7 Segredos da Ayurveda para a Perda de Peso

O desejo da maioria das pessoas é ter um corpo saudável e em forma. Mas atingir isso pode ser muito mais difícil do que o previsto.

Há, porém, um sistema de bem-estar muito antigo e confiável, de mais de 5000 anos, que o ajudará a alcançar o seu objetivo de estar em forma e saudável, conhecido como Ayurveda.

Aqui estão 7 segredos da Ayurveda para te ajudar a perder peso.

1. O período ideal de sono é entre 22:00 e 06:00

Deve ser dito que os nossos antepassados estavam sempre em harmonia com a Terra. Eles acordavam quando o sol nascia e tinham suas horas de sono após o sol se por. É aconselhável dormir às 22h e acordar às 6h para se manter saudável, permitindo que seu corpo possa rejuvenescer-se enquanto descansa.

2. Exercitar-se regularmente

Enquanto você estiver acordado, é importante se exercitar de 45 a 60 minutos, pois ao fazê-lo você vai perder peso e manter-se saudável e em forma. Você deve alternar entre exercícios intensos e exercícios mais leves.

3. Evitar alimentos refinados e processados

Você precisa evitar comer alimentos pouco saudáveis. Alimentos processados e refinados vão aumentar sua ingestão de calorias, além de subir os níveis de açúcar no sangue e os de colesterol.

Estes alimentos são difíceis de digerir e causam inúmeros problemas de saúde como o ganho de peso excessivo, diabetes e até câncer.

4. Tente consumir alimentos que incluem todos os 6 gostos em cada refeição

A Ayurveda reconhece seis grupos de sabores e indica o consumo regular de todos esses grupos a cada refeição.

Além disso, recomenda-se uma sequência para ingestão dos alimentos em suas refeições. Essas prioridades podem ser seguidas para proporcionar um melhor processo digestivo e uma queima de gorduras mais eficiente.

Os 6 gostos ou grupos são estes:

  • Doces: importantes para a obtenção de energia e construção de músculos. Mel, açúcar, leite, massas, arroz, entre outros.
  • Ácidos: ajudam a limpar o corpo de toxinas incluem creme de leite, frutas cítricas como limão e laranja, vinagre e iogurte.
  • Salgados: são importantes para a digestão, bem como para a absorção de nutrientes. Peixes, sal marinho e legumes.
  • Pungentes (temperos fortes): ajudam a estimular o seu metabolismo e incluem especiarias como gengibre, pimenta, cebola, cravo e sementes de mostarda.
  • Amargos: ajudam a desintoxicar o corpo. Compreendem cacau, vegetais folhosos escuros e café.
  • Adstringentes: ajudar a reduzir o calor do corpo e aliviar a inflamação. Eles incluem lentilhas, feijão, uvas, romã, chá verde e grão de bico.

5. Sempre coma a sua maior refeição no meio do dia

Se você quer perder peso, então você precisa comer pequenas refeições ao longo do dia. No entanto, se você tem que comer uma grande refeição, certifique-se de comê-la ao meio-dia, quando seu corpo ainda está ativo e a comida é capaz de ser digerida corretamente. Nunca comer uma grande refeição no final da noite, já que este é um momento em que seu corpo está menos ativo e você não vai digerir uma refeição pesada corretamente.

6. Você deve tentar beber um pouco de água quente durante o dia

Em Ayurveda, a água quente é referida como um elixir da saúde e ajuda a dissolver as toxinas acumuladas no corpo devido a causas internas e externas, como estresse, raiva, exposição a pesticidas, poluição e consumo de alimentos processados. A água quente ajuda a derreter estas toxinas que se acumulam em seu corpo.

7. Envolver-se na meditação

Acredita-se que quando você está altamente estressado, você libera hormônios que tornam difícil a perda de peso. É importante que, se você quer perder peso, se envolva em 20 minutos de meditação diária para aliviar o estresse e ajudar a perder peso. Basta sentar-se calmamente, relaxar o seu corpo e tentar concentrar-se na sua respiração. Você deve acalmar sua mente, e fazendo assim seu corpo vai se livrar do estresse e você vai estar mais apto a perder peso.

Você já tinha ouvido falar da Ayurveda? O que achou dessas dicas para perder peso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,83 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*