A lipoescultura é um procedimento realizado por um cirurgião plástico, que vem se tornando cada vez mais comum, mas você já se perguntou quanto ela custa?
Essa dúvida é bastante frequente, principalmente quando lembramos que a cirurgia pode ser feita em várias partes do corpo.
Então, a seguir iremos entender um pouco melhor como funciona a lipoescultura, quais os tipos e quanto custa o procedimento.
Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura
Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, e por isso vamos abordar cada uma separadamente:
- Na lipoaspiração, a gordura localizada é aspirada, utilizando uma cânula;
- Já na lipoescultura, que pode ser considerada uma subcategoria da lipoaspiração, a gordura não é apenas retirada da região desejada, mas sim transferida para um local onde se deseja valorizar com mais volume, como por exemplo os glúteos, e até para preenchimentos faciais.
Entretanto, é importante lembrar que a lipoescultura não é um tratamento para perda de peso, e só é recomendada para melhorar o contorno corporal de pacientes dentro da faixa de peso ideal para idade ou um pouco acima.
Indicações da lipoescultura
A lipoescultura é um procedimento cirúrgico indicado para quem deseja eliminar a gordura localizada, e transferi-la para outro local.
Mas para isso, alguns critérios devem ser preenchidos, como:
- Ser maior de 18 anos;
- Não fumar, ou ter parado duas semanas antes do procedimento, uma vez que o cigarro afeta a circulação sanguínea e a cicatrização;
- Não apresentar problemas que afetem a coagulação do sangue e nem a cicatrização.
Além disso, é necessário que o médico explique de forma bem clara quais os resultados esperados, para que a pessoa não crie expectativas exageradas.
Vantagens da lipoescultura
A lipoescultura é um procedimento considerado mais vantajoso do que a lipoaspiração convencional, e seus principais benefícios são:
- São realizados dois procedimentos estéticos em uma mesma cirurgia;
- É necessário apenas um único pré e pós-operatório;
- Melhora do contorno corporal, dando mais harmonia e definição;
- Alguns casos podem ser feitos sem anestesia geral;
- Recuperação rápida;
- Normalmente, com poucos desconfortos, inchaços e hematomas;
- Cicatrizes pequenas, quase que invisíveis.
A lipoaspiração
Como a lipoescultura envolve inicialmente a lipoaspiração, vamos agora discutir um pouco mais sobre este procedimento.
A lipoaspiração nada mais é do que a aspiração da gordura localizada, feita através de uma cânula. Mas existem diferentes técnicas para retirar a gordura, que visam oferecer um melhor resultado e uma recuperação mais tranquila, com menos dores.
São elas:
- Vibrolipoaspiração: Esse tipo de lipoaspiração utiliza a vibração da cânula para otimizar a extração da gordura. Ela é escolhida por oferecer menos dores e sangramentos, porém, o seu preço é superior;
- Lipoaspiração ultrassônica: Nesse tipo se utiliza o ultrassom para preparar a gordura a ser aspirada na sequência. Esse procedimento também causa menos dores e sangramento, porém, deve-se considerar a possibilidade de queimaduras e lesões devido ao uso do ultrassom;
- Lipoaspiração a laser: Esse tipo se assemelha à ultrassônica, mas com a utilização do laser para facilitar a aspiração da gordura. Entretanto, não é tão fácil encontrar estabelecimentos que realizem o procedimento;
- Hidrolipoclasia: Essa técnica é realizada sem cânula, através da injeção de soro fisiológico, ou até mesmo água destilada, na gordura localizada. Em seguida, faz-se a ultrassom, com o objetivo de quebrar as células de gordura, que serão eliminadas pelo organismo;
- HLPA: Também conhecido como mini-lipo, a HLPA, nada mais é que a junção da hidrolipoclasia com a lipoaspiração tradicional. Este método causa menos dores, já que o ultrassom possibilita efeito analgésico e até anti-inflamatório, e é recomendada para determinadas regiões do corpo, já que é realizada em pequenas áreas.
Principais regiões
Veja abaixo as principais partes do corpo que são submetidas à lipoescultura.
- Braços;
- Dorso;
- Abdômen;
- Glúteos;
- Quadril;
- Coxas;
- Mamas;
- Pescoço;
- Face (bochechas);
- Flanco;
- Tornozelos.
Quanto custa uma lipoescultura?
Os preços da lipoescultura podem variar de acordo com as clínicas e regiões do corpo onde será realizado o procedimento. Mas no geral, o preço fica entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00. Mas estes preços podem estar defasados, portanto não há garantia que ainda serão os mesmos atualmente.
Mas é importante lembrar que a lipoescultura é um procedimento cirúrgico, e que seu valor envolve ao infraestrutura, a equipe profissional e os materiais e medicamentos utilizados. Então, clínicas que cobram valores muito abaixo do mercado devem ser vistas com desconfiança.
Riscos e possíveis complicações
A lipoescultura é uma cirurgia considerada segura, e não costuma trazer muitas complicações. No entanto, as complicações mais frequentes e consideradas normais da lipoescultura são os hematomas e a dor, que desaparecem após algumas semanas.
Além disso, deve-se tomar bastante cuidado com o local da cirurgia, para evitar infecções e para garantir uma boa cicatrização.
Os principais cuidados são:
- Manter a cicatriz limpa e seca, seguindo as orientações médicas;
- Evitar exposição ao sol.
Resultados antes e depois
Veja a seguir alguns resultados do procedimento.














