7 receitas low carb para o almoço ou jantar: fáceis e deliciosas

Especialista:
atualizado em 12/01/2021

Quem segue uma dieta low carb, ou seja, que restringe o consumo de carboidratos, sabe que nem sempre dá para ter ideias para diversificar o almoço ou jantar do programa alimentar.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas hoje nós resolvemos ajudar. Tudo porque trazemos a seguir uma lista com sete opções de receitas low carb que podem aparecer no almoço ou jantar. Portanto, não deixe de conferir!

1. Lasanha de berinjela

A receita leva 2 unidades de berinjela fatiada; 300 gramas de carne moída refogada com alho, cebola e páprica (ou outros temperos a gosto) e 300 ml de molho de tomate low carb.

Além disso, a preparação traz 1 caixinha creme de leite, ½ copo de requeijão, manjericão e sálvia a gosto e queijo ralado para polvilhar por cima.

Ademais, a carne moída e o queijo aparecem como opção de recheio para a lasanha. Mas para diversificar nas outras vezes que for preparar a receita, dá para rechear a lasanha de berinjela com frango, ricota com espinafre ou outros recheios low carb que caibam na sua dieta.

Aliás, vale destacar que o pulo do gato para tornar a lasanha low carb é usar a berinjela em fatias no lugar da típica massa de lasanha.

Confira então no passo a passo da receita de lasanha de berinjela no vídeo a seguir:

2. Macarrão de abobrinha

Abobrinha

No lugar da massa de macarrão, a receita usa a abobrinha na forma de espirais. Dá para conseguir esse formato através do espirilizador de legumes ou cortador de legumes em espiral.

Ele funciona como uma espécie de apontador, no qual se insere o alimento e roda. Assim, o alimento ganha a forma de filetes espirais bem fininhos, com uma aparência similar a do macarrão branco.

É fácil encontrar o aparelho, mas também dá para fazer o macarrão de legumes com o ralador grande. Basta passar o legume de comprido no ralador, que assim se formarão filetes compridos, com o formato do macarrão convencional.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de 1 unidade de abobrinha cortada em espirais, a receita de macarrão de abobrinha leva 100 ml de leite de coco, 2 colheres de sopa de molho de tomate caseiro, 1 colher de sopa de coco ralado e 1 colher de chá curry.

A preparação também pede pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto, 100 gramas de camarão, um dente de alho, ½ cebola e 1 colher sopa de azeite.

Se caso for difícil comprar o camarão, você pode substituí-lo pela carne moída tipo bolonhesa ou frango desfiado. Outra opção é não usar nenhuma carne diretamente no macarrão de abobrinha e servi-lo acompanhado no prato com um bife ou peito de frango grelhado.

Portanto, confira o modo de preparo da receita que está disponível no vídeo a seguir:

3. Torta de frango

No lugar da massa convencional rica em carboidratos, a massa da torta de frango low carb é preparada à base de linhaça. Além de 1 xícara de chá de linhaça, a receita leva 3 ovos e 2 colheres de sopa bem cheias de queijo cremoso.

Outros ingredientes da preparação são: 2 colheres de sopa de mussarela ralada, 1 colher de sopa de fermento, uma xícara de chá de água, 1/3 xícara de chá de azeite, sal, pimenta-do-reino, orégano e alecrim a gosto.

A vantagem da receita é que dá para manter a base e trocar o recheio de frango refogado com queijo por outro recheio low carb. Por exemplo: legumes, cogumelos ou carne moída.

O vídeo a seguir ensina como preparar a torta de frango low carb:

  Continua Depois da Publicidade  

4. Barquete de abobrinha

Aqui, usa-se a abobrinha cortada ao meio de comprido. Assim ela ganha um formato similar ao da massa tradicional de barquete. Além de 2 abobrinhas, a receita é feita com: 100 gramas de carne moída magra, ½ cebola, ½ alho-poró fatiado e 1 dente de alho picadinho.

Além disso, 2 tomates sem sementes em cubinhos, manjericão a gosto, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 1 fio de colher de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto completam a preparação.

O passo a passo do vídeo abaixo mostra uma receita de barquete de abobrinha com recheio de carne moída. No entanto, para não enjoar de comer a mesma coisa, dá para usar outros recheios low carb. Por exemplo, frango desfiado, atum com cebola e ricota com espinafre.

5. Salada de chuchu com frango

Trata-se de uma salada à base de chuchu cozido, que promete ajudar a desinchar e se parece com uma versão saudável da salada de maionese que costumamos servir no churrasco.

Além de 2 chuchus cozidos, ela leva 2 cenouras cozidas, 2 cebolas fatiadas fina, ½ peito de frango cozido e desfiado, 3 dentes de alho fatiados finos.

Ademais, a receita precisa de 1 colher de sopa de azeite; 1 pote de iogurte natural desnatado; sal, pimenta-do-reino, salsinha e orégano a gosto.

Aprenda então como preparar a salada de chuchu com frango low carb com as instruções do vídeo a seguir:

6. Fricassê de frango

É uma receita low carb que certamente vai agradar a família inteira. Inclusive quem não segue uma dieta com restrição de carboidratos!

Ao lado de dois peitos de frango, a preparação leva 1 cebola, 3 dentes de alho, 1 lata de milho, 1 unidade de couve-flor pequena e 2 colheres de sopa de queijo cottage (ou outro queijo de sua preferência).

Ao mesmo tempo, a receita também pede 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de queijo mussarela light ralado, 1 colher de chá de maisena, noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Quer aprender o passo a passo do fricassê de frango low-carb? Então, dá só uma conferida no vídeo a seguir:

7. Escondidinho

Para tornar o escondidinho low carb, no lugar do purê de batata, usa-se um purê de couve-flor. Além disso, para fazer a receita também são necessários 2 xícaras de couve-flor cozida, noz-moscada, páprica doce, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ademais, a preparação pede 1 colher de chá de alho desidratado (pode substituir por ½ dente de alho), 1 colher de sopa de azeite; 5 colheres de sopa de carne moída refogada ao seu gosto, 1 ovo e 1 fatia de mussarela light ralada para gratinar (opcional).

O modo de preparo do escondidinho low carb está disponível no vídeo abaixo:

Por fim, não deixe de conferir o vídeo da nossa nutricionista com as 7 refeições low carb para emagrecer:

Gostou das dicas?

E aí, gostou das receitas? Qual delas você vai testar primeiro? Conte para nós nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum Voto Ainda)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário