Quer emagrecer mais rápido? Por que incluir musculação no seu plano

Especialista:
atualizado em 03/11/2020

A musculação é considerada pelos especialistas uma das melhores formas de perder peso. Bem como a perda de gordura, este tipo de treino ajuda a aumentar sua força muscular.

Simultaneamente ao crescimento de sua popularidade, pesquisas têm ajudado a comprovar a eficácia de um levantamento de peso.

Descubra como montar uma rotina de exercícios de levantamento de peso, bem como os benefícios de um treino de resistência. Seu corpo cada vez mais forte!

Treino de resistência neutraliza a perda muscular por causa da idade

Que exercícios são essenciais para a perda de peso você já sabe. Por outro lado, quando se trata da musculação, muitos ainda duvidam e não sabem como fazer musculação para emagrecer. Isso porque a principal missão deste tipo de treino é fortalecer os seus músculos.

No entanto, apostar em um treino de resistência pode ser muito útil a longo prazo. Pesquisas mostram que a musculação ajuda a aumentar a força, mas também melhora o tamanho dos músculos.

Além disso, este treino de resistência pode ajudar a neutralizar a perda muscular relacionada à idade.

Com uma rotina de treinos baseada apenas em exercícios aeróbicos, geralmente você perde gordura, mas músculos também. Sendo assim, essa perda de músculo pode desacelerar seu metabolismo. O treino de resistência ajuda a evitar isso.

Ajuda a aumentar a sensitividade a insulina

Da mesma forma que ajuda pessoas querendo perder peso, o treino de resistência pode ser uma mão na roda para quem tem diabetes. Esse tipo de exercício também aumentará sua sensibilidade à insulina, o que ajuda a manter o controle do peso.

Seguundo a Associação Americana de Diabetes (ADA) e o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM), este treino pode beneficiar, de forma significativa, pacientes com diabetes do tipo 2.

De acordo com as organizações, o treino de resistência ajuda no controle glicêmico, com redução da hemoglobina glicosilada (HbA1c). Além disso, ele promove um aumento da massa muscular, bem como a redução da massa gorda.

Por que a musculação ajuda você a perder peso?

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São vários os fatores que fazem com que o treino de resistência seja ideal para a perda de peso. Primeiramente, este tipo de treino aprimora o metabolismo do seu corpo.

Isso ocorre porque seu corpo é forçado a gastar calorias. Do mesmo modo, enquanto gasta estas calorias, o levantamento de peso mantém seus músculos. Sendo assim, após o treino, seu corpo gasta energia extra para reparar estes músculos.

Em suma, o treinamento de resistência faz com que seu corpo esteja constantemente preparado para perder calorias. Além disso, seus músculos ficam mais resistentes. Isso porque músculos treinados não se cansam tão rapidamente.

Enfim, o treino de resistência melhora seu metabolismo, deixa seus músculos mais resistentes e ainda mais fortes. Tudo isso dando aquela ajuda extra na hora de perder peso!

Você pratica levantamento de peso? Vem perdendo peso ou não? Conte sua experiência nos comentários!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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