Ozempic: 13 efeitos colaterais frequentemente relatados por usuários

publicado em

Ozempic, também conhecido pelo seu princípio ativo, semaglutida, recentemente ganhou destaque nas redes sociais por seus alegados benefícios no emagrecimento. Todavia, a principal indicação desse medicamento é o tratamento do diabetes tipo 2. A plataforma TikTok tornou-se uma fonte repleta de relatos dos usuários sobre as consequências experimentadas após iniciar seu uso.

A maioria dos relatos é consistente em mencionar efeitos colaterais como enjoos e tontura. Muitos afirmam sentir náuseas tão intensas que a simples ação de beber água ou ingerir um alimento torna-se um desafio. Essa característica do medicamento pode estar associada ao motivo pelo qual algumas pessoas acreditam que ele auxilia na perda de peso. 

Mulher com enjoo
Muitos relatam enjoos tão fortes que até beber água é difícil

Contudo, não é apenas o emagrecimento que chama atenção: há também menções sobre o surgimento de mau hálito, com explicações que relacionam esse sintoma à ausência de alimentos no sistema, possivelmente provocando um gosto amargo na boca.

A constipação também surge como uma preocupação entre as mulheres. Alguns relatos indicam que, para combater esse sintoma, foi necessário incorporar alimentos ricos em fibras, como mamão, na dieta diária. Em paralelo, a queda de cabelo foi outra manifestação mencionada por usuários. Uma delas destacou que, mesmo após consultar um dermatologista e começar a usar produtos específicos, a queda capilar persistia de forma acentuada.

Apesar dessas queixas, a lista de possíveis efeitos secundários não termina aqui. O Ozempic tem potencial para desencadear problemas no trato gastrointestinal, cefaleia, sensação de fraqueza, hipoglicemia, inflamação do pâncreas, retinopatia diabética e até reações alérgicas.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas o que os especialistas dizem sobre o uso contínuo desse medicamento? De acordo com uma pesquisa divulgada na revista Acta Pharmaceutica Sinica B, a semaglutida, quando usada de forma prolongada, pode contribuir para o aumento do volume do intestino delgado, levando à obstrução do mesmo. 

Mulher aplicando Ozempic
Uso longo de semaglutida pode obstruir o intestino

O cenário torna-se ainda mais preocupante quando se considera a automedicação: doses elevadas ou mal administradas podem levar a uma perda de peso rápida demais. Além de desencadear a chamada “rosto de Ozempic”, isso pode resultar em complicações mais graves, como desnutrição e desidratação.

O Ozempic, apesar de sua popularidade recente nas redes sociais, apresenta uma série de riscos e efeitos secundários que merecem atenção. É imprescindível que qualquer decisão sobre o uso deste medicamento seja baseada em orientação médica especializada e não em relatos não validados na internet. A saúde e o bem-estar devem ser sempre priorizados em busca de uma vida equilibrada e saudável.

Você já conhecia esses efeitos colaterais do Ozempic? Você usa esse medicamento? Já viu algum relato sobre ele nas redes sociais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário