5 benefícios da casca de batata, como usar, receitas e dicas

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2022

Batata frita, cozida, no purê, na sopa… A batata é um dos tubérculos mais consumidos mundialmente, mas será que estamos o usando em sua totalidade? Estamos aproveitando ao máximo todos os nutrientes e benefícios deste alimento?

A batata é um alimento muito comum na culinária brasileira, estando presente em muitas casas e refeições do dia a dia. Porém, não sabendo de todos os benefícios que a casca da batata possui, muitas pessoas costumam descascar o tubérculo e tratam a casca da batata como resíduo, descartando-a. 

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, separamos aqui 5 benefícios de consumir as cascas da batata, além de algumas dicas e receitas com elas.

1. Grande quantidade de fibras

A casca de batata fornece uma boa quantidade de fibras alimentares, que por sua vez auxiliam no processo de emagrecimento saudável e desempenham importantes funções no organismo. Dentre estas funções está a regulação do metabolismo, uma vez que controlam os níveis de açúcar e colesterol no sangue, e a manutenção da saúde intestinal, o que por sua vez diminui os riscos de câncer de cólon e várias complicações intestinais, como por exemplo a prisão de ventre.

2. Alto teor de potássio

A casca da batata é uma excelente fonte de potássio, um mineral essencial muito importante para a realização de diversas funções químicas no corpo humano, como o próprio metabolismo e geração de energia, além de ser essencial para o funcionamento adequado dos sistemas nervoso, muscular e cardíaco. 

3. Contém vitaminas do complexo B

As cascas da batata possuem algumas importantes vitaminas do complexo B, como por exemplo as vitaminas B1, B2 e B3, que desempenham importantes papéis no nosso corpo.

Algumas ações destas vitaminas são, por exemplo, a facilitação da absorção de proteínas, além de atuarem como enzimas em processos metabólicos, ou seja, acelerando a velocidade de algumas reações, e possuem ações antioxidantes, combatendo os radicais livres, moléculas extremamente instáveis e reativas produzidas pelo nosso corpo que podem danificar células saudáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Possui minerais que auxiliam na manutenção da saúde óssea

De acordo com a Embrapa, a batata possui minerais que são de extrema importância para a manutenção da saúde óssea do nosso organismo, com parte considerável destes minerais estando presentes nas cascas da batata. 

Alguns destes minerais são, por exemplo, o magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre e o zinco, além do potássio, o qual já dedicamos um tópico apenas para ele.

Portanto, uma vez que possui estes importantes minerais, pode-se dizer que acrescentar cascas de batata na sua dieta pode reduzir o risco de osteoporose, e auxiliar na manutenção da densidade e força óssea.

5. Possui vitamina C, aumentando a imunidade

A casca da batata possui quantias consideráveis de vitamina C, podendo apresentar maiores quantidades até mesmo que a laranja. 

A vitamina C é um poderoso agente antioxidante, atuando no fortalecimento do sistema imune, na prevenção do envelhecimento precoce, ajudando o organismo na absorção de ferro, e podendo potencializar a queima de gorduras naturalmente.

A vitamina C atua também como substância controladora dos níveis de colesterol no sangue e pode trazer inúmeros benefícios para as funções cardiovasculares do nosso corpo.

  Continua Depois da Publicidade  

Receitas com casca de batata

Mulher descasca batata
Como vimos, há muitos motivos para não jogar fora a casca da batata

Primeiramente, a forma mais simples e prática de utilizar as cascas de batata na cozinha, é não descascando o tubérculo na hora de cozinhar, apenas o lavando bem e seguindo com sua receita de costume. Ou seja, manter as cascas na hora de fazer um purê, sopa, batata cozida, entre outros pratos, adicionando assim as cascas na sua dieta de forma natural.

Mas caso você não goste de cozinhar a batata junto com a casca, ou faça alguma receita específica sem elas, aqui vão algumas possíveis formas de utilizar as cascas de batata separadamente na cozinha:

Chips assados de casca de batata 

Ingredientes:

  • Cascas de batata
  • Azeite
  • Sal
  • Temperos a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno por 15 minutos em temperatura média (em torno de 200ºC) e separe as cascas de batata em uma tigela. Adicione ao recipiente azeite, sal, pimenta do reino e seus temperos favoritos a gosto, misturando-os bem.

Após o forno já estar aquecido e as cascas de batata temperadas, coloque-as em uma forma de maneira bem espalhada e deixe-as em temperatura média (em torno de 200ºC) por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem com aspecto dourado e crocante. Nesse momento, seus chips de casca de batata estão prontos.

  Continua Depois da Publicidade  

Acrescentar casca de batata em outras receitas

Batata
Quem não gosta de comer batata com casca pode incluir a casca separadamente em outras receitas

Por não possuir um gosto muito marcante, a casca de batata pode ser incluída nas mais diversas preparações, como em vitaminas, sopas, bolinhos e purês. 

Em vitaminas, por exemplo, basta juntá-la aos ingredientes que você já costumava utilizar antes e batê-los no liquidificador, adicionando com isso todos os benefícios da casca da batata e sem alterar muito o sabor final da sua vitamina.

Este exemplo da vitamina também se encaixa em diversas outras preparações. Da próxima vez que for fazer bolinhos, sopas ou purês, tente acrescentar cascas de batata na receita e veja como ficam os resultados, você provavelmente não sentirá muita diferença, mas acrescentará muitos benefícios à sua alimentação.

Fontes e referências adicionais

Você já sabia dos benefícios da casca de batata? Conhece alguma outra receita com o ingrediente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 benefícios da casca de batata, como usar, receitas e dicas”