Receita de almôndega de lentilha light

Especialista da área:
atualizado em 26/05/2022

A lentilha é um alimento nutritivo que pode aparecer de diferentes maneiras na dieta. Por exemplo, você pode cozinhar a leguminosa, fazer uma pasta de lentilha para comer com torradas ou uma sopa de lentilha para um dia frio. 

Outra opção deliciosa é usar o alimento para fazer uma almôndega vegetariana. Na receita que vamos conhecer, a leguminosa ganha a companhia da cenoura, da cebola e de temperos como salsinha, pimenta-do-reino e páprica defumada.

  Continua Depois da Publicidade  

Sem farinha de trigo em sua lista de ingredientes, a preparação pede trigo sarraceno, farinha de linhaça dourada e farinha de lentilha para ajudar a modelar as bolinhas.

Mais do que uma opção para quem não come carne, o prato também é uma forma diferente e saborosa de usar a lentilha na dieta. Especialmente para quem normalmente não vai muito com a cara do alimento.

Aprenda a fazer almôndega de lentilha light com o passo a passo a seguir, corra até a cozinha para colocar a mão na massa e prove como ela fica!

Almôndega de lentilha

Almôndega de lentilha light

Almôndegas para uma refeição vegana ou vegetariana. Uma maneira saborosa de aproveitar a lentilha!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 30 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 283 kcal

Equipamento

  • Processador de alimentos
  • Tigela
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em 180º C. Junte a lentilha, a cebola, a cenoura, o azeite, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino no processador. Pulse ligeiramente até incorporar os ingredientes.
  • Então, transfira a mistura para uma tigela e acrescente o trigo sarraceno, a farinha de linhaça, a farinha proteica de lentilha e a salsinha.
  • Misture tudo com as mãos e modele a massa no formato de bolinhas. Distribua as almôndegas em uma assadeira untada, deixando espaços entre elas.
  • Leve ao forno para assar até dourar. Na metade do processo, vire as almôndegas para que dourem de todos os lados.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Almôndega de lentilha light
Quantidade por Porção
Calorias 283 Calorias da Gordura 99
% Valores Diários*
Gordura Total 11g17%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 6g
Sódio 30mg2%
Potássio 461mg10%
Carboidratos 39g13%
Fibras 14g56%
Açúcar 3g
Proteína 10g20%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave almôndega de lentilha, almôndega de lentilha light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário