Receita de chutney de abacaxi diet super gostoso

Especialista da área:
atualizado em 25/05/2022

Que tal um molhinho agridoce para incrementar as suas refeições? Mas calma, que agridoce não precisa ser sinônimo de um molho com açúcar. Um belo exemplo disso é a receita de chutney diet que vamos te apresentar!

Isso porque o acompanhamento que leva frutas como abacaxi, maçã e uvas-passas, substitui o açúcar pelo adoçante xilitol. Ao mesmo tempo, ele leva o sabor do pimentão-vermelho e da cebola roxa.

  Continua Depois da Publicidade  

Para completar, o prato também conta com temperos naturais muito especiais como alho, gengibre, pimenta dedo-de-moça, curry e suco de limão espremido da fruta na hora. 

O resultado é um acompanhamento que combina bem com torradas, queijo quente, bolinhos salgados e até grelhados, por exemplo. Teste até encontrar a junção que mais te agrada! 

Mas, antes de qualquer coisa, você precisa aprender a fazer o seu molho de chutney de abacaxi diet. O passo a passo está descrito logo abaixo:

Chutney de abacaxi

Chutney de abacaxi diet

Uma delícia de molhinho agridoce sem adição de açúcar. Para encher qualquer refeição de sabor!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Acompanhamento
Rendimento 8
Calorias 130 kcal

Equipamento

  • Panela grande
  • Tigela
  • Pote de vidro esterilizado

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Descasque a cebola e o alho. Pique-os em pedaços finos. Corte o pimentão ao meio, remova as sementes e fatie em cubos de 1 cm. Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça e pique-a em pedaços finos.
  • Descasque as maçãs e corte-as em fatias de 1 cm. Retire as sementes e corte as fatias em cubos de 1 cm. Coloque os cubos de maçãs em uma tigela e esprema o limão por cima deles.
  • Descasque e corte o abacaxi em cubos de 1 cm. Não é necessário descartar o miolo da fruta.
  • Ponha a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola, o alho, a pimenta dedo-de-moça e o gengibre. Tempere com uma pitada de sal e mexa por 2 minutos até murchar.
  • Então, reduza o fogo e acrescente as maçãs (regadas com limão), o abacaxi e o pimentão. Junte também o xilitol, o curry e ½ colher de chá de sal. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Adicione as uvas-passas, misture e deixe o chutney cozinhar por aproximadamente mais 30 minutos com a panela semitampada. Mexa de vez em quando com uma espátula até as frutas ficarem macias e o caldo reduzir, mas sem secar por completo. O ideal é que o chutney fique úmido.
  • Se não quiser um chutney com tantos pedaços, pressione as frutas com a espátula para desmanchá-las.
  • Então, coloque o chutney em um pote hermético de vidro esterilizado e feche bem. Espere amornar em temperatura ambiente e só depois guarde na geladeira, onde ele dura até 3 semanas.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Chutney de abacaxi diet
Quantidade por Porção
Calorias 130 Calorias da Gordura 18
% Valores Diários*
Gordura Total 2g3%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 4mg1%
Sódio 191mg10%
Potássio 311mg7%
Carboidratos 32g11%
Fibras 4g16%
Açúcar 17g
Proteína 1g2%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave chutney de abacaxi, chutney de abacaxi diet, chutney diet
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário