Home » Suplementos » Emagrecimento » O Que São Lactobacillus Acidophilus?

O Que São Lactobacillus Acidophilus?

Lactobacillus

Os Lactobacillus Acidophilus fazem parte das bactérias do grupo dos Lactobacillus, que podem ser encontradas dentro do nosso organismo em regiões como a boca, o intestino, a vagina e principalmente no trato gastrointestinal alto.

  Continua Depois da Publicidade  

Por conterem componentes que podem ser benéficos ao corpo humano como a vitamina K, que atua na coagulação do sangue, no aumento da cicatrização e imunidade e no combate aos radicais livres, os Lactobacillus Acidophilus são classificados como substâncias que podem contribuir com o tratamento de diversos problemas de saúde. Vamos conhecer quais são eles?

Benefícios

Um dos benefícios associados ao consumo dos Lactobacillus Acidophilus é a prevenção e tratamento contra a diarréia. Algumas pesquisas apontam que a bactéria ajuda em casos de diarréia em adultos e crianças, causadas pela ingestão de alimentos contaminados ou associadas ao uso de medicamentos antibióticos.

Além disso, a utilização de probióticos na alimentação, grupo de bactérias em que os Lactobacillus Acidophilus estão incluídos, contribui para a prevenção de infecções gastrointestinais em adultos.

Também há indícios de que essa bactéria pode auxiliar em casos de infecções vaginais. Para o tratamento contra a vaginose bacteriana, doença que causa desequilíbrio na flora vaginal e aumento na concentração de bactérias no órgão genital feminino, pode ser usado um supositório com Lactobacillus Acidophilus. Tomar iogurtes com a presença das bactérias é outra forma de tentar amenizar o problema.

  Continua Depois da Publicidade  

Elas ainda são úteis para tratar infecções no trato urinário e as chamadas cistites, que são uma inflamação na bexiga, responsáveis por causar dor ou ardor ao urinar e aumento na frequência das idas ao banheiro para fazer xixi.

No organismo, os Lactobacillus Acidophilus substituem as bactérias benéficas ao corpo, que venham a ser destruídas por conta do consumo de antibióticos e ajudam na recuperação de doenças ocasionadas por outras bactérias.

Para as pessoas que possuem intolerância a lactose, a vantagem de usar os Lactobacillus Acidophilus é que eles oferecem uma enzima chamada lactase, que não é produzida pelo organismo dessas pessoas, e que é responsável pela quebra da lactose (açúcar do leite) em açúcares simples.

Outro ponto positivo deles é a melhoria que promovem no sistema imunológico do nosso organismo. Consumir iogurte, leite ou suplementos preparados com bactérias da família dos lactobacilos ajuda a reforçar a resposta natural da imunidade do nosso corpo.

Uma pesquisa conseguiu verificar que o uso de suplementos alimentares feitos a partir dessas bactérias foi eficiente, de maneira segura, para reduzir febre, tosse e o número de dias necessários do uso de antibióticos em crianças de três a cinco anos de idade.

Ainda há indicativos dos benefícios para o tratamento de desordem intestinal em pacientes idosos. Foi identificado que após o uso das bactérias houve melhora de sintomas clínicos e a restauração da flora bacteriana duodenal dessas pessoas (primeira parte do intestino delgado).

  Continua Depois da Publicidade  

Para os bebês, os Lactobacillus Acidophilus podem ser utilizados em casos de irritações provocadas pelo uso das fraldas.

Os Lactobacillus Acidophilus também atuam na diminuição de enzimas relacionadas à proliferação do câncer e contribuem com a nossa saúde cardiovascular.

Outros usos

Além desses benefícios citados acima, as propriedades dos Lactobacillus Acidophilus podem ser usadas no tratamento de diversos outros problemas de saúde, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Sinusite;
  • Bronquite;
  • Pneumonia;
  • Prevenção contra alergias;
  • Redução das altas taxas de colesterol;
  • Acne;
  • Resfriado;
  • Indigestão;
  • Úlcera;
  • Febre reumática.

Efeitos colaterais e recomendações

Apesar de serem considerados uma substância segura para a maior parte das pessoas, é importante conhecer algumas reações que podem ocorrer com o consumo dos Lactobacillus Acidophilus.

Alguns dos problemas que podem aparecer são gases, dores no estômago e diarréia. Em aplicações da substância feitas diretamente na vagina, há registro de casos de mulheres que sentiram queimadura ou irritação na região.

Por conta do risco do surgimento de infecções, pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou que tenham válvulas cardíacas artificiais devem comunicar o médico antes de começar a ingerir suplementos com essas bactérias.

O mesmo vale para as mulheres grávidas. Por mais que não haja fortes indícios de que os Lactobacillus Acidophilus possa causar reações adversas às gestantes, a recomendação é que o médico seja consultado antes que ela comece a fazer uso da substância.

O uso em recém-nascidos e crianças de até um ano de idade também deve ser previamente comunicado ao pediatra.

Interação com antibióticos

Quem faz o uso de certos medicamentos também precisa prestar atenção às interações que podem acontecer com os Lactobacillus Acidophilus. Por exemplo, o consumo simultâneo de antibióticos com essas bactérias pode destruí-las e impedir o efeito desejado no organismo.

Para evitar que isso aconteça, o indicado é tomar o suplemento de Lactobacillus Acidophilus pelo menos duas horas depois de ter usado o antibiótico.

Onde encontrar fora do organismo

Além de estar presente no corpo humano, é possível obter os Lactobacillus Acidophilus de maneira muito fácil através da ingestão de alguns alimentos que já fazem parte do nosso dia a dia e podem ser incorporadas facilmente à dieta.

Alguns exemplos deles são: iogurte, produtos laticínios como o leite e o queijo, além dos alimentos feitos à base da fermentação da soja como miso (ingrediente tradicional da culinária japonesa) e tempeh (comida típica da Indonésia geralmente usada por vegetarianos e veganos).

Os Lactobacillus Acidophilus ainda podem ser encontrados de outras maneiras, como na forma de suplementos ou medicamentos, em cápsulas, tabletes ou em pó, vendidos em farmácias ou lojas virtuais.

Para exemplificar: uma embalagem de um remédio feito à base de bactérias da marca Lactivos com 10 sachês pode ser comprada na internet pelo preço de R$ 51.

Você costuma consumir alimentos ou suplementos a base de Lactobacillus Acidophilus? Acha que são produtos importantes para o seu organismo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (72 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. Tenho intolerancia a lactose e consumo medicamento a base de lactobacilos, inclusive acidophilus, q esta carissimo. Vi outro , apenas com este lá , muito mais barato. Na composição, o primeiro dizia ter
    Lactobacillus acidophilus NCFM: 109, e o outro
    Lactobacillus acidophilus La-14
    É o mesmo lactobacilo?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*