Salada Engorda ou Sempre Emagrece?

Especialista:
atualizado em 15/07/2014

Uma salada com muitos molhos e os ingredientes errados pode fazer mais mal do que bem. Se for assim, a salada engorda! Aqui está a razão…

Se você está planejando uma dieta, esqueça de pedir uma salada da próxima vez que você for comer fora. Você sabia que uma salada de restaurante com um molho pode chegar a ter 1000 calorias? Ela se une à lista de alimentos que podem te fazer engordar e fazer o ponteiro da balança subir. E pessoas que as experimentaram, tiveram uma experiência ruim…

Como pode ser enganador

A parte ruim é que as pessoas olham para a salada com uma aprovação automática. Eles apenas pensam que qualquer coisa conectada a uma salada tem que ser saudável e pedem tudo. Isso é errado; frango frito, queijo e castanhas são ruins e evitáveis.

Comer uma salada assim é especialmente prejudicial para aqueles com hipertensão. Ingredientes salgados contêm altos níveis de sódio. Ao invés disso, tente alface fresca, brócolis, feijão, pimentas e batata doce. Molho demais é ruim, tente colocar apenas uma colher de sopa em uma tigela grande.

O que torna uma salada saudável? Salada engorda ou emagrece?

Para conseguir queimar gordura, é preciso entender como o processo funciona. Uma salada típica saudável é uma que tem pelo menos 60 por cento de vegetais crus e coloridos, 30 por cento de proteínas e 10 por cento de castanhas e sementes, diz Helga.

No que diz respeito a calorias, uma pessoa deve esperar que uma salada normal contenha alface, tomate, cenoura, feijão, brócolis e pepino. Isso deve somar cerca de 50 a 100 calorias, dependendo da quantidade. Se você adiciona duas colheres de sopa de gordura de alguma coisa como azeite de oliva, isso soma entre 150 e 180 calorias, e um peito de frango adiciona cerca de 200 calorias. Então podemos dizer que uma boa salada contém cerca de 400 calorias aproximadamente.

Mas não é a quantidade total de calorias que importa, mas do que você está tirando essas calorias, já que algumas calorias não são armazenadas como gordura no corpo, mas são usadas como energia para outras funções. Como acontece em muitos casos, a salada engorda em uma determinada situação (como quando está com molhos exagerados), mas a salada emagrece quando tem apenas alimentos saudáveis e não exagera em nada.

Com a salada certa, você irá diminuir o apetite naturalmente. Você apenas precisa se preocupar quando as calorias na sua salada vêm de molhos cremosos ao invés de carnes ou castanhas.

Você precisa se certificar de que sua salada tem um bom equilíbrio de carboidratos, proteínas e gordura. Sendo assim, consiga a proteína na sua salada com frango grelhado, frango, ovos cozidos, feijão ou quinoa; carboidratos de arroz, macarrão integral ou batatas; e gorduras de óleos como o azeite de oliva.

“Sins” e “Nãos” saudáveis da salada

Aqui estão algumas ótimas ideias para saladas rápidas e fáceis.

Sim:

  • Encha seu prato de salada de verduras. Alfaces como a iceberg e romana, espinafre e folhas verdes escuras similares são cheias de nutrientes.
  • Escolha uma proteína magra, saudável e sem molho. Algumas saladas são cheias de ovos, frango e presunto. Idealmente, apenas uma dessas proteínas deve estar na sua salada.
  • Escolha três vegetais coloridos e sem amido, como cenoura, pimentas vermelhas e brócolis.
  • Inclua alguns carboidratos saudáveis na sua salada, como quinoa, arroz integral e batata doce. Mesmo com carboidratos, a salada só engorda se houver exagero. No geral, a salada emagrece.
  • Inclua algumas gorduras saudáveis como abacate, ovos, castanhas e sementes.

Não:

  • Não compre saladas de restaurantes onde elas ficam armazenadas por muito tempo; elas não terão nenhum valor nutritivo.
  • Não adicione muitas coisas como croutons, castanhas e sementes de girassol. Se você quer adicionar algo crocante à sua salada, quebre um pacote de bolacha água e sal ou um pequeno talo de gergelim – eles têm apenas 25 calorias cada.
  • Não adicione muito molho. Coloque apenas 1 colher de sopa, ou até 2 colheres se for um molho com pouca gordura.

Qual tipo de salada você prefere? Quais os melhores acompanhamentos, na sua opinião? Comente abaixo.

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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1 comentário em “Salada Engorda ou Sempre Emagrece?”

  1. Por favor me corrija se eu estiver errado em minha salada eu encho a panela com meia beterraba meia cenoura meio pimentão um tomate grande cebola tudo ralado bastante pimenta malagueta duas colheres de sopa de azeite e duas colheres de sopa de vinagre balsâmico aí coloco três colheres de feijão e três de arroz e depois como tudo em uma panela estou certo que Deus abençoe a todos vocês em nome do Sr Jesus Cristo