Receita de hambúrguer de grão-de-bico light e fácil

Especialista da área:
atualizado em 27/04/2021

Certamente não é nenhuma novidade para você o fato de que existem vários benefícios do grão-de-bico para a saúde. No entanto, pode ser que você tenha cansado de comer a leguminosa sempre do mesmo jeito, cozida ou no meio de uma salada.

  Continua Depois da Publicidade  

Sabe o que pode ajudar? Aprender novas receitas com o alimento, como o hambúrguer de grão-de-bico light. Além de ser uma forma diferente de consumir a leguminosa, a preparação é uma opção de hambúrguer sem carne para os vegetarianos e veganos.

Outra vantagem do prato é que a sua massa não leva nada de farinha de trigo branca, um ingrediente problemático para a saúde e a boa forma de muitas pessoas. Entenda por quais motivos a farinha de trigo pode fazer mal.

Em seu lugar, aparecem farinhas mais saudáveis: a farinha de aveia e a farinha de linhaça. Por fim, a receita também leva temperos como cebola, alho, salsinha, orégano e tomilho que ajudam a deixá-la mais gostosa.

Que tal testar como fica o hambúrguer de grão-de-bico light? Então, confira o modo de preparo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa e experimentá-lo!

Hambúrguer de grão de bico

Hambúrguer de grão-de-bico light

Aproveite seu grão-de-bico em um hambúrguer sem carne. Light, vegetariano e vegano!
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 15 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 3
Calorias 169 kcal

Equipamento

  • Panela
  • Liquidificador
  • Tigela
  • Frigideira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Colocar um fio de azeite em uma panela e levar ao fogo. Juntar o alho, a cebola e uma pitada de sal. Refogar por dois minutos. Reservar.
  • Amassar o grão-de-bico cozido com um garfo em uma tigela ou pulsar algumas poucas vezes no liquidificador.
  • Adicionar o refogado reservado, a farinha de aveia, a farinha de linhaça, a salsinha, o orégano, o tomilho e um pouco de sal. Misturar até formar uma massa homogênea, que possa ser moldada.
  • Se tiver tempo, levar a massa do hambúrguer por uma hora na geladeira. Isso ajuda a dar uma consistência adequada a ela. Após, modelar a massa no formato de hambúrgueres.
  • Aquecer um fio de azeite em uma frigideira ao fogo. Adicionar os hambúrgueres e assar cada lado por dois minutos. Prontinho!

Notas

  • Você deve picar o alho e a cebola no menor tamanho possível.
  • Se conseguir deixar o grão-de-bico de molho na água por 24 a 48 horas antes de usar na receita, você conseguirá cozinhá-lo em apenas 15 a 20 minutos na panela de pressão.
  • Os valores nutricionais e de calorias descritos abaixo referem-se apenas ao hambúrguer e não levam em conta qualquer acompanhamento como pão, salada, queijo ou molhos. Para que o prato não deixe de ser light, escolha acompanhamentos saudáveis.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 169kcalCarboidratos: 24gProteína: 7gGordura: 6gGordura Saturada: 1gSódio: 73mgPotássio: 262mgFibras: 6gAçúcar: 4gVitamina A: 155IUVitamina C: 5mgCálcio: 58mgFerro: 2mg
Palavras Chave hambúrguer de grão-de-bico, hambúrguer de grão-de-bico light, hambúrguer light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário