O Ozempic se tornou uma febre para quem quer perder peso rapidamente, no entanto, muitas podem ser as consequências de tomar o medicamento indicado para diabetes tipo 2 e obesidade.
Além da cabeça de Ozempic, dedos de Ozempic e até mesmo bumbum de Ozempic, acredita-se que o novo efeito colateral associado ao remédio atinge os seios.
Alguns internautas notaram que pessoas que usam o medicamento para emagrecer estão ficando com “seios de Ozempic”, termo usado para apontar a flacidez do local. O problema se dá devido ao emagrecimento acelerado.
O médico norte-americano Walter Joseph postou um vídeo em seu Instagram explicando a condição e o que pode causar esse efeito colateral. Ao contrário da cabeça, que ficaria maior e desproporcional ao resto do corpo após a perda de peso, os seios tendem a ficar murchos.
“Se perdeu muito peso em um curto espaço de tempo, com qualquer um dos medicamentos injetáveis para perda de peso, como Ozempic, Wegovy ou Mounjaro, deve ter notado que os seios começaram a ‘murchar'”, disse o profissional.
Joseph apontou o motivo que faz com que isso aconteça: “A perda significativa e rápida de peso não permite que a pele tenha tempo suficiente para recuperar, recuar e escolher”.
O Ozempic é composto por semaglutida, substância que causa saciedade, controla os níveis de glicose no sangue e estimula a produção de insulina. Ultimamente, famosos e anônimos vêm apelando para o medicamento, já que ele promove um rápido emagrecimento.
Dados da Associação Paulista de Medicina dizem que outros efeitos colaterais do medicamento são náuseas, diarreia e vômito. Quem utiliza o Ozempic também pode ter dificuldade para se alimentar, dor de cabeça, desidratação e até problemas mais graves, como pedra na vesícula, devido à rápida perda de peso.
Efeitos psicológicos
Um estudo recente apontou que um número de pacientes também sentiu os efeitos do medicamento no psicológico. Pessoas que usam Ozempic alegaram que o remédio causa ansiedade, depressão e ideação suicida, até mesmo após interromper as aplicações.
Isso acontece porque os medicamentos usados como emagrecedores têm impacto nos níveis de dopamina, responsável por uma série de funções, como o impulso emocional e físico por comida.
A dopamina também afeta os sentimentos de prazer, recompensa, movimento e motivação. Por outro lado, os medicamentos causaram uma redução no desejo por drogas, sexo e álcool.