Receita de lasanha vegana light

Especialista da área:
atualizado em 09/06/2022

Se a lasanha não faz parte da sua lista de pratos favoritos, você certamente conhece alguém que é apaixonado por ela. Não é para menos: além de muito saborosa, a preparação é bastante versátil.

Afinal, é possível fazer lasanha com carne moída ou frango, recheá-la com bastante queijo e existem até mesmo versões low carb de lasanha. É claro que também há opções para quem não consome nada que tenha origem animal.

  Continua Depois da Publicidade  

Um exemplo delicioso é a lasanha vegana light que separamos para te apresentar. Sem glúten, ela não é feita com a massa tradicional, que é substituída por fatias de berinjela e abobrinha.

Já o seu recheio fica por conta de um refogado de alho-poró com cogumelo, tomate e lentilha. Para fechar com chave de ouro, a receita ainda conta com a presença do queijo vegetal ou vegano.

Aprenda como preparar a lasanha vegana light e tenha um prato incrível para o seu almoço ou jantar! As instruções estão logo abaixo.

Lasanha vegana

Lasanha vegana light

Aprenda como combinar vários vegetais para fazer uma deliciosa receita vegana. Uma ótima opção para o almoço ou jantar!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 40 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 231 kcal

Equipamento

  • Frigideira
  • Forma
  • Papel alumínio

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque o azeite em uma frigideira e leve ao fogo. Adicione o alho-poró e refogue.
  • Quando dourar, junte o cogumelo picado, o sal e os demais temperos. Refogue por aproximadamente 3 minutos, até os cogumelos diminuírem de tamanho.
  • Então, acrescente o tomate e a polpa de tomate. Mexa muito bem. Complete com as lentilhas e um pouco de água, se achar que precisa. Tampe e deixe refogar por mais 10 minutos. Reserve.
  • Corte a berinjela e a abobrinha em fatias. Preaqueça o forno em 200º C.
  • Monte a lasanha: intercale uma camada de abobrinha com uma camada do refogado reservado e uma camada de queijo vegano.
  • Repita o processo, mas desta vez, comece com uma camada de berinjela. Continue a montar as camadas da lasanha, alternado entre abobrinha e berinjela no ínicio.
  • Finalize com uma camada do refogado e separe um pouco de queijo vegano, mas não utilize agora.
  • Cubra a lasanha com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 20 minutos. Retire o papel-alumínio, ponha uma última camada de queijo vegano e leve ao forno por mais alguns minutos para gratinar.

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias da lasanha.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Lasanha vegana light
Quantidade por Porção
Calorias 231 Calorias da Gordura 63
% Valores Diários*
Gordura Total 7g11%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 2g
Sódio 219mg11%
Potássio 1013mg22%
Carboidratos 33g11%
Fibras 12g48%
Açúcar 8g
Proteína 11g22%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave lasanha, lasanha vegana, lasanha vegana light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário