Promensil Emagrece ou Engorda? Para Que Serve?

Promensil é um fitomedicamento, ou seja, um remédio de origem vegetal. O medicamento apresenta em sua composição o extrato seco das folhas da planta Trifolium pratense L., que é conhecida popularmente como trevo vermelho.

A composição de Promensil em detalhes

O remédio pode ser utilizado na suplementação alternativa ou complementar à terapia hormonal da menopausa para a diminuição da intensidade e frequência das ondas de calor, que são sintomas vasomotores associados à menopausa. As informações são da bula de Promensil.

Segue abaixo as especificações da composição do medicamento, que são apresentadas em sua bula:

Cada comprimido revestido contém: extrato seco de folhas de Trifolium pratense L. : 100 mg *; excipientes q.s.p : 1 comprimido. (celulose microcristalina, tocoferol, fosfato de cálcio monobásico, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, propilenoglicol, hipromelose, óxido de ferro vermelho, cera de carnaúba e água) * correspondente a 40 mg de isoflavonas totais.

E então, Promensil emagrece ou engorda?

Para entendermos de Promensil emagrece ou se o medicamento provoca a perda de peso, também consultamos a bula do remédio.

E, de acordo com as informações do documento, não podemos concluir que Promensil emagrece ou engorda, já que ele não afirma que o remédio traz reações que podem provocar, pelo menos de maneira direta, a diminuição ou a elevação do peso.

Além disso, o médico pós-graduado em homeopatia Charles Schwambach já afirmou que o medicamento provavelmente não engorda.

Entretanto, caso você perceba o seu tratamento com o Promensil engorda ou emagrece, especialmente se isso acontecer de maneira expressiva, informe o seu médico a respeito da problema para que ele verifique o que pode ter originado o efeito e como você deve proceder a partir de então.

Lembrando que tanto o ganho de peso quanto a diminuição de peso significativa representam problemas para a saúde.

Segundo a médica endocrinologista e metabologista Andressa Heimbecher Soares, um dos sintomas da menopausa em algumas mulheres pode ser justamente o aumento de peso.

Heimbecher afirmou ainda que os cientistas sabem há muito tempo que os baixos níveis de estrógeno característicos da menopausa podem provocar mudanças na região em que a gordura é armazenada no corpo da mulher, deixando de ser nos quadris e passando a ser na região abdominal.

Conforme a endocrinologista, a diminuição do estrogênio em decorrência da menopausa também pode reduzir a taxa de metabolismo basal, que é a taxa do metabolismo em queimar calorias.

Portanto, é possível que uma elevação de peso durante o tratamento possa ocorrer como sintoma da menopausa e não por ser uma reação do remédio Promensil. De qualquer forma para saber mesmo qual é o motivo de um aumento ou redução de peso, só consultando o médico.

Efeitos colaterais de Promensil

Agora que já analisamos se o Promensil emagrece ou engorda, podemos, a partir de informações da bula do medicamento, conferir que o Promensil pode provocar os seguintes efeitos colaterais:

Reações de frequência rara – observadas entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam o medicamento:

  • Alterações gastrointestinais como dor de estômago, enjoos (náuseas) e diarreia;
  • Leve sangramento vaginal ou nasal;
  • Reações de hipersensibilidade (alergia) como manchas elevadas (erupção), vergões com coceira (urticária) e coceira na pele.

Ao experimentar qualquer um dos efeitos colaterais mencionados acima ou ainda algum outro tipo de reação adversa, procure rapidamente o auxílio do médico, mesmo que os sintomas não aparentem ser graves. Isso é importante para ter certeza de que eles realmente não são sérios e verificar direitinho como deve proceder a partir de então.

Contraindicações e cuidados com Promensil

O medicamento não pode ser utilizado por pessoas que tenham hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes de sua fórmula e por mulheres que se encontrem no período do aleitamento de seus bebês.

As mulheres que estiverem gestantes podem usar o remédio somente sob a orientação do médico. Nos casos em que a gestação ocorrer durante o tratamento ou depois do seu término, o médico deverá ser informado.

A mulher não pode engravidar depois da instalação da menopausa, entretanto, pode ficar grávida quando encontrar-se no período do climatério, fase em que ela ainda está entrando na menopausa e na qual aparecem sintomas como dor de cabeça, ondas de calor e menstruação irregular.

É necessário informar ao médico caso esteja utilizando qualquer outro tipo de medicamento, suplemento ou planta medicinal para que o profissional verifique se não existem riscos de interação entre Promensil e a substância em questão.

Por exemplo, o fitomedicamento pode interagir com o tamoxifeno (podendo diminuir a sua eficácia), com anticoagulantes, agentes trombolíticos e a heparina de baixo peso molecular (podendo provocar o aumento do sangramento) e com contraceptivos com estrogênio (podendo alterar a sua eficácia contraceptiva).

Promensil pode ser comercializado somente com a apresentação da receita médica. Portanto, só utilize o medicamento nos casos em que o seu médico indicar, lembrando que se automedicar é perigoso para a saúde.

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o Promensil engorda ou emagrece? Já percebeu um desses efeitos ao usar o medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

1 comentário em “Promensil Emagrece ou Engorda? Para Que Serve?”

  1. Estou tomando promensil a três meses e não alterou meu peso. Também, não senti mudança significativa nos sintomas da menopausa, principalmente o calorão e a libido, que tem sido minhas piores experiência nessa fase. Hoje comprei a quarta caixa e será a última se não sentir melhora significativa . Aí vou apelar para o tratamento hormonal.

Deixe um comentário