Fácil e bem rápido de preparar, o bolinho de caneca também é uma receita muito versátil. Afinal, além de receber diferentes sabores, o prato também pode ser adaptado para caber em várias dietas.
Falando nisso, o que acha de aprender como fazer uma versão low carb do bolo de caneca? A preparação não leva farinha de trigo branca e açúcar, entretanto, traz o delicioso sabor da baunilha.
No lugar da farinha convencional, a receita recorre à farinha de coco, que é uma farinha low carb. Já a solução escolhida para deixar o bolo mais docinho foi substituir o açúcar por um adoçante como o xilitol.
Fora esses dois ingredientes, você vai precisar apenas de ovo, óleo de coco, fermento e, é claro, essência de baunilha para fazer a receita. Ideal para matar a saudade de comer um docinho sem precisar passar muito tempo na cozinha!
Já deu vontade de correr para a cozinha e fazer o seu bolo de caneca low carb de baunilha, não é mesmo? Então, aprenda já o modo de preparo que está explicado logo abaixo:
Bolo de caneca low carb
Equipamento
- Caneca
- Micro-ondas
Ingredientes
- 1 colher de sopa farinha de coco
- ⅓ colher de chá essência de baunilha
- 1 ovo
- 1 colher de sopa óleo de coco em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa xilitol ou outro adoçante low carb
- ½ colher de chá fermento químico sem glúten
Instruções
- Ponha o óleo de coco em temperatura ambiente dentro de uma caneca. Acrescente o ovo, a essência de baunilha e o adoçante. Misture bem.
- Adicione a farinha de coco e misture bem outra vez. Então, coloque o fermento e misture novamente.
- Leve ao micro-ondas na potência máxima por 60 segundos. Mas, fique de olho para ver se a massa não vaza da caneca. Caso isso ocorra, pause por alguns segundos e volte a assar o bolo. Sirva ainda quente.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
- A colher de sopa de farinha de coco pode ser substituída por três colheres de sopa de farinha de amêndoas.
- O óleo de coco pode ser substituído pela mesma quantidade de manteiga derretida.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?