Receita de empadão light de frango com massa de grão-de-bico

Especialista:
atualizado em 29/01/2021

Por ser uma proteína magra e completa, o peito de frango sem pele é o rei de muitas dietas para emagrecer. No entanto, para não enjoar que consumir o alimento, não dá para comer do mesmo jeito todo santo dia, não é mesmo?

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, vale muito a pena aprender a preparar diferentes receitas com o peito de frango. Por exemplo, para o final de semana, você pode fazer um delicioso empadão light com recheio de frango.

A receita não leva nenhum tipo de farinha, o que é uma excelente notícia, pois existe uma grande preocupação de que a farinha de trigo tradicional branca faz mal. Outro receio é que este tipo de farinha engorda.

O ingrediente usado na massa do empadão é o saudável e nutritivo grão-de-bico. Já no recheio, o frango vem acompanhado de temperos, tomate, ervilha e molho de tomate. Aliás, sabia que você fazer seu próprio molho de tomate natural, light e caseiro?

Após tudo isso, não dá para deixar escapar a chance de aprender como fazer esta delícia de empadão light, não é mesmo? Então, aprenda já o passo a passo da receita!

Empadão

Empadão light

Que tal uma delícia de empadão de frango que não acaba com a dieta. Sem farinha de trigo!
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 1 hr
Refeição Acompanhamento, Café da manhã, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 16
Calorias 170 kcal

Equipamento

  • Pano bem limpo
  • Processador ou mixer
  • Panela
  • Forma com fundo removível

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Escorrer bem o grão-de-bico cozido e secar bem com um pano de prato bem limpo. O grão-de-bico precisa estar bem seco antes de ser processado, para garantir a consistência da massa.
  • Juntar o grão-de-bico com as quatro colheres de sopa de azeite no processador ou mixer. Bater bem até formar uma massa homogênea. Levar a massa obtida para gelar.
  • Juntar a colher de chá de azeite com a cebola e o alho na panela. Levar ao fogo para refogar.
  • Adicionar o tomate picado, o molho de tomate e o frango desfiado. Deixar cozinhar. Então, acrescentar a ervilha, a salsinha e a cebolinha. Misutar bem. Após, desligar o fogo, esperar o molho esfriar.
  • Minutos antes de montar o empadão, preaquecer o forno.
  • Na hora de montar, separar um pouco da massa de grão-de-bico para tampar o empadão e reservar.
  • Colocar o restante da massa cuidadosamente na forma com fundo removível. Como a massa é uma pasta, pegue pequenos pedaços, molde com as mãos e ponha na forma, amassando levemente.
  • Levar a massa na forma para secar levemente por 15 minutos no forno preaquecido.
  • Após, colocar o recheio frio por cima da massa e fechar o empadão com a parte que você reservou da massa.
  • Levar ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos.

Notas

  • Recomenda-se usar uma forma com furo no meio que tenha 28 cm de diâmetro.
  • Se quiser, finalize o seu empadão com sementes de gergelim.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 170kcalCarboidratos: 12gProteína: 17gGordura: 6gGordura Saturada: 1gColesterol: 40mgSódio: 170mgPotássio: 481mgFibras: 3gAçúcar: 4gVitamina A: 512IUVitamina C: 13mgCálcio: 29mgFerro: 1mg
Palavras Chave emádão de frango, empadão, empadão light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário