Sensação de cabeça pesada – O que pode ser e o que fazer

publicado em

A sensação de cabeça pesada pode acabar com o seu dia. Saiba então o que pode ser e o que fazer para aliviar esse desconforto.

Existem vários tipos de dor de cabeça e uma delas envolve a sensação de estar com a cabeça pesada. É como se houvesse uma faixa pressionando a cabeça. Algumas pessoas também relatam dificuldade em manter a cabeça erguida devido à sensação de peso.

Muitas vezes, a dor de cabeça ao acordar causa essa sensação de cabeça pesada. Nesses casos, a condição pode estar relacionada a distúrbios do sono.

Confira abaixo as possíveis causas por trás dessa sensação desagradável.

O que pode ser

cabeça pesada

A sensação de cabeça pesada é bastante comum e geralmente está relacionada ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou a uma noite mal dormida.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas também é possível que se trate de um problema no ouvido ou signifique que você precisa usar óculos – principalmente se a dor de cabeça vem acompanhada de sintomas como tontura e mal estar. As principais causas desse peso na cabeça são:

Tensão muscular

A tensão muscular pode ter várias causas, como por exemplo:

  • Lesão na cabeça;
  • Contato físico durante uma atividade esportiva;
  • Esforço excessivo do pescoço;
  • Levantamento de peso.

Independente da causa, os músculos tensos no pescoço podem causar dor e sensação de peso na cabeça.

Ansiedade

É comum que pessoas ansiosas sintam dor de cabeça. Isso acontece porque todo o estresse e a tensão muscular gerados pela ansiedade aumentam as chances de cefaléia tensional.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, quem sofre de ansiedade pode ter dores de cabeça que geram a sensação de pressão em volta da cabeça.

Enxaqueca

A sensação de cabeça pesada também pode ser um sinal de enxaqueca. Geralmente, quem tem crises de enxaqueca também sente sintomas como, por exemplo:

  • Rigidez no pescoço;
  • Torcicolo;
  • Sensibilidade à luz e ao som;
  • Fadiga;
  • Náuseas e vômitos.

Sinusite

Segundo um estudo de 2003 da revista JAMA Internal Medicine, muita gente descreve os sintomas da sinusite como uma sensação de cabeça pesada.

De fato, a sinusite costuma causar dor e pressão na face e na cabeça. Além disso, é possível notar outros sintomas como congestão nasal e outros sinais parecidos com os de um resfriado.

Má postura

A postura inadequada durante o dia pode sobrecarregar certos músculos. Como resultado, você pode sentir muitas dores no fim do dia – que pode ser a dor nas costas, a dor no pescoço e a dor de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, problemas com a postura são muito comuns em quem fica muito tempo na mesma posição. Por isso, tente fazer pausas durante o trabalho para se alongar e mudar de posição, mesmo que seja por poucos minutos. Além disso, confira algumas dicas para melhorar a postura!

Outras causas

Também é possível sentir a cabeça mais pesada do que o normal em episódios de hipoglicemia ou de pressão baixa.

Além disso, vale a pena fazer um check up no oftalmologista para saber se você precisa usar óculos, já que muitas vezes a dificuldade de enxergar causa dor de cabeça frequente.

Outra causa possível é uma infecção no ouvido. Nesse caso, a dor no ouvido pode irradiar para a mandíbula e também para a cabeça.

Se você estiver usando um remédio novo, este também pode ser um efeito colateral. Assim, converse com o seu médico caso você suspeite que um medicamento está te causando a dor de cabeça.

  Continua Depois da Publicidade  

Por fim, não deixe de conferir se você está descansando, se alimentando e bebendo água o suficiente todos os dias. Isso porque condições como anemia, desidratação, fadiga e desnutrição podem causar sintomas físicos como a sensação de cabeça pesada.

O que fazer

Quando a sensação de cabeça pesada é frequente, é importante consultar um clínico geral ou um neurologista.

Assim, se você tiver enxaqueca crônica, o neurologista será capaz de indicar o tratamento certo para a enxaqueca. 

Por outro lado, se você também tem sintomas de alergia como nariz escorrendo e olhos lacrimejantes, pode ser que você tenha rinite ou sinusite. Dessa forma, é importante tratar a alergia com antialérgicos ou anti-inflamatórios prescritos.

Aproveite e confira também quais são os sintomas e como tratar a rinite alérgica e como aliviar a dor de ouvido que também deixa a sua cabeça pesada.

No entanto, na maioria das vezes, a sensação de cabeça pesada é mais fácil de tratar – já que a principal causa é a tensão nos músculos.

Por isso, as seguintes dicas para melhorar a saúde, cuidar melhor da postura e relaxar os músculos podem te ajudar:

  1. Praticar a higiene do sono para dormir melhor;
  2. Ter uma alimentação balanceada;
  3. Beber bastante água;
  4. Fazer massagens na região do pescoço para aliviar a tensão;
  5. Praticar exercícios físicos e alongamentos diários;
  6. Aplicar uma compressa de gelo quando sentir dor ou desconforto na nuca ou na cabeça;
  7. Aprender a lidar melhor com o estresse e ansiedade;
  8. Tomar um banho relaxante.

Se as medidas acima não forem suficientes para melhorar a sensação de cabeça pesada, é importante consultar um médico. 

Além disso, se você notar sintomas adicionais como náusea, tontura, febre ou falta de ar, não deixe de buscar atendimento médico para checar se está tudo bem.

Vídeo

Por fim, se você tem dor de cabeça com frequência, veja o que pode ser no vídeo abaixo da nossa nutricionista:

Fontes e referências adicionais

Você já teve a sensação de peso na cabeça? O que fez para aliviar o desconforto? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Haroldo Vieira Junior

Dr. Haroldo Vieira de Moraes Junior é Oftalmologista - CRM 380377 RJ. Formou-se em Medicina pela UFRJ em 1981. Em seguida concluiu Mestrado em Oftalmologia pela UFRJ em 1986 e Doutorado em Oftalmologia pela UFRJ em 1994. Pós-Doutorado no National Eye Institute do National Institutes of Health (NIH/NEI) durante 1998/1999 e Livre Docente em Oftalmologia pela UNIFESP (2001), atualmente é Professor Titular de Oftalmologia da UFRJ. Para mais informações, entre em contato com ele.

Deixe um comentário