As sementes de gergelim não combinam apenas com o pão, dando uma crostinha mais crocante a eles. Elas também são o ingrediente principal do tahine, uma pastinha que costuma aparecer nas receitas de homus.
Além disso, é possível passar a pastinha de gergelim pura em pães e torradinhas ou misturá-la com temperos e utilizar como acompanhamento de saladas. As possibilidades são várias!
O melhor de tudo é que não precisa de muita coisa para fazer o tahine. Uma prova disso é a versão caseira da pastinha que separamos para te apresentar: ela pede apenas as sementes de gergelim na sua lista de ingredientes.
Você pode escolher entre as sementes de gergelim branco ou preto e também vai precisar de um processador de alimentos para fazer a receita. Tem tudo isso por aí?
Então, confira a seguir o passo a passo do tahine caseiro e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!
Tahine caseiro
Equipamento
- Assadeira
- Processador de alimentos
- Recipiente com tampa
Ingredientes
- 500 gramas sementes de gergelim branco ou preto sem casca
Instruções
- Lave as sementes de gergelim na água corrente. Seque-as muito bem com um pano.
- Leve as sementes de gergelim ao forno médio por aproximadamente 5 minutos. Fique de olho, pois como são pequenas, as sementes podem queimar com facilidade. O objetivo aqui é que elas fiquem levemente douradas.
- Após tirar as sementes de gergelim do forno, deixe esfriar.
- Então, transfira as sementes de gergelim para o processador de alimentos e bata até obter uma mistura homogênea.
- Dependendo da potência do seu processador, isso pode demorar um pouco. Neste caso, desligue o aparelho, raspe as laterais com uma espátula e aguarde um tempo para que o óleo de gergelim seja liberado. Então, bata novamente. Repita o processo até conseguir a textura da sua preferência.
- Transfira o tahine para um recipiente, tampe muito bem e deixe na geladeira, onde ele dura até 3 meses.
Notas
- A estimativa é que a receita renda um total de 500 gramas, ou seja, 20 porções de 25 gramas.
- Se quiser garantir um tahine livre de glúten, leia todas as informações presentes na embalagem do gergelim que você usar na receita, inclusive as letrinhas pequenas. Isso é necessário para conferir se o produto não pode ter sofrido uma contaminação pelo glúten.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?