Pulmonil emagrece? Efeitos colaterais e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2021

Os suplementos estão cada vez mais presentes como reforço nutricional para praticantes de exercícios físicos, principalmente para aquelas pessoas que lutam contra a balança. Nesse sentido, o Pulmonil vem ganhando notoriedade, por prometer auxiliar no emagrecimento. Mas, será que ele realmente funciona? Que riscos ele oferece à saúde?

  Continua Depois da Publicidade  

O que é o Pulmonil?

Pulmonil comprimidos emagrece

O Pulmonil é um medicamento, absorvido de forma oral, que age aumentando a pressão sanguínea de modo a promover vasodilatação e termogênese. Por isso, ele acelera o metabolismo e permite, em tese, maior facilidade na queima de gordura.

No entanto, é preciso saber que o Pulmonil é um medicamento de uso veterinário – o cavalinho na embalagem do produto certamente entrega a informação – e a indicação é que ele seja utilizado como broncodilatador (relaxa os brônquios, permitindo uma maior passagem de ar nas vias aéreas inferiores).

Como o Pulmonil age no emagrecimento?

Pulmonil emagrecimento

Em primeiro lugar, o pulmonil, ou o princípio ativo conhecido como Clenbuterol, induz o aumento da temperatura corporal por ser um medicamento classificado como amina simpaticomimética. Dessa forma, há um aumento do funcionamento metabólico, causando a liberação de energia na forma de calor.

Assim, a gordura pode ser queimada mais rápido, resultando na redução do tecido adiposo, em decorrência dessa atividade termogênica promovida pelo Clenbuterol.

Essa ação se assemelha aos efeitos da adrenalina, hormônio produzido pelo nosso corpo que age estimulando o sistema nervoso simpático. Desse modo, há aumento da pressão sanguínea e frequência cardíaca que elevam a temperatura corporal.

Para quem o Pulmonil é recomendado?

Fisiculturistas e pulmonil

Essa é uma resposta um pouco óbvia para um produto destinado ao uso veterinário. Portanto ele é recomendado para uso em animais.

Entretanto, fisiculturistas e atletas aproveitam que o Pulmonil emagrece e o utilizam com acompanhamento médico, de forma responsável, e com doses adequadas para as suas necessidades, evitando assim consequências negativas para a saúde, como a hipertrofia cardíaca por exemplo.

O medicamento pode facilitar a construção muscular e, portanto, ajudar a definir ainda mais os músculos. Além disso, o Pulmonil não deve ser reconhecido como poderoso esteroide, ele é usado apenas para apoiar a ação de outros suplementos para o aumento de massa magra.

Nesse sentido, vale lembrar que ainda não há comprovações sobre os benefícios do medicamento para a hipertrofia, mas os resultados do Pulmonil no emagrecimento já foram comparados aos termogênicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode encontrá-lo em versões gel, spray, comprimidos e líquidos. Para fins estéticos, pode ser encontrado de forma injetável. Assim, o Clenbuterol pode permanecer no organismo dos usuários por aproximadamente 35 horas já que possui uma meia-vida longa.

Mas lembrando mais uma vez que o Pulmonil é um medicamento de uso veterinário, portanto não é adequado ao uso humano.

Esportistas – Como podem tomar o Pulmonil?

Mulher correndo

A forma de como ministrar esse medicamento requer atenção, pois se houver incompatibilidade com o seu organismo, poderá trazer consequências.

A utilização mais adequada dessa substância é em ciclos, pois o consumo contínuo pode comprometer a continuidade dos efeitos, já que o organismo começa a se “acostumar”.

Por isso, o mais comum é fazer duas semanas de ciclo e duas semanas “limpas”, sem a ingestão de Pulmonil, até que o seu corpo se recupere e você possa iniciar um novo ciclo.

Para aqueles que desejam perder peso, recomenda-se a ingestão de 40 a 120 mcg por dia. De maneira segura, as dosagens devem ser aumentadas de forma gradativa, evitando alcançar doses excessivas e, assim, prevenindo reações adversas mais graves.

Dessa forma, é comum uma variação nos ciclos de acordo com os objetivos, gênero e até experiência de cada indivíduo. Mas, não é recomendado tomar o Pulmonil por mais de 16 semanas.

Além disso, a sua dosagem nunca deve exceder 200mcg. Em relação às mulheres, recomenda-se dosagem de 10 mcg a 40 mcg, no máximo, enquanto pessoas experientes podem consumir de 60 a 140 mcg.

  Continua Depois da Publicidade  

Um ciclo de 15 dias começa com uma dosagem de 40 mcg no primeiro dia, 60 mcg no segundo, 80 mcg no terceiro, 100 mcg no quarto e 120 mcg no quinto dia em diante, até o 15º dia.

Para diminuir os efeitos colaterais causados pelo Clenbuterol, algumas pessoas fazem uso de outros medicamentos como os anti-histamínicos. Porém, é importante que você realize um acompanhamento com um médico, pois apenas ele saberá lidar, de maneira eficiente, com as consequências promovidas pelo Clenbuterol.

Efeitos colaterais do Pulmonil

Saúde do coração com pulmonil

Como explicamos no início deste texto, o Pulmonil emagrece, mas não é um medicamento criado com o propósito da perda de peso, e sim para tratar problemas respiratórios em animais. Por isso, pessoas que utilizam sem orientação podem apresentar efeitos colaterais graves.

Dentre os principais efeitos, foram relatados taquicardia, tremores, taquipneia (aceleração do ritmo respiratório), câimbras musculares, enxaquecas, enjoos, vômitos, aumento de pressão sanguínea, ansiedade, insônia, dores de cabeça, febre, boca seca, vertigens e tonturas.

Além disso, o uso do medicamento pode ser um fator desencadeante de problemas mais graves, como infarto do miocárdio, estreitamento dos vasos sanguíneos ao redor de órgãos como coração, fígado ou pulmões, acidente vascular cerebral (AVC) e intoxicações, que podem levar a morte.

Dentre os cuidados a serem tomados, é importante não consumir logo antes dos treinos, pois ele pode interferir na respiração e no bem-estar, devido à sensação de desconforto respiratório.

Um ponto importante é que a interrupção repentina do Pulmonil pode promover o ganho de peso, uma vez que o seu organismo pode se acostumar com a presença do medicamento, e isso pode ocasionar o retorno do peso perdido durante o ciclo.

Inclusive, conforme um estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina Veterinária, pesquisadores alimentaram ratos com carne de coelho repleta de Clenbuterol por 35 dias. Assim, foram observadas alterações estruturais do fígado e coração, como o engrossamento de fibras, além de um notável ganho de peso.

Ou seja, se você utiliza esse medicamento e quer terminar o tratamento, a melhor opção é reduzir as dosagens gradualmente.

Tendo em vista todos os riscos graves citados neste tópico e ressaltando que o Pulmonil não foi feito para emagrecer, além de não ser apropriado para uso humano, podemos concluir que não vale a pena utilizar o medicamento.

Contraindicações do uso do Pulmonil

Sinal de atenção

Os grupos contraindicados para a utilização do pulmonil são comuns para outros medicamentos, e isso inclui gestantes, portadores de doenças cardiovasculares e hipertensão, arritmias cardíacas e até diabetes.

Por isso, recomenda-se consultar o seu médico para saber se não há problemas em utilizar Pulmonil, principalmente se você sofre com alguma condição específica de saúde ou está tomando outros remédios.

Distribuição do Pulmonil pelo mundo

Em muitos países, como nos Estados Unidos, Austrália, e até mesmo na Europa, o uso de Pulmonil só é recomendado para uso veterinário, em tratamentos de asma. Adquirir o medicamento pode não ser uma tarefa fácil aqui no Brasil, já que o Clenbuterol também é destinado apenas para o uso veterinário.

No entanto, é importante ressaltar que o Pulmonil emagrece, mas não será o principal responsável pela redução de seu peso. Assim, a forma mais saudável e segura de perder peso e ganhar massa é seguindo uma dieta adequada e fazendo atividades físicas com acompanhamento qualificado. Lembre-se, a sua saúde vem em primeiro lugar.

Como acelerar o metabolismo e emagrecer de forma natural

alimentos termogênicos
alimentos termogênicos

Acelerar o metabolismo através do uso de medicamentos pode trazer diversos riscos à saúde. Por isso, todas as opções devem ser estudadas e bem avaliadas, inclusive a alternativa de acelerar o metabolismo apenas com mudança no seu estilo de vida.

Porém, algumas pessoas não conseguem ter uma perda de peso considerável ou ficam muito ansiosas para ver os resultados e, por isso, utilizam medicamentos para este fim. Mas, o ideal é saber se ele realmente funciona e ter certeza de que não se trata de algo que pode prejudicar a sua saúde.

Para alcançar o objetivo de perder peso de forma natural, existem algumas recomendações simples:

  • Aumentar a quantidade de proteínas ingeridas;
  • Hidratar-se de maneira correta;
  • Procurar incluir alguns chás específicos na dieta diária, como o de cúrcuma, gengibre e o chá verde;
  • Além disso, outra opção é tomar café sem açúcar, já que a cafeína tem ação termogênica, ou ainda fazer sucos que aceleram o metabolismo.

Há também alimentos que podem acelerar o metabolismo. Por exemplo, o brócolis tem uma boa concentração de clorofila, um fitonutriente que ajuda a desintoxicar o fígado e elevar a captação de oxigênio no sangue, aumentando a produção de energia.

Fontes e referências adicionais

Você conhece alguém que tenha utilizado o Pulmonil para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média 4,07)
Loading...

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário