Receita de hambúrguer vegetariano – Gostoso e saudável!

Especialista da área:
atualizado em 10/11/2020

Um hambúrguer pode combinar com diversos momentos da vida. Por exemplo, ele é figurinha carimbada em um encontro entre amigos, mas também combina com uma noite tranquila em casa, para assistir a filmes em família.

Isso sem contar que levar a pessoa amada para comer um hambúrguer é quase certeza de agradar o companheiro ou a companheira. E o melhor de tudo é que existem versões de hambúrguer para todas as dietas e gostos.

  Continua Depois da Publicidade  

Foi-se o tempo que hambúrguer não era coisa de quem segue dieta vegetariana. Aliás, hambúrguer não tem que ser sinônimo de carne, tanto que existem diversas versões de hambúrguer vegetariano.

Além de ser perfeito para quem segue o vegetarianismo, o prato também pode ser uma versão mais saudável de hambúrguer para aqueles que vivem de olho na saúde e boa forma. Hoje nós vamos conhecer um hambúrguer vegetariano com o saudável grão-de-bico.

Ao lado do ingrediente, ele leva cenoura, cenoura e temperos como alho, tahine, cominho e páprica. Uma verdadeira delícia para que as pessoas que não comem carne matem a saudade do hambúrguer.

Então, sem mais enrolação, vamos conhecer já o passo a passo de como preparar o hambúrguer vegetariano para colocarmos a mão na massa. Confira as instruções:

Hambúrguer vegetarianp

Receita de hambúrguer vegetariano

Um delicioso hambúrguer sem carne. Uma delícia vegetariana para o jantar!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 14 mins
Tempo de Espera 26 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Almoço, Jantar, Lanche
Rendimento 4
Calorias 312 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Panela
  • Assadeira
  • Papel-manteiga

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 200º C. Escorrer e lavar o grão-de-bico.
  • Em uma tigela, amassar o grão-de-bico com um garfo ou amassador de batatas. Adicionar a cenoura, a cebola, o alho, o tahini, a farinha e os temperos. Mexer tudo com uma colher.
  • Mexer mais um pouco, agora com os dedos, até formar uma massa grudenta. Dividir a massa em quatro partes modeladas no formato de hambúrguer.
  • Aquecer o óleo na frigideira e fritar cada lado de cada hambúrguer por 3 a 4 minutos. Tomar cuidado na hora de colocar os hambúrgueres na panela.
  • Colocar os hambúrgueres em uma assadeira forrada com papel-manteiga e levar ao forno para assar por 20 minutos ou até dourar e assar bem.
  • Tirar do forno e deixar esfriar por 15 minutos antes de servir.

Notas

  • Você pode servir o hambúrguer vegetariano no pão com alface, tomate, cebola roxa e outros vegetais de sua preferência. 
  • Adicionar molhinhos também deixará o lanche mais saboroso.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Receita de hambúrguer vegetariano
Quantidade por Porção
Calorias 312 Calorias da Gordura 180
% Valores Diários*
Gordura Total 20g31%
Gordura Saturada 3g15%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 10g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 603mg30%
Potássio 359mg8%
Carboidratos 28g9%
Fibras 7g28%
Açúcar 5g
Proteína 8g16%
Vitamina A 3530IU118%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 1mg6%
Ácido Pantotênico (B5) 1mg20%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Vitamina C 4mg4%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 31mcg26%
Cálcio 63mg5%
Cobre 1mg
Folato 123mcg31%
Ferro 3mg17%
Manganês 1mg43%
Magnésio 55mg13%
Fósforo 208mg17%
Selênio 10mcg18%
Zinco 2mg18%
Colina 32mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave hambúrguer, hambúrguer vegetariano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário