Hábito de comer fora pode reduzir sua expectativa de vida

Especialista da área:
atualizado em 29/04/2021

A alimentação é, com certeza, um dos principais fatores relacionados à nossa qualidade de vida. Sendo assim, cuidar da sua alimentação é essencial para que você tenha uma vida longa e saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

Os cientistas e especialistas já conhecem alguns hábitos que você deve manter para ter uma boa alimentação e uma vida saudável. Por outro lado, existem alguns hábitos alimentares que podem diminuir a sua expectativa de vida.

De acordo com um novo estudo americano, comer fora constantemente pode reduzir a sua qualidade e expectativa de vida.

Comer fora pode prejudicar sua saúde, alerta estudo

comer fora

Um novo estudo publicado recentemente no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics contém algumas notícias preocupantes para quem adora pedir comida ou comer fora de casa.

De acordo com a pesquisa, o consumo frequente de refeições em restaurantes ou de delivery está fortemente relacionado à morte prematura.

Conforme os pesquisadores, o estudo analisou 15 anos de comportamento alimentar entre mais de 35 mil adultos com 20 anos ou mais.

Como resultado, aqueles que faziam duas refeições ou mais em restaurantes todos os dias tinham 49% mais chances de morrer por qualquer causa. Além disso, estas pessoas apresentaram um risco 65% maior de morrer de câncer.

Ao longo da pesquisa, 2.781 dos entrevistados morreram. Destas mortes, 511 foram por doenças cardíacas e 638 por câncer.

Este é um dos primeiros estudos a quantificar a associação entre comer fora e mortalidade, conforme explica Wei Bao, MD, PhD, professor da Universidade de Iowa, no lançamento oficial do estudo.

Para o pesquisador, esta nova pesquisa está alinhada com outros estudos e comprova as consequências adversas de comer fora para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Do mesmo modo, Bao acredita que a pesquisa informa futuras diretrizes para recomendar a redução do consumo de refeições preparadas fora de casa.

Por que comer fora pode não ser a saída mais saudável

Existem diversos motivos pelos quais comer fora pode se tornar uma opção arriscada.

Primeiramente, as porções dos restaurantes podem ser maiores do que a quantidade de comida que você prepara em casa. Isso acontece porque geralmente os restaurantes colocam uma maior quantidade de comida no prato, e você acaba consumindo mais do que o necessário.

Da mesma forma, a comida de restaurantes é mais gordurosa, principalmente em fast foods. Isso porque normalmente estes locais adicionam mais óleo na hora de cozinhar, ou utilizam gorduras ruins no preparo.

Além disso, estes restaurantes muitas vezes não são honestos na hora de fazer propaganda ou distribuir seus produtos, já que muitas vezes os termos “fit“, “light” e “pouco calórico” na verdade não correspondem ao alimento sendo oferecido.

E por fim, é fato que os restaurantes e a indústria de alimentos dominaram a arte de enganar o centro do prazer em nosso cérebro, combinando a quantidade certa de sal, gordura e açúcar. De acordo com os especialistas, isso pode ter um efeito negativo em como você sente o que o seu corpo precisa, e acabar cedendo a tentações.

Dicas para você comer fora em segurança

Como vimos, comer fora pode ter os seus problemas. Apesar disso, com a nossa vida corrida, pode ser difícil cozinhar em casa todos os dias. Deste modo, é importante você aprender a fazer escolhas sábias na hora de comer fora, principalmente em época de pandemia.

Primeiramente, procure conhecer o cardápio e o local. É importante ter confiança e saber se você está comendo em um local limpo e com alimentos saudáveis. Faça perguntas, sempre que precisar. Isso vai ajudar você a conhecer melhor o local e saber exatamente o que está comendo.

  Continua Depois da Publicidade  

Da mesma maneira, faça escolhas saudáveis. Por exemplo, opte por alimentos com gorduras saudáveis, como azeite, abacate, nozes e sementes (linhaça, gergelim, abóbora por exemplo).

Além disso, opções grelhadas ou cozidas ao vapor são preparadas de maneira mais saudável e podem ser uma boa pedida.

Opte também por frutas e legumes. Carnes magras, como peru, frango ou peixe também podem tornar a sua alimentação no restaurante mais saudável.

Com estes cuidados, com certeza a sua ida ao restaurante será bem mais saudável e você poderá aproveitar sua refeição da melhor maneira.

Você costuma comer fora? Encontra boas opções saudáveis? Conte para gente a sua experiência com restaurantes!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário