Por ser um alimento coringa para quem consome poucos carboidratos, a couve-flor é uma excelente opção de acompanhamento para um almoço ou jantar low carb. Mas você não precisa comer o vegetal sempre do mesmo jeito.
Por exemplo, uma maneira diferente e bastante prática de utilizar o alimento nessas refeições é preparar uma receita gratinada. Além de ser fácil de fazer, o prato não pede muitos ingredientes.
A ideia é simples: combinar a couve-flor cozida com um molho feito à base de creme de leite, ovos, queijo muçarela e queijo parmesão (ou outro tipo de queijo) ralado. Depois, basta levar ao forno por uns minutos que já está pronto.
A preparação fica uma delícia! Até mesmo quem não faz dieta low carb vai cair de amores por esse jeito diferente e bem saboroso de comer couve-flor.
Quer ver só? Então, confira o passo a passo da receita e teste a couve-flor gratinada no seu próximo almoço ou jantar!
Couve-flor gratinada low carb
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Escorredor
- Forma
Ingredientes
- 1 cabeça couve-flor
- 1 ovo grande
- 400 ml creme de leite em lata
- 350 gramas queijo muçarela picado
- 1 colher de sopa bem cheia queijo parmesão (ou outro queijo da sua preferência) ralado na hora
- água
- sal a gosto
Instruções
- Encha uma panela com água e leve ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, pique a couve-flor no formato de vários buquezinhos.
- Depois que a água ferver, acrescente um pouquinho de sal e a couve-flor picada. Tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos.
- Enquanto a couve-flor cozinha, prepare o molho: junte o ovo, o creme de leite, a muçarela e o queijo ralado em uma tigela. Misture tudo. Após a couve-flor cozinhar, escorra bem, retirando toda a água.
- Faça uma camada fina de molho no fundo de uma forma, distribua a couve-flor cozida por cima e finalize com o restante do molho.
- Leve para assar no forno preaquecido em 180º C por aproximadamente 25 a 30 minutos ou até gratinar.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?