Receita de bolo de especiarias sem glúten e sem lactose

Especialista da área:
atualizado em 23/12/2020

Para quem sofre com a intolerância à lactose, a doença celíaca ou outra condição que impede a ingestão do glúten, não é qualquer tipo de bolo que dá para comer. Afinal, muitas receitas levam leite e farinha de trigo, que respectivamente contém a lactose e o glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas a boa notícia é que também existem receitas de bolo que não levam o ingrediente. E engana-se quem pensa que elas são sem graça. Uma prova disso é esse bolo de especiarias sem glúten e sem lactose.

Feito com farinha de amêndoas, maçã e chia, o prato é cheio de sabor devido às especiarias que traz: canela, gengibre, cravo-da-índia e cardamomo. Uma delícia que tem a cara do Natal, para arrasar nas suas festas de final de ano. Ou para comer no dia a dia mesmo, fica a seu critério!

Para quem está procurando cortar o açúcar para melhorar sua saúde ou controlar o peso, a boa notícia é que o bolo também não leva açúcar. Em seu lugar, quem aparece é o adoçante xilitol.

Ou seja, motivo é o que não falta para testar a receita. Só não vale exagerar no tamanho ou na quantidade das porções, para não consumir calorias demais.

Mas vamos deixar de papo e aprender agora mesmo como preparar o bolo de especiarias sem glúten e sem lactose! O passo a passo de como fazer essa delícia está logo abaixo:

Bolo de especiarias

Bolo de especiarias sem glúten e sem lactose

Uma delícia de bolo para quem não pode com glúten ou lactose. De quebra, é livre de açúcar.
5 de 4 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 15
Calorias 183 kcal

Equipamento

  • Batedeira
  • Forma de bolo

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 200º C. Juntar os ovos e o adoçante em uma tigela. Bater até ficar bem cheio de ar.
  • Adicionar a canela, o cravo-da-índia, o cardamomo, o gengibre, as raspas de limão e a pitada de sal.
  • Completar com o óleo, a farinha de amêndoa, a chia, a maçã ralada e o fermento. Misturar tudo muito bem até formar uma massa homogênea.
  • Despejar a massa em uma forma untada com manteiga ghee e polvilhada com farinha de amêndoa.
  • Levar ao forno para assar por aproximadamente 40 minutos. Esperar esfriar antes de servir o bolo.

Notas

  • O número de porções, assim como a quantidade de calorias por porção, varia conforme o tamanho em que você cortar cada pedaço do bolo.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 183kcalCarboidratos: 7gProteína: 5gGordura: 17gGordura Saturada: 7gColesterol: 44mgSódio: 77mgPotássio: 39mgFibras: 3gAçúcar: 2gVitamina A: 70IUVitamina C: 1mgCálcio: 86mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolo de especiarias, bolo sem glúten, bolo sem lactose
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 4 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário