Especialista da Área:

Sua Comida Pode Ter 6 Vezes Mais Sal do que Você Pensa

🕐 30/01/2020

Quanto sal você acha que tinha no seu almoço de hoje? Seja qual for sua suposição, as chances de que você tenha errado são grandes.

Em um novo estudo, publicado na revista Appetite, os pesquisadores passaram em restaurantes de fast-food e pediram às pessoas para adivinharem quanto de sódio elas estavam comendo. Suas respostas foram quase sempre 6 vezes mais baixas que o real valor.

Isso acontece porque as pessoas não tendem a usar muito sal para temperar suas refeições cozinhadas em casa, mas os restaurantes usam muito mais do que isso para melhorar o sabor de suas refeições. O sal também é usado em aditivos alimentares e como conservante para prolongar a validade dos alimentos, de modo que mesmo os que não sejam salgados, como os doces, rosquinhas e pães, podem ter muito sal adicionado.

Como resultado, 89% dos americanos comem muito sal. Os órgãos de saúde pública recomendam que não se deve consumir mais de 2.300 miligramas de sódio por dia (cerca de uma colher de chá), mas o americano médio consome cerca de 3.600 mg por dia.

Comer muito sal faz com que o corpo retenha mais líquidos, o que aumenta a pressão arterial e pode afetar o coração, os vasos sanguíneos, cérebro e rins. O consumo excessivo de sódio pode levar à hipertensão, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, de acordo com o Harvard T.H. Chan School of Public Health.

Para testar o conhecimento sobre sódio dos consumidores do mundo real, os pesquisadores visitaram vários restaurantes de fast-food – McDonald’s, Burger King, Subway, KFC e Dunkin ‘Donuts – e entrevistaram adolescentes e adultos sobre o seu consumo de sódio. Quando as pessoas se aproximavam da entrada do estabelecimento, os pesquisadores pediam que elas guardassem suas notas fiscais; quando elas iam embora, eles pediam que estimassem a quantidade de sódio que haviam acabado de comer.

Os adultos comiam cerca de 1.300 mg de sódio em um único lanche de fast-food, que é mais da metade do limite recomendado por dia. No entanto, a média das estimativas que os consumidores davam foi de apenas 200 mg, diz a autora do estudo Alyssa Moran, uma nutricionista e doutoranda na Harvard School of Public Health. Ou seja, eles erravam na conta por cerca de 650%.

Isso quando eles se aventuravam a pelo menos arriscar um palpite. “25% das pessoas das quais nos aproximamos não tinham absolutamente nenhuma idéia sobre a quantidade de sódio em sua refeição, e nem forneciam uma estimativa”, diz Moran.

Você acha que acertaria a quantidade de sódio que contém em sua refeição, ou erraria como a maioria dos entrevistados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário