, do pai e dos irmãos, George e Louis.
Entretanto, segundo alguns cientistas, a regrinha que diz que uma pessoa pode comer algo que caiu no chão há apenas três ou cinco segundos não é exatamente segura.
Pesquisadores da Universidade Rutgers apontaram que as bactérias podem se transferir para o alimento mesmo em uma fração de segundo. Entretanto, o tipo de superfície, o alimento e o tempo de contato fazem diferença nesse sentido.
Em um experimento, um pedaço de melancia apresentou a maior taxa de contaminação com até 97% em cinco segundos no piso cerâmico. No aço inox, com menos de um segundo, a contaminação já era de 91%. A explicação dos cientistas é que isso tem relação com a composição da fruta, que possui muito líquido e é pegajosa.
Por sua vez, as balinhas de goma de ursinhos são mais secas e registraram taxas de contaminação bem menores: 11% depois de cinco minutos no azulejo.
Entre os microrganismos presentes em um alimento que caiu no chão, a salmonela poderia aparecer, já que ela pode ser encontrada em comidas não higienizadas, no banheiro de casa e no chão da cozinha. Ela pode resultar em uma intoxicação alimentar e causar sintomas como diarreia, febre, náuseas, vômitos e dor de cabeça.
Para os cientistas, o risco de pegar uma doença infecciosa mais séria ao comer um pedaço de comida do chão é baixo, especialmente se for um chão conhecido, como o de casa, e que você sabe que foi limpo recentemente.
Por outro lado, o chão de outros locais, de um espaço aberto onde muitas pessoas pisam ou que não recebeu uma limpeza recente podem representar um problema.
No caso da princesa Charlotte, o risco é alto porque além do fato ter ocorrido em um espaço aberto, onde havia outras pessoas que provavelmente pisaram ali, a comida pareceu cair em um gramado, o que pode aumentar o risco de contaminação por bactérias. As informações são de O Globo.