Receita de bolinho de casca de batata

publicado em

Ter o hábito de aproveitar os alimentos ao máximo, utilizando inclusive as cascas dos ingredientes sempre que possível, é uma atitude sustentável que faz bem à saúde. Afinal, as cascas de diversos legumes e frutas possuem nutrientes importantes.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os benefícios da casca de batata. No entanto, também é possível que ainda não tenha encontrado uma maneira saborosa de aproveitá-la ou queira conhecer novas receitas com ela.

Então, você certamente vai gostar da nossa sugestão de bolinho salgado. Ele combina a casca de batata com outros vegetais como cebola e cenoura. Para completar, a receita também pede ovos, farinha de trigo integral e fermento.

Além disso, para garantir que o prato fique bem gostoso, utilize temperos naturais como pimenta-do-reino, cheiro-verde (salsinha e cebolinha) e/ou outros da sua preferência. 

Confira a lista de ingredientes em detalhes, aprenda o passo a passo do bolinho de casca de batata e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

  Continua Depois da Publicidade  
Bolinho de casca de batata

Bolinho de casca de batata

Uma receita que permite aproveita a casca da batata. Um bolinho salgado que combina com qualquer hora do dia!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 15 minutes
Tempo de Espera 45 minutes
Tempo Total 1 hour
Refeição Acompanhamento, Lanche
Porções 10
Calorias 205 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Escorredor
  • Liquidificador
  • Bacia
  • Assadeira antiaderente

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Lave os ingredientes conforme a necessidade. Cozinhe as cascas de batata em uma panela com água fervente por alguns minutos, até que elas fiquem amolecidas.
  • Após cozinhar, coloque as cascas de batata em um escorredor e deixe escorrer.
  • Feito isso, junte as cascas de batata e os ovos no liquidificador. Bata bem, até ficar homogêneo.
  • Então, transfira a mistura para uma bacia grande. Acrescente a cebola, a cenoura e misture bem. Junte a pimenta-do-reino, a salsinha, a cebolinha e o sal. Mexa para incorporar os temperos.
  • Adicione o fermento e misture bem novamente. Então, coloque a farinha e mexa bem a massa até ela ficar homogênea. Com as mãos, modele no formato de bolinhos.
  • Distribua os bolinhos em uma assadeira antiaderente untada com um pouquinho de azeite. Leve para assar por aproximadamente 35 minutos no forno preaquecido em 200º C.
  • Se preferir, você também pode assar os bolinhos na AirFryer. Neste caso, recomenda-se colocar um pouquinho de azeite por cima deles e programar o aparelho para aproximadamente 25 minutos em 180º C.
  Continua Depois da Publicidade  

Notas

  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você modelar os bolinhos.

Informação Nutricional

Nutrition Facts
Bolinho de casca de batata
Amount Per Serving
Calories 205 Calories from Fat 27
% Daily Value*
Gordura Total 3g5%
Gordura Saturada 1g5%
Trans Fat 0.003g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Cholesterol 33mg11%
Sódio 381mg19%
Potássio 129mg3%
Carbohydrates 41g14%
Fibras 6g24%
Açúcar 2g
Proteína 6g12%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolinho assado, bolinho de casca de batata
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário