Receita de granola com farinha de ameixa saudável

Especialista da área:
atualizado em 11/11/2020

Certamente você já escutou alguém elogiar os benefícios da granola. A composição e o valor nutricional variem de receita para receita de granola, de acordo com os ingredientes usados. Mas, de modo geral, a granola é uma junção de cereais, grãos, sementes e oleaginosas.

Todos esses são ingredientes saudáveis, certo? Sim, mas algumas versões da granola, principalmente as industrializadas, podem trazer também outros ingredientes que têm muito açúcar e gorduras.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso põe a perder os efeitos positivos da granola para a saúde. Especialmente se a pessoa exagerar na quantidade que consome do alimento.

Se mesmo as versões saudáveis da granola têm um teor considerável de calorias, imagine as cheias de açúcar e gorduras? Conheça as calorias da granola.

Por isso, além de controlar as porções, vale a pena aprender a fazer versões saudáveis de granola caseira, sem todo esse açúcar e gorduras. Uma opção bem interessante é a granola com farinha de ameixa.

Além da farinha de ameixa, a receita traz outros ingredientes saudáveis como farinha de linhaça, aveia, castanha-do-pará e sementes de gergelim e chia. Antes que você ache tudo muito complicado, já vamos avisar: essa granola não é nada difícil de fazer.

Quer tirar a prova? Então confira o passo a passo a seguir de como preparar a granola com farinha de ameixa:

  Continua Depois da Publicidade  

Granola

Granola com farinha de ameixa

Uma granola caseira super fácil de fazer. Ótima opção para o café da manhã.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 20
Calorias 202 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Tigela
  • Recipiente de vidro

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Despejar o óleo de coco em uma panela. Levar ao fogo baixo para derreter. Adicionar a aveia e mexer sem parar por cinco minutos.
  • Adicionar a farinha de ameixa, a farinha de linhaça, a castanha-do-pará, a uva-passa, o gergelim e a chia. Mexer devagar, mantendo a panela sempre em fogo baixo.
  • Aos pouquinhos, adicionar o mel.
  • Desligar o fogo e retirar a granola da panela. Transferir para uma tigela e reservar para descansar até esfriar.
  • Misturar os flocos de milho, passar a granola para um recipiente de vidro com tampa e armazenar fechado.

Notas

  • Leia todas as informações da embalagem da aveia, inclusive as letrinhas bem pequenas, para garantir que o produto é realmente sem glúten. Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem ter algum teor de glúten e/ou lactose.
  • Sirva a granola com iogurte e frutas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Granola com farinha de ameixa
Quantidade por Porção
Calorias 202 Calorias da Gordura 54
% Valores Diários*
Gordura Total 6g9%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 1g
Sódio 131mg7%
Potássio 163mg3%
Carboidratos 35g12%
Fibras 4g16%
Açúcar 4g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave farinha de ameixa, granola, granola caseira, granola com farinha de ameixa
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário