Ranitidina emagrece ou engorda? Dá sono?

Especialista:
atualizado em 10/11/2020

Entenda se é verdade que Ranitidina emagrece ou engorda, veja se esse medicamento dá sono, para que serve e alguns possíveis efeitos colaterais.

Antes de mais nada, vamos entender para que serve a Ranitidina. A Ranitidina é um medicamento que exige a apresentação da prescrição branca comum, cujas indicações referem-se ao:

  • Tratamento de úlceras de estômago ou de duodeno, incluídas as associadas ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais;
  • Úlcera duodenal associada à infecção pela bactéria Helicobacter pylori;
  • Tratamento de problemas causados pelo refluxo de ácido do estômago para o esôfago (esofagite) e outras condições que causam dor ou desconforto, algumas vezes conhecidos como indigestão, dispepsia (dificuldade na digestão dos alimentos) ou azia;
  • Tratamento de úlceras pós-operatórias;
  • Síndrome de Zollinger-Ellison, caracterizada por úlceras graves, extrema acidez gástrica e tumores das células do pâncreas secretoras de gastrina (hormônio presente na secreção gástrica);
  • Tratamento de dispepsia episódica crônica, doença caracterizada por dor epigástrica (na parte alta do abdômen) ou retroesternal (atrás do osso esterno, que fica no meio do peito). associada às refeições ou a distúrbios do sono;
  • Prevenção de úlceras que surgem como efeito colateral de agentes anti-inflamatórios não esteroidais, como alguns medicamentos para tratamento de artrite, na prevenção de sangramentos decorrentes de úlcera péptica;
  • Úlcera causada por estresse em pacientes em estado grave;
  • Prevenção da síndrome de Mendelson, que envolve distúrbios pulmonares produzidos pela aspiração de secreção gástrica pelo trato respiratório.

Para comprar o remédio, é necessário apresentar a prescrição médica branca comum. Aliás, aproveite para conhecer também outras opções de remédio para esofagite, de remédio para gastrite e de remédio para refluxo, três das principais indicações da Ranitidina.

O mecanismo de ação da Ranitidina

Remédio

A bula do Cloridrato de Ranitidina, disponibilizada pela Anvisa, informa que a ranitidina “reduz a quantidade de ácido produzida no estômago. Isso favorece a cicatrização da gastrite e das úlceras pépticas do estômago e do duodeno, além de prevenir complicações”.

Será que Ranitidina engorda?

Para descobrirmos se a Ranitidina emagrece ou engorda, resolvemos consultar o que a bula do medicamento da Cimed nos conta a respeito disso.

Pois bem, o documento não menciona a possibilidade de que o remédio provoque efeitos colaterais associados de maneira direta ao aumento de peso. Ou seja, não há como dizer que a Ranitidina engorda, ao menos diretamente.

E a Ranitidina emagrece?

Por outro lado, a bula informa que uma perda de apetite mais severa que a usual é uma das possíveis reações que o medicamento pode causar.

Entretanto, isso não é comum e nem pode ser considerado algo bom: o documento classifica essa perda de apetite mais severa que a usual como uma das reações muito raras da Ranitidina, ou seja, ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que usam o remédio.

Além disso, ao lado de outros sinais como náuseas, vômitos, icterícia (pele e olhos amarelados) e urina de coloração escura, a perda de apetite mais severa que o usual pode ser um dos sintomas de que o paciente desenvolveu hepatite (inflamação no fígado).

Ou seja, usar a Ranitidina para emagrecer não é uma saída viável ou saudável.

Portanto, se você deseja perder peso, faça isso de maneira segura, por meio de uma alimentação saudável e da prática frequente de atividades físicas, contando sempre com o acompanhamento de profissionais de saúde capacitados.

Por fim, tomar qualquer medicamento sem precisar apenas para tentar perder peso é uma atitude que representa riscos graves para a saúde.

A Ranitidina dá sono?

A bula do Cloridrato de Ranitidina da Cimed não lista a sonolência ou o aumento do sono como uma das reações adversas que podem ser provocadas pelo medicamento.

Entretanto, se você perceber que a Ranitidina á sono para você, ou seja, que o seu sono aumento durante o tratamento, informe o seu médico a respeito do problema para checar se isso pode ter algo a ver com o medicamento e saber o que fazer para reverter a situação.

Posologia, efeitos colaterais e outros cuidados

Para conhecer melhor para que serve, as indicações do medicamento, saber qual é a sua posologia e quais os efeitos colaterais, contraindicações e cuidados que devemos ter ao longo do tratamento, leia a bula completa de Ranitidina disponível no bulário da Anvisa.

Você já tinha ouvido falar que a Ranitidina emagrece ou engorda? Conhece alguém que tenha usado e afirme isso? Então, comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Atualmente, é pós-graduando de Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema de Juiz de Fora-MG. No momento, atua em vários municípios do estado do Rio de Janeiro como na capital, Niterói, Magé e Araruama. Dr. Marcos Marinho tem experiência em setores variados de sua especialização e continua em constante aprendizado e evolução para ser uma referência da área. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário