Sagu Engorda ou Emagrece?

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

O sagu é uma espécie de amido ou fécula que é extraído do centro do caule da palmeira sagu, que é parecido com a tapioca em relação ao seu sabor e à sua aparência.

O ingrediente é comum de ser encontrado em receitas indianas, é utilizado para fazer uma bebida asiática popular conhecida como chá de bolhas e pode aparecer em pratos como sobremesas, pães e arroz.

Ainda é possível achar o sagu, que também é conhecido pelo nome de sabudana, em receitas de sopas, pudins e smoothies. Ele também é utilizado na medicina tradicional indiana que, segundo o livro “The New Oxford Book of Food Plants”, de autoria de John Vaughan e Catherine Geissler, mistura o ingrediente com o arroz como forma de esfriar o corpo.

Abaixo, vamos analisar se o consumo de sagu engorda ou emagrece, conferindo a sua composição nutricional e seus principais benefícios.

A composição nutricional do sagu

Sem quantidades significativas de vitaminas ou minerais, pobre em gorduras e sem proteínas em sua composição, o valor nutricional de destaque do alimento é o seu teor de carboidratos.

O ingrediente também não é classificado como uma boa fonte de fibras.

A tabela a seguir apresenta em números, os valores nutricionais do sagu da marca Yoki em uma porção correspondente a 20 g ou quatro colheres de sopa:

Calorias59 calorias
Carboidratos15 g
Proteínas0 g
Gorduras0 g
Colesterol0 mg
Fibras0 mg
Sódio0 mg

Será que o sagu engorda ou o emagrece?

O primeiro ponto que vamos analisar para entender se o sagu engorda ou emagrece é o teor calórico alimento. O valor de 59 calorias pode não parecer muito elevado, no entanto, precisamos levar em consideração o fato que a quantidade refere-se a uma porção pequena, de somente 20 g ou quatro colheres de sopa.

Se estivéssemos falando de uma porção maior, de 100 g, por exemplo, esse valor aumentaria para significativas 295 calorias, com base nos dados da tabela do tópico anterior.

Portanto, a partir de um ponto de vista calórico, o que podemos entender é que não se pode falar que o sagu engorda quando ele aparece dentro de uma refeição equilibrada, nutritiva (com nutrientes que ajudam a promover a saciedade) e controlada em relação às calorias.

Por outro lado, fica mais fácil ser verdade que o sagu engorda se for consumido de maneira exagerada, em grandes porções, e dentro de refeições de baixa qualidade, com outras comidas ricas em calorias.

Assim, o jeito para quem quer manter a boa forma ou deseja e/ou necessita emagrecer e gosta de sagu é consumir o alimento moderadamente, em porções pequenas como a de 20 g/quatro colheres de sopa.

A recomendação para quem quer ficar em dia com a balança é a de não ultrapassar o limite de consumo de no máximo uma xícara de chá de sagu por dia.

Os carboidratos do sagu

Para compreender se o sagu emagrece ou engorda é necessário verificar também a sua composição nutricional. E como os carboidratos são o nutriente mais relevante (o único, na realidade) do sagu, é sobre ele que vamos falar agora.

Por conta da alta presença dos carboidratos em sua composição, o  principal benefício do sagu é fornecer energia para o organismo, o que torna o alimento útil para a dieta de quem pratica treinamentos físicos intensos com regularidade.

Os carboidratos são a fonte preferida de combustível do nosso corpo, que é necessário não somente para a prática de atividades físicas como também para a função cerebral e o funcionamento dos órgãos do corpo humano.

Os carboidratos também ajudam a economizar as proteínas (já que, quando não se tem carboidratos suficientes, o corpo usa as proteínas para obter energia) e estimulam o crescimento das bactérias benéficas boas.

Por outro lado, é bem verdade que algumas pessoas associam o consumo dos carboidratos ao aumento de peso. Entretanto, o que o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido explicou é que qualquer comida pode estimular o aumento de peso se o seu consumo for feito em excesso.

O NHS esclareceu que seja uma dieta seja rica em carboidratos ou em gorduras, se a pessoa ingerir mais energia do que o seu organismo necessita, o resultado será a elevação do peso.

A necessidade diária de carboidratos varia de pessoa para pessoa dependendo do sexo, a idade, o nível de atividade física praticado e saúde geral de cada um.

Porém, segundo a Mayo Clinic, de 45% a 65% das calorias consumidas diariamente devem corresponder a carboidratos. Isso corresponde a 225 g a 325 g do nutriente em uma dieta de 2 mil calorias diárias.

Tendo em vista que 20 g ou quatro colheres de sopa de sagu carregam 15 g de carboidratos como a tabela acima mostrou, podemos concluir que o consumo moderado do alimento não compromete muito a necessidade de manter-se dentro do limite do consumo de carboidratos.

Agora, se uma quantidade elevada de sagu for consumida – por exemplo, 100 g do alimento já carregam 75 g de carboidratos – ao lado de alimentos que também são ricos em carboidratos, cheios de açúcar e pobres em calorias, aí o ganho de peso torna-se um alto risco.

Os acompanhamentos do sagu 

É importante registrar que não podemos dizer que só o sagu engorda, visto que é certo que ele não é o único alimento que uma pessoa consome em sua dieta. Por exemplo, existe uma grande diferença de consumir o sagu dentro de uma sopa de vegetais de baixa calorias para comer um pudim de sagu, que vem cheio de açúcar.

Como alertou o NHS, comidas ricas em açúcar costumam ser também ricas em calorias e o consumo frequente desses alimentos pode contribuir com o desenvolvimento do sobrepeso.

A organização também afirmou que existem algumas evidências de que dietas ricas em açúcar estão associadas com a elevação do teor energético da alimentação de uma maneira geral, o que pode provocar o aumento de peso ao longo do tempo.

Isso deixa evidente que preocupar-se somente se sagu engorda não é suficiente para controlar ou perder peso. Até porque, mesmo que ele seja consumido moderadamente ou até mesmo excluído das refeições e o resto da dieta for cheia de guloseimas calóricas e cheias de açúcar, o aumento do peso certamente será observado.

Portanto, para quem deseja manter a forma ou emagrecer é fundamental seguir uma dieta equilibrada, controlada, nutritiva e saudável, além de praticar atividades físicas com regularidade para maximizar a queima de calorias. Melhor ainda se isso acontecer com o acompanhamento e um nutricionista e de um educador físico.

Você já tinha ouvido falar que sagu engorda? Tem costume de comer este alimento com frequência em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Sagu Engorda ou Emagrece?”