Shilajit – Benefícios e efeitos colaterais

Especialista da área:
atualizado em 03/02/2021

Conheça o Shilajit e saiba quais são os seus benefícios, para que serve, como tomar e quais são seus efeitos colaterais.

  Continua Depois da Publicidade  

O Shilajit é uma substância natural que oferece diversos benefícios à saúde. A sua combinação de minerais orgânicos, ácidos húmicos e fúlvicos, aminoácidos, carbono-60, antioxidantes à base de plantas e muitos outros ácidos orgânicos o diferencia de qualquer outro suplemento de minerais.

Há muito tempo, ele é utilizado na medicina Ayurveda como um rejuvenescedor natural, antioxidante, adaptógeno e afrodisíaco.

O que é o Shilajit

Shilajit é o resultado de um longo processo de decomposição de matérias vegetais e minerais, rico em nutrientes, que se desenvolve ao longo dos séculos a partir da lenta decomposição das plantas, principalmente do Himalaia.

Trata-se de uma substância pegajosa e preta, proveniente de rochas em altas cadeias de montanhas que era tradicionalmente originado na Índia e no Tibete, embora agora seja encontrado em muitos outros países.

Componentes bioativos

O shilajit é feito de hummus (60 – 80%) e materiais orgânicos de plantas que foram comprimidos por camadas de rochas ao longo do tempo.

As temperaturas mais quentes no verão derretem o shilajit, fazendo com que ele escorra pelas rachaduras das rochas.

O suplemento é composto por:

  • Ácido fúlvico, o seu principal ingrediente ativo;
  • Mais de 84 tipos de minerais, incluindo os minerais mais essenciais;
  • Ácido húmico (e ácidos urônicos).
  • Alguns lipídios;
  • Glicosídeos fenólicos;
  • Outros metabólitos vegetais e microbianos;
  • Pequenos peptídeos e aminoácidos.

Os cientistas levantam a hipótese de que o ácido fúlvico atua como uma molécula transportadora no corpo, ajudando a transportar nutrientes para os tecidos profundos e a remover toxinas arraigadas.

De acordo com essa teoria, os compostos bioativos desta substância amplificam os benefícios e a biodisponibilidade de outras ervas. No entanto, as evidências ainda são insuficientes.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do Shilajit

Veja quais são os benefícios do shilajit e para que serve este produto natural.

1. Baixo nível de testosterona

A testosterona é um hormônio sexual masculino primário, mas alguns homens têm um nível mais baixo do que outros e sofrem de testosterona baixa.

Em um estudo clínico com voluntários do sexo masculino entre 45 e 55 anos, os participantes que receberam shilajit purificado apresentaram um nível significativamente maior de testosterona em comparação com o grupo que recebeu placebo.

2. Melhora a fertilidade masculina

Estudos também mostraram que o shilajit pode aumentar a fertilidade masculina.

Em um estudo, quase metade dos homens que completaram o tratamento com a substância mostraram um aumento na contagem total de espermatozoides e na motilidade espermática.

3. Bom para o envelhecimento

Um estudo observou que o ácido fúlvico, um dos principais compostos do shilajit, atua como um composto antioxidante e anti-inflamatório.

Por isso, o Shilajit pode ajudar a reduzir os radicais livres e os danos celulares no corpo, que são dois fatores-chave no envelhecimento. Com isso, o uso regular de shilajit pode contribuir para a longevidade, um processo de envelhecimento mais lento e uma saúde geral melhor.

4. Bom para o cérebro e doença de Alzheimer

Seus inúmeros compostos podem ser benéficos para a função cerebral e até auxiliar no tratamento da doença de Alzheimer.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo publicado no International Journal of Alzheimer’s Disease observou que o shilajit é tradicionalmente usado para longevidade e para retardar o envelhecimento e seus compostos podem ajudar a controlar distúrbios cognitivos, como o Alzheimer.

Alguns pesquisadores acreditam que o shilajit pode impedir ou retardar a progressão desta doença devido ao antioxidante ácido fúlvico, que contribui para a saúde cognitiva impedindo o acúmulo de proteína tau, que pode desencadear danos às células cerebrais.

5. Bom para a saúde do coração

Uma pesquisa testou o desempenho cardíaco do shilajit em ratos de laboratório e constatou que aqueles que o receberam antes da lesão cardíaca apresentaram menos lesões.

É importante notar que o shilajit pode reduzir a pressão arterial em alguns casos e não deve ser tomado por quem tem um problema cardíaco ativo.

6. Benéfico no combate à anemia

A anemia que é causada devido a deficiência de ferro pode ser o resultado de uma dieta pobre em ferro, perda de sangue ou incapacidade de absorver ferro.

Os suplementos de shilajit podem aumentar gradualmente os níveis de ferro no sangue, segundo um estudo.

7. Pode ajudar na luta contra o câncer de fígado

Um estudo descobriu que essa substância natural ajudou a forçar a destruição de células cancerígenas no fígado e também impediu a multiplicação dessas células cancerígenas.

Os pesquisadores observaram que seus resultados mostram que o shilajit tem um efeito anticâncer, mas mais estudos são necessários.

8. Benéfico como antiviral

A grande variedade de minerais e compostos encontrados no shilajit também pode ajudar a combater alguns vírus.

Um estudo observou que o shilajit poderia combater e matar muitos vírus diferentes em ambientes isolados, incluindo alguns vírus do herpes. Embora pareça eficaz, mais estudos são necessários.

9. Tratamento para obesidade

Um estudo publicado no Journal of Medicinal Food observou que pessoas obesas que tomavam um suplemento oral de shilajit purificado responderam melhor ao exercício do que aquelas que não o fizeram.

Os pesquisadores observaram que o shilajit parecia ativar genes no corpo que ajudavam os músculos esqueléticos a se adaptarem rapidamente ao novo treino. Isso pode significar menos fadiga e mais força ao longo do tempo.

Efeitos colaterais e cuidados

Suplementos

Devido à falta de pesquisas, pouco se sabe sobre a segurança e efeitos colaterais do uso a longo prazo ou regular de shilajit.

No entanto, existe alguma preocupação de que o shilajit possa aumentar a produção de ácido úrico e, por sua vez, exacerbar condições como a gota.

Essa substância também pode aumentar os níveis de ferro, portanto, pessoas com condições como excesso de ferro no sangue devem evitá-lo.

Ela também pode alterar os níveis hormonais do corpo. Em um estudo publicado em 2016, por exemplo, constatou-se que suplementos de shilajit tomados duas vezes ao dia por 90 dias aumentaram os níveis de testosterona total do corpo, testosterona livre e DHEA-S.

Consumir shilajit cru ou não processado não é recomendado.

Mulheres grávidas, que amamentam ou crianças não devem tomar a substância de nenhuma forma.

Dosagem

Não há evidências científicas suficientes para determinar uma dose padrão ou apropriada do suplemento. A dose certa para você pode depender da sua idade, do seu estado atual de saúde e do benefício desejado.

Converse com seu médico para obter aconselhamento personalizado sobre o uso deste ou de qualquer outro suplemento dietético.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia o suplemento de Shilajit? Pretende experimentar e aproveitar algum dos benefícios? Comente então abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Shilajit – Benefícios e efeitos colaterais”

  1. …boa noite…minha mãe com 92 anos está alternando confusão mental…o que seria bom para ela???
    Podem me dar uma dica…desde já meu muito obrigado.

    Responder